• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que você não sabia sobre o misterioso projeto Manhanttan

POR Maria Ritha Paixão    EM Curiosidades      29/04/19 às 14h33

Cientistas, militares, engenheiros e  profissionais especializados  se reuniram para criar o Projeto Manhanttan. Sua origem datada em 1939 teve o único e exclusivo objetivo de produzir novas armas atômicas para serem usadas durante a Segunda Guerra Mundial.  A sede do projeto Manhattan foi construídas no Novo México, local da criação da 1º bomba, batizada como Trinity. A invenção foi base para as bombas lançadas sobre Hiroshima e Nagazaki.

Muitos mistérios rondavam o Projeto Manhanttan. Os próprios funcionários que trabalharam para levantar a base, não tinham noção do que se tratava a construção. A corrida em busca de poder e destruição se prolongou por um vários anos. Os países se preparavam para uma nova Guerra e a preocupação se alastrou por muitas nações. A Alemanha já havia iniciado os estudos científicos para criação das bombas. Mais tarde, por meio de uma carta escrita a  Franklin D. Roosevelt, os EUA se informou sobre a corrida armamentista e deu o ponta inicial nas pesquisas e testes das piores e mais temidas bombas atômicas.

1 - Um convite da Inglaterra

Se você acha que os EUA estavam totalmente à frente das pesquisas nucleares, leia bem essa informação. Em 1939, o governo britânico já havia sido alertado sobre a possibilidade dos estudos das bombas. Com uma invenção capaz de ser transportada no avião, o primeiro ímpeto foi compartilhar a função das informações com os americanos. O avanço das investigações britânicas surpreenderam os EUA percebendo os passos atrás ainda na corrida armada dos países.

2 - Segredos na Secretaria

Apesar de ser um tema extremamente masculino, mulheres se envolveram na pesquisa. Para disfarçar as participações dessas pesquisadoras, as mesmas recebiam cargos de secretária, mas a principal função era elaborar cálculos feitos à mão para contribuição das invenções. Foram centenas de mulheres empregadas nesses projetos.

3 - Manhattan

Com tantos lugares para manter o projeto, por que Manhattan? Simples. Ali se concentrava uma grande comunidade científica graças à Universidade de Columbia e a Divisão do Atlântico Norte do Corpo de Engenheiros do Exército. E era também lá que estava o principal escritório, empreiteiro do projeto.

4 - Clã Clandestino

A postura altamente rígida para manter as informações secretas foi importante para que não vazasse nenhuma ajuda aos inimigos. Mas, mesmo com todo a segurança do projeto Ethel Rosenberg e seu marido conseguiram passar dados importantes para o soviético Alexander Feklisov. Acusados de traição, a punição para a traição do casal foi a morte.

5 - Destruição pronta e total

A guerra já havia acabado na Europa, mas no Japão o término não tinha previsão. Na Conferência de Potsdam, em 1945, os EUA mandaram uma mensagem para os japoneses garantindo que a nova "arma" criada garantiria total destruição se a nação permanecesse com o confronto.

6 - O Comité Provisório

Hiroshima e Nagasaki não foram uma escolha aleatória dos americanos. A decisão veio de reuniões que tinham em mente evitar ataques em cidades que tivessem prisioneiros dos EUA. O diálogo sobre o ataque foi realizado em Nova York, e só pôde ter continuidade quando os britânicos se retiraram das intervenções.

7 - Einstein

Há boatos de que o grande  Albert Einstein fez parte das pesquisas relacionadas a bomba atômica. A verdade é que o famoso físico não contribuiu para a criação da bomba atômica. Em uma carta escrita para alertar os EUA que a Alemanha já havia iniciado os estudos de uma grande invenção altamente destrutiva, capaz de alastras terrenos enormes, Einstein se viu obrigado a assinar o documento para dar maior "credibilidade" ao aviso. Os britânicos estavam por trás da alerta e uniram forças com os EUA para investirem juntos nos estudos atômicos. Ao contrário do que imaginaram, o físico não teve parte direta nas pesquisas. Aliás, qualquer consulta consulta ao gênio era estritamente proibida.

Próxima Matéria
Maria Ritha Paixão
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+