• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre a Guerra de Troia

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      11/06/19 às 17h14

Segundo os estudiosos, Troia, ou Ílion como era conhecida na época, existiu por volta de 1250 a.C, quando foi devastada pelos gregos. A Guerra de Troia foi um conflito bélico entre os aqueus, que eram um dos povos antigos que viviam na Grécia Antiga, e os troianos. Essa guerra durou cerca de 10 anos e aconteceu entre 1300 e 1200 a.C.

O motivo que teria levado a isso não foi completamente descoberto. Alguns historiadores afirmam que a Guerra de Troia ocorreu pelo interesse nos tesouros do rei, mas supõe-se que a cobrança de tributos aos barcos, que vinham em direção à Grécia, também pode ter sido uma das causas. Falamos aqui algumas curiosidades sobre esse conflito.

1 - Causas

O conflito entre os gregos e troianos começou por causa do rapto da princesa Helena de Troia, que era esposa do rei Menelau. Quem a raptou foi Páris, filho do rei Príamo de Troia. Isso aconteceu quando o príncipe troiano foi à Esparta, em uma missão diplomática, e se apaixonou por Helena. Esse sequestro deixou Menelau enfurecido e fez com que ele organizasse um poderoso exército.

2 - Guerra

O mar egeu foi usado como rota e mais de mil navios foram enviados para Troia. E o cerco grego à Troia durou aproximadamente 10 anos. No total, com o conflito, foram mortos inúmeros soldados. E entre eles, estavam os dois heróis gregos, Heitor e Aquiles. Este último é conhecido por ter sido morto depois de ser atingido em seu ponto fraco.

3 - Registros

Os mais antigos registros literários sobre esse conflito são Odisseia e Ilíada, poemas épicos do poeta Homero. O nome de Ilíada vem de Ília, que era outro nome para Troia. Várias são as controvérsias a respeito da existência ou não de Homero. E vários historiadores têm a certeza de que eles não passaram de figuras fictícias.

4 - Lenda

Como em Ilíada existe mais mitologia do que fatos reais, acreditava-se que a Guerra de Troia não passasse de uma lenda. Mas depois da descoberta das ruínas da cidade, no século XIX, e das evidências arqueológicas de que a cidade foi fortificada cerca de 1.200 a.C., os historiadores tiveram que reconsiderar. E então, começaram a ver que o conflito entre os gregos e troianos realmente aconteceu.

5 - Término

Essa guerra terminou depois do plano elaborado por Odisseu, um guerreiro grego. Ele quis presentear os troianos com um grande cavalo de madeira. E para seus inimigos, foi dito que eles estavam desistindo da guerra e que o cavalo era um presente de paz. Mas depois de uma noite de comemoração, os troianos foram dormir exaustos. Foi exatamente nesse momento, que vários guerreiros gregos saíram de dentro do enorme cavalo de madeira. Os gregos abriram as portas de Troia para que ela fosse totalmente destruída.

6 - Pós guerra

Depois que a guerra acabou e Troia foi destruída, os gregos voltaram para casa imediatamente. Inclusive, Menelau e Helena também voltaram para Esparta. Quem não voltou imediatamente foi Odisseu, que demorou 10 anos para voltar. E essa volta dele é narrada em Odisseia.

7 - Ruínas

As ruínas de Troia foram descobertas no século XIX, pelo arqueólogo Heinrich Schliemann. O fato interessante é que, quando foram descobertas, não foi apenas uma Troia que se descobriu, mas nove. Cada uma foi erguida em cima da anterior.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+