• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

O que é o 'gene do guerreiro'?

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      28/08/18 às 16h15

O nosso corpo tem milhares de genes e esses influenciam de várias formas nosso aspecto físico e até o psicológico. Entre esses genes, um destaca-as de forma significativa pelos efeitos que causa. Uma variante de DNA pode ser a responsável por comportamentos agressivos nas pessoas. O chamado "Gene do Guerreiro" foi apontando em diversos estudos como o principal influenciador de garotos que ingressam em gangues e se tornam os membros mais violentos e mais propensos a usar armas para fazer o mal.

Segundo uma pesquisa publicada no site LiveScience, pesquisadores da Universidade do Estado da Flórida, Estados Unidos, foi observada uma tendência ao estudar o DNA de 2 500 adolescentes americanos. Naqueles que se tornaram membros de gangues, os estudiosos encontraram uma presença significativamente maior da baixa atividade do gene MAOA. Esse é um gene que age na modulação de neurotransmissores, os mensageiros químicos do cérebro, como a serotonina e a dopamina. O nome dado ao gene causou polêmica quando foi ligado às características guerreiras dos maoris. Essa foi uma etnia nativa da Nova Zelândia, conhecida por apresentar resistência contra os invasores europeus.

Estudos no Reino Unido

Como afirmado, o Gene do Guerreiro pode gerar respostas agressivas contra demais provocações. Isso foi afirmado em um estudo co-liderado pela professora de ciência política da Universidade de Brown, no Reino Unido, Rose McDermott. Durante os experimentos, as pessoas tiveram a oportunidade de causar dor física em alguma outra que foi acusada de roubar dinheiro delas. Essa dor seria provocada de forma cruel, utilizando molhos extremamente picantes.

Os estudos até o momento mostram uma correlação entre baixos níveis de gene e a agressividade. O gene do guerreiro está ligado ao MAOA, e a maioria das populações que guerreavam no passado possuíam os mais baixos níveis do mesmo. Os estudos serviram para comprovar, socialmente, que as pessoas com essa característica genética tendem a responder provocações de forma agressiva e muitas vezes sem pensar nas consequências. As pesquisas continuam para determinar se o ambiente influencia a violência mais facilmente entre as pessoas com o gene do guerreiro ou não.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+