Você tem a vontade de conhecer a África? Rica em animais exóticos, o continente é receptáculo dos lugares mais belos do mundo. É o segundo continente mais populoso do mundo, representando cerca de um sétimo da população mundial. O local tem 54 países independentes. A África sempre despertou o interesse dos europeus pelo ar misterioso, exótico e por guardar elementos bem diferentes com as quais eles estavam acostumados.
As savanas são formadas por uma pequena vegetação, com a presença espalhada de árvores de pequeno porte e arbustos. Podemos encontra-la no leste da África, na América do Sul e também na Austrália. Bom, nós da Fatos Desconhecido listamos 7 coisas que você só vai encontrar em uma Savana na África. Confira:
Os Masai (ou Maasai) são uma tribo africana que habita partes da Tanzânia e Sul do Quênia. São semi-nômades, de estatura alta e em que os homens são educados e formados para serem verdadeiros guerreiros. São muito conhecidos pelas vestimentas: um pano, geralmente vermelho, chamado Shuka. Eles vivem em constante movimento, sempre em busca de sua sobrevivência. Movem-se de um lugar para outro, por quilômetros e quilômetros, levando sua família, seus poucos pertences e seus animais.
Popularmente conhecida como embondeiros, imbondeiros ou calabaceiras, essa planta é encontrada no continente africano em savanas quentes e secas. O baobá pode viver muito tempo, por possuir um grande tronco que armazena água. Apenas a cada três meses brotam folhas. No resto do tempo a árvore parece ser um simples tronco seco.
O rinoceronte negro é uma espécie de rinoceronte nativa do leste, sul e centro da África. Embora nomeado assim, sua cor pode variar de marrom ao cinza. Essa espécie é considerada como criticamente em perigo de extinção. Desde 1996 os especialista se esforçam para preservar a espécie para que ela não desapareça do planeta.
É considerada a maior das 3 espécies de Zebra conhecidas. Apresenta o padrão típico de pelagem branca com riscas pretas. É um espécie de equídeo que habita as savanas semi-áridas da etiópia e do norte do Quênia, na África. Estão ameaçadas de extinção pela caça, perda de hábitat, competição com o gado local e doenças.
O Asno Selvagem Africano é considerado o ancestral do asno doméstico. Vivem nos desertos e savanas da África. Sua alimentação consiste em gramíneas, cascas, folhas e muita água. São altamente adaptados a vivem em lugares áridos. Um fato interessante é que podem sobreviver com uma quantidade surpreendentemente pequena de líquidos. Existem relatos de que eles até bebem água salgada.
Os elefantes são os maiores animais terrestres da atualidade, podendo chegar até 4/6 toneladas com até quatro metros de altura. São animais herbívoros, que se alimentam de frutas e folhas de árvores. Dado a sua grande massa, um elefante adulto pode ingerir entre 70 a 150 kg de alimento por dia.
Considerado o animal mais alto do mundo, a girafa atinge normalmente 5,5 metros de altura. É nativa da África e vive em bandos, principalmente em savanas. Ao total existem nove sub-espécies que podem ser encontradas dede o Chade até a África do Sul.
E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.