• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que você não sabia sobre Maomé

POR Jesus Galvão    EM História      28/12/18 às 13h22

Os ensinamentos do Profeta Maomé são lendários, bem como sua personalidade. Ele era um exemplo de humildade, apesar de seus status de alto escalão como líder dos muçulmanos. Apesar de muitas pessoas de outras religiões discordarem, Maomé é reverenciado pelos muçulmanos como um profeta de Deus.

Maomé continua inspirar milhões de pessoas no mundo todo. Mesmo que não tenham lido sequer uma palavra o alcorão, todos sabem seu nome e da estima que seu povo carrega por sua figura. Pensando nisso, hoje trouxemos algumas curiosidades sobre o homem que venceu muitas batalhas em sua jornada e que você pode não conhecer. Confira!

1 - Ele era órfão

O pai de Maomé não sabia de sua existência quando morreu. Durante os cinco primeiros anos de sua vida ele foi doado a pais beduínos. Ele teria voltado para sua mãe, porém, menos de um ano depois ela morreu. O garoto de apenas 6 anos foi deixado para o mundo e foi obrigado a trabalhar, desde crianças, nas caravanas de comércio.

2 - Ele se casou por amor

Quando tinha 25 anos, uma mulher chamada Khadija, 40, acabou propondo a Maomé que eles se casassem. Relatos antigos indicam que eles se amavam e tinham um respeito muito grande um pelo outro. O relacionamento deles durou cerca de 24 anos até que a mulher partiu. Contam que ele Maomé teria chorado por 13 anos sua morte.

3 - Quando se tornou profeta

Nos arredores de Meca, o profeta Maomé teria ficado aterrorizado com a primeira revelação do Alcorão, quando ele tinha cerca de 40 anos, em 610. Segundo o próprio, a dor era tão intensa que ele chegou a pensar que iria morrer. Convencido de que ele estava possuído, uma vez que ele não acreditava que alguém como ele poderia se tornar um profeta, ele até mesmo pensou em saltar da montanha para a morte.

4 - Ele liderou uma "revolução"

No século VII, a Meca havia se tornado um centro de peregrinação e comércio, onde a fé e os lucros foram combinados para tornar o lugar uma espécie de mercado. As constantes revelações feitas a Maomé exigiam justiça social e econômica, o que provocou forte oposição por parte dos governantes da cidade.

A mensagem do profeta consistia em uma forma de protesto e isso foi visto como um chamado a revolução por aqueles que detinham o poder.

5 - Um pacifista, ao menos a princípio

Durante cerca de 12 anos, Maomé assumiu uma postura de resistência a todo assedio destinado a ele e seu pequeno grupo de seguidores em Meca. As revelações recebidas diziam para que ele respondesse a tudo isso com "palavras de paz". Quando a coisa infringiu o limite das palavras e as agressões se tornaram físicas, além das verbais, ele teria se recusado a revidar ou permitir que seus seguidores o fizessem.

Em 622, um ataque colocou sua vida em perigo, fazendo o homem a buscar ajuda em Medina, a cerca de 320 quilômetros ao norte. Posteriormente, Maomé liderou três batalhas contra Meca. Mesmo quando finalmente em um acordo sua cidade natal aceitou se render a sua liderança, politica e espiritual, o profeta não voltou a morar lá, fazendo de Medina seu lar.

6 - Ele reconhecia seus erros

Ele reconhecia suas falhas, principalmente no infame caso dos "versos satânicos", quando ele tentou minimizar as diferenças entre ele e seus oponentes, reconhecendo seus deuses como intercessores do deus único e supremo. Quando ele percebeu que estava "traindo" seus princípios e que não poderia haver "intercessores" ele teve a integridade de declarar publicamente seu erro.

7 - Final trágico

Maomé antes de morrer não designou ninguém para sucede-lo. Na ausência de um filho, muitas desejavam que ele tivesse deixado seus desejos bem claros. No entanto, ele nunca fez isso. Ironicamente, o profeta que tanto pregou a unidade, um só deus, um só povo, teria deixado uma brecha para a divisão que perdura entre os sunitas e xiitas.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+