• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que você não sabia sobre o Muro de Berlim

POR Mateus Graff    EM História      25/05/18 às 18h21

O Muro de Berlim foi uma barreira construída pela República Democrática Alemã durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental (capitalista), separando-a da Alemanha Oriental (socialista), incluindo Berlim Oriental. Muito se fala sobre o Muro de Berlim, mas existem alguns fatos que são desconhecidos pela maioria das pessoas, e esse é o motivo pelo qual resolvemos fazer essa matéria.

Por exemplo, sabiam que muitas pessoas vendem pedaços do muro até hoje? Ou a primeira e última pessoa que morreu tentando burlar o muro? Pois é, são curiosidades assim que trouxemos nessa matéria com as 7 coisas que você não sabia sobre o Muro de Berlim, confiram:

1 - A segurança do Muro de Berlim

Com 43 km de fronteira fechada entre Berlim Ocidente e Oriental, o muro era cercado de torres, cercas e outras coisas de segurança. Além disso, outros 112 km de muro cercava Berlim Ocidental na parte externa, o que impedia o acesso por outros lados. O Muro de Berlim era composto por 20 bunkers, 259 recintos para cães de guarda e 302 torres. Contava também com 127 km de cercas com detectores que faziam com que Berlim Ocidental fosse inacessível.

2 - O objetivo do muro

O Alemanha Oriental dizia que o objetivo do muro era servir como proteção contra os fascistas, tanto que chamavam o muro de "Muro de Proteção Antifascista". Mas a coisa era um pouco diferente. O posicionamento das cercas e dos guardas deixava claro que o objetivo era impedir que fugitivos deixassem o país. Na imagem acima, por exemplo, podemos ver atrás do muro uma faixa de areia, cercas e barreiras para carros, deixando claro que o objetivo era impedir a aproximação pelo lado oriental.

3 - Fugas e mortes

Mais de 100 mil alemães orientais tentaram burlar o Muro de Berlim ou a fronteira entre as duas Alemanhas entre 1961 e 1988. Desses 100 mil, mais de 600 pessoas foram mortas a tiros por soldados ou morreram afogados enquanto tentavam atravessar um rio. Ah, tiveram também alguns que tiraram a própria vida ao serem flagrados tentando fugir.

4 - A primeira pessoa a morrer tentando pular o muro

A primeira pessoa a morrer na tentativa de pular o muro foi Ida Siekmann, de 58 anos. Ela vivia no 3º andar de um edifício no centro de Berlim, no lado oriental. Exatamente em sua rua passava a divisa. A porta do seu prédio foi fechada, mas tinha acesso apenas pelo lado Ocidental. Muitos moradores do lado ocidental pulavam as janelas e tinham a queda amortecida por bombeiros do lado ocidental. Ida jogou alguns objetos e pulou em seguida. ela caiu no chão e infelizmente morreu por causa dos ferimentos. Ela foi a primeira pessoa a morrer tentando pular o muro.

5 - A última pessoa a morrer tentando pular o muro

Poucos meses antes da queda do muro, Winfried Freudenberg e sua esposa tentaram fugir de balão para o lado ocidental. A polícia foi avisada quando eles inflaram o balão e somente ele decolou. Com menos peso do que o previsto, o balão subiu demais e deixou Winfred vagando por horas sobre Berlim. Horas depois, por algum motivo, ele caiu no jardim de uma casa, onde acabou morrendo. Ele foi a última pessoa que morreu tentando atravessar a fronteira.

6 - Demolição do Muro de Berlim

Quando a fronteira foi finalmente aberta, os alemães começaram a quebrar o muro, derrubando as placas de concreto que formavam o muro. Mas isso não foi o suficiente. Precisou de um ano inteiro de obras para retirar os 45 mil elementos de concreto e os outros sistemas de segurança que compunham o muro. Depois da derrubada, mais de 100 ruas que haviam sido bloqueadas foram reabertas.

7 - Souvenir do Muro de Berlim

Sabia que depois que o muro foi derrubado apareceram vários pedaços do mesmo à venda? Lojas para turistas e sites na internet até hoje tem pedaços do muro à venda. Uma boa lembrança para colecionadores que querem um pedaço a Guerra Fria se não fosse os rumores da autenticidade desses restos de concreto. Os alemães dizem que seria possível erguer vários muros com a quantidade que já se vendeu de pedaços desses muros.

E aí, já sabiam de todas esses fatos do Muro de Berlim? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+