• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas sobre nossos fluídos corporais que você não sabe mas deveria conhecer

POR Gustavo Camargo    EM Ciência e Tecnologia      22/03/18 às 18h39

Os fluídos são aquelas substâncias que estão permanentemente no corpo e cuja produção não depende de estímulos externos. Um grande exemplo é o sangue, um fluido que protege o cérebro e a medula espinhal, ela também lubrifica as articulações.

Não é apenas o sangue, mas o suor, lágrimas, muco, cuspe, saliva, sêmen e urina, são os fluidos mais conhecidos pelas pessoas. Mas por exemplo, o sangue representa apenas 9% do seu fluido corporal. Será que você conhece mesmo tudo o que escorre dentro de você? Bom, foi pensando nisso que nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 fatos sobre nossos fluídos corporais que você não sabe mas deveria saber. Confira:

1 - Fluido Intersticial

Esse fluido é uma solução aquosa clara e sem cor, presente entre as células de organismos multicelulares e é composto por aminoácidos, açúcares, ácidos graxos, coenzimas, neurotransmissores, sais e por hormônios. A composição para tal depende de trocas entre as células do tecido biológico e do sangue.

Ele é produzido a partir do plasma, pela filtração através das paredes dos capilares, preenchendo os espaços intersticiais.

2 - Linfa

A linfa é um fluido alcalino que se origina como fluido intersticial em seu corpo. A linfa é coletada dentro dos vasos linfáticos, que a levam para longe de tecidos e, eventualmente retornam para a corrente sanguínea. Ela ajuda a limpar o seu corpo de resíduos celulares e organismos infecciosos.

3 - Soro

Se o plasma é sangue sem as hemácidas, o soro é plasma sem os agentes de coagulação, como fibrina e plaquetas. Sangue e linfa contêm soro, mas todos os três existem separadamente no corpo, e servem diferentes propósitos em momentos diferentes.

4 - Líquido cefalorraquidiano

Esse fluido fica circulando no espaço intracraniano e tem uma aparência aquosa, também conhecida como fluído cerebral espinhal. É caracterizado por ser uma solução salina pura, baixo teor de proteínas e células, atuando como um amortecedor para o córtex cerebral e a medula espinhal.

5 - Sebo

Sebo é uma palavra chique para o óleo de pele. Uma coisa que você tem demais quando está passando pela puberdade. É secretada por glândulas sebáceas. O sebo é inodoro, mas pode conter bactérias que causam mau odor quando se decompõem.

6 - Citosol

O Citosol é um fluido que funciona de forma diferente dos outros fluidos. É um fluido dentre de uma determinada célula. É uma gosma na qual todas as outras células estão suspensas. Você pode até não ver o líquido intracelular, mas representa cerca de um terço do volume total de fluidos.

7 - Cerumen

Esse fluido é a tão famosa cera de ouvido. Uma combinação de secreções que protegem o canal auditivo de corpos estranhos. Rastrear o gene da cera de ouvido recentemente deu aos pesquisadores uma janela para a história da distribuição humana.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Via   Mentalfloss     Infoescola     PSF  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+