História

7 coisas que você não sabia sobre o Muro de Berlim

0

O Muro de Berlim foi uma barreira construída pela República Democrática Alemã durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental (capitalista), separando-a da Alemanha Oriental (socialista), incluindo Berlim Oriental. Muito se fala sobre o Muro de Berlim, mas existem alguns fatos que são desconhecidos pela maioria das pessoas, e esse é o motivo pelo qual resolvemos fazer essa matéria.

Por exemplo, sabiam que muitas pessoas vendem pedaços do muro até hoje? Ou a primeira e última pessoa que morreu tentando burlar o muro? Pois é, são curiosidades assim que trouxemos nessa matéria com as 7 coisas que você não sabia sobre o Muro de Berlim, confiram:

1 – A segurança do Muro de Berlim

Com 43 km de fronteira fechada entre Berlim Ocidente e Oriental, o muro era cercado de torres, cercas e outras coisas de segurança. Além disso, outros 112 km de muro cercava Berlim Ocidental na parte externa, o que impedia o acesso por outros lados. O Muro de Berlim era composto por 20 bunkers, 259 recintos para cães de guarda e 302 torres. Contava também com 127 km de cercas com detectores que faziam com que Berlim Ocidental fosse inacessível.

2 – O objetivo do muro

O Alemanha Oriental dizia que o objetivo do muro era servir como proteção contra os fascistas, tanto que chamavam o muro de “Muro de Proteção Antifascista”. Mas a coisa era um pouco diferente. O posicionamento das cercas e dos guardas deixava claro que o objetivo era impedir que fugitivos deixassem o país. Na imagem acima, por exemplo, podemos ver atrás do muro uma faixa de areia, cercas e barreiras para carros, deixando claro que o objetivo era impedir a aproximação pelo lado oriental.

3 – Fugas e mortes

Mais de 100 mil alemães orientais tentaram burlar o Muro de Berlim ou a fronteira entre as duas Alemanhas entre 1961 e 1988. Desses 100 mil, mais de 600 pessoas foram mortas a tiros por soldados ou morreram afogados enquanto tentavam atravessar um rio. Ah, tiveram também alguns que tiraram a própria vida ao serem flagrados tentando fugir.

4 – A primeira pessoa a morrer tentando pular o muro

A primeira pessoa a morrer na tentativa de pular o muro foi Ida Siekmann, de 58 anos. Ela vivia no 3º andar de um edifício no centro de Berlim, no lado oriental. Exatamente em sua rua passava a divisa. A porta do seu prédio foi fechada, mas tinha acesso apenas pelo lado Ocidental. Muitos moradores do lado ocidental pulavam as janelas e tinham a queda amortecida por bombeiros do lado ocidental. Ida jogou alguns objetos e pulou em seguida. ela caiu no chão e infelizmente morreu por causa dos ferimentos. Ela foi a primeira pessoa a morrer tentando pular o muro.

5 – A última pessoa a morrer tentando pular o muro

Poucos meses antes da queda do muro, Winfried Freudenberg e sua esposa tentaram fugir de balão para o lado ocidental. A polícia foi avisada quando eles inflaram o balão e somente ele decolou. Com menos peso do que o previsto, o balão subiu demais e deixou Winfred vagando por horas sobre Berlim. Horas depois, por algum motivo, ele caiu no jardim de uma casa, onde acabou morrendo. Ele foi a última pessoa que morreu tentando atravessar a fronteira.

6 – Demolição do Muro de Berlim

Quando a fronteira foi finalmente aberta, os alemães começaram a quebrar o muro, derrubando as placas de concreto que formavam o muro. Mas isso não foi o suficiente. Precisou de um ano inteiro de obras para retirar os 45 mil elementos de concreto e os outros sistemas de segurança que compunham o muro. Depois da derrubada, mais de 100 ruas que haviam sido bloqueadas foram reabertas.

7 – Souvenir do Muro de Berlim

Sabia que depois que o muro foi derrubado apareceram vários pedaços do mesmo à venda? Lojas para turistas e sites na internet até hoje tem pedaços do muro à venda. Uma boa lembrança para colecionadores que querem um pedaço a Guerra Fria se não fosse os rumores da autenticidade desses restos de concreto. Os alemães dizem que seria possível erguer vários muros com a quantidade que já se vendeu de pedaços desses muros.

E aí, já sabiam de todas esses fatos do Muro de Berlim? Comente!

Caneca de Auschwitz esconde segredo de 70 anos e ele enfim foi revelado

Matéria anterior

58 comidas surreais que parecem ter vindo de outro mundo

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications