• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 conspirações sobre o massacre em Pearl Harbor

POR Natália Pereira    EM História      10/01/18 às 17h45

As pessoas gostam de especular e odeiam não ter a resposta para algo. Isso faz com que teorias da conspiração sejam criadas a todo momento. Principalmente quando se trata de marcos históricos e de pessoas de destaque na sociedade. O ataque que ocorreu sobre a base naval Pearl Harbor, dos Estados Unidos, em 7 de dezembro de 1941 não podia ficar de fora. Ela impulsionou o conflito entre os Estados Unidos e o Japão. Resultando em trágicos ataques aos japoneses e, consequentemente, muitas mortes.

O ataque foi comandado por Chuichu Nagumo. Os objetivos do país naquele momento eram destruir completamente a frota naval americana. O problema é que o plano não saiu como esperado. Apesar de ter surpreendido o oponente e destruído alguns importantes navios, não alcançou o resultado programado. O que muitos acreditam é que esse ato teria enfurecido os Estados Unidos e feito com que eles revidassem o ataque de forma completamente desproporcional. Isso ocasionou os horrendos ataques nucleares em Hiroshima e Nagasaki. Se isso já iria acontecer ou foi mais uma afirmação de poder permanecem apenas teorias. E é exatamente sobre essas teorias da conspiração, relacionadas ao ataque em que Pearl Harbor vamos falar.

1 - Influência indireta de Hitler

Apesar de não ser nada confirmado, muitos acreditam que Hitler teria influenciado indiretamente os japoneses no ataque. Ele teria usado seu ministro de Relações Exteriores, Joachim von Ribbentrop para isso. Os alemães estavam atacando a União Soviética em dezembro de 1941 e um dia depois dos ataques a navegação americana eles retiraram suas tropas. Isso faz com que muitos acreditem que Hitler soubesse secretamente que isso iria acontecer.

2 - Declaração de guerra

Logo após o ataque dos japoneses em Pearl Harbor, o inevitável aconteceu. Hitler declarou guerra aos Estados Unidos e foi considerado louco por seu ato. Muitas teorias a respeito da sua motivação surgiram. Alguns acreditam que a sua intenção era trazer os Estados Unidos para a guerra enquanto outros supõem que ele queria colocar os russos sobre duas frentes da guerra. Mantendo os Aliados de um lado e o Japão de outro. Apesar disso suas intenções ao fazer isso continuam um mistério.

3 - Mensagens interceptadas

O primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, nunca escondeu seu desejo em envolver os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Ele ficou satisfeito quando Hitler declarou guerra ao país e afirmou que ele eram como uma grande caldeira. Se você coloca fogo nela ele aumenta e não possuí mais limites. Não se sabe se ele tinha outros interesses por trás da entrada dos Estados Unidos na guerra mas informações vazaram dizendo que os britânicos estavam interceptando as mensagens japonesas há anos. Fazendo com que eles provavelmente soubessem do ataque a Pearl Harbor mesmo antes dele acontecer.

4 - Subestimação que custou caro

Alguns arquivos dos Estados Unidos de meses antes do ataque a Pearl Harbor acabaram indo a público e revelaram coisas interessantes. Eles mostraram que o país havia subestimado os japoneses e o possível ataque que viria a acontecer. Assumindo que a sua entrada na guerra estava sendo programada, o ataque óbvio dos japoneses talvez fosse fácil de se prever e até de se impedir. Se os Estados Unidos deixou que isso acontecesse para outros fins, como os ataques consecutivos feitos por eles, é uma das outras teorias da conspiração a seu respeito.

5 - As evidências ignoradas

Os Estados Unidos tinham um dos melhores serviços de inteligencia naquele momento e o fato de terem ignorado informações importantes é suspeito para muitos. Eles tinham conhecimento que os japoneses estavam se organizando em posição de ataque e ainda sim não fizeram nada a respeito e isso não foi para os registros. O país havia identificado alertas de localização vindo dos japoneses e um aumento em sua atividade, além de claros códigos emitidos por eles através do "The Winds Codes" mascarado de previsões meteorológicas.

A questão é que apesar de saber de tudo isso as informações não foram a público e eles não fizeram nada a respeito. Mais uma vez isso fez com que as pessoas se perguntassem sobre as intenções dos Estados Unidos e se na verdade eles não teriam aceitado o ataque para seus próprios interesses.

6 - Mensagem escondida

Anúncios referentes ao jogo The Deadly double começaram a se espalhar semanas antes do ataque a Pearl Harbor. Ele carregava a palavra alemã "Achtung" em seu anúncio, que significa "Atenção". Na imagem a cima você também pode observar "Alerte" escrito nele. Além de dois dados ilustrados. Dentre os números que apareciam estavam o 12 e o 7. Já que eles não aparecem em dados normais, as suspeitas começaram a aparecer. Esse poderia ter sido um aviso sobre o ataque, já que o mesmo aconteceu no dia 7 de dezembro.

7 - Início alternativo

Algumas suspeitas a respeito de quem teria realmente "dado o primeiro tiro"e começado a guerra entre os Estados Unidos e o Japão começaram assim que novas evidências chegaram. Ficou claro que os americanos tinham informações suficientes para impedir o ataque e ainda sim não fizeram nada. Então será que na verdade tudo não fazia parte de um plano maior? Essa dúvida rondou muitas pessoas e parece ter ganhado a sua resposta. Evidências mostram que os Estados Unidos teriam disparado os primeiros tiros contra submarinos japoneses.

Essa conclusão foi dada assim que pesquisadores encontraram um buraco de bala nas ruínas de um pequeno submarino próximo a Pearl Harbor. De acordo com eles o ataque aconteceria de qualquer forma e teria sido uma defesa já que eles já estavam em terras americanas. Porém isso pode ter sido um sinal de que eles sabiam sobre o ataque antes que ele acontecesse. Além de ter sido mais uma possível provocação.

Existem muitos mistérios e questões não resolvidas quando se trata do ataque a Pearl Harbor. Os Estados Unidos mantiveram um comportamento estranho em relação a ele e não é possível saber exatamente qual foram suas intenções. Por esse motivo tudo que podemos é especular e essas são algumas das teorias da conspiração ao seu respeito. O que acharam?

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+