Apesar de quase sempre e juridicamente a criança depender dos pais para financiar suas compras, dependendo de sua faixa etária, ela pode assumir diferentes papéis de compra: apenas consumidora, influenciadora da compra ou até ser considerada decisora, mesmo que o recurso venha dos pais.
A criança pode ser abordada também como público futuro de determinado produto ou serviço. Mas essa abordagem sofre regulamentação em vários países do mundo. Há restrições por meio de leis e normas sobre direcionar mensagens mercadológicas às crianças.
Vários países têm buscado regular a atividade de marketing infantil para evitar abusos. Em alguns, qualquer comunicação publicitária voltada diretamente à criança é proibida. No entanto, há várias formas possíveis de relacionamento com a criança e seus pais que fazem parte das ferramentas promocionais utilizadas pela área.
Decisões éticas já são apresentadas por várias empresas como o caso recente da Coca-Cola que resolveu não mais direcionar suas mensagens às crianças menores de 12 anos de idade. Além disso, o marketing também se ocupa de fornecer subsídios para o adequado desenvolvimento dos produtos ou serviços, sua precificação e distribuição.
O Ultra Curioso separou 7 propagandas infantis que seriam completamente vetadas atualmente. Confira:
Love Xu
https://www.youtube.com/watch?v=3TCiQbWJ6u8
Comercial Bombons Garoto – Fernanda Lima
Sonhos Garoto
Eu tenho, Você não tem
Comercial protetor solar Sundown
https://www.youtube.com/watch?v=5pfd0xfIuMI
Comentários