7 criaturas extraordinárias que você pode encontrar na Antártica

POR Mateus Graff    EM Mundo Animal      04/06/18 às 16h11

A Antártida, também denominada no Brasil por Antártica, é o mais meridional dos continentes e um dos maiores, com uma superfície de catorze milhões de quilômetros quadrados. Pelo fato de estar no polo Sul, a Antártica está quase sempre coberto de geleiras. Mas isso não impede que vários animais vivam por lá, incluindo algumas criaturas esquisitas.

Como sabemos que poucos dos nossos leitores sabem sobre a fauna desse lugar, resolvemos fazer uma lista com as criaturas mais assustadoras que podem ser encontradas nessa área. Então, confiram agora a nossa matéria com as 7 criaturas extraordinárias que você pode encontrar na Antártica:

1 - Estrela de pernas

A estrela de pernas faz parte da família dos crinoides. Esses animais vivem no fundo do Oceano Antártico, geralmente em águas mais frias. As 20 'pernas' dessa criatura a torna ainda mais única. Elas filtram a comida da água e a ajudam a nadar. Você já tinha visto algo parecido?

2 - Geleia pente

Também conhecida como geleia do mar, esses são animais transparentes que usam oito placas de cílios para remar pelas águas da costa da Antártida. Essa é a maior criatura que nada dessa maneira. Elas podem ter diferentes formas e tamanhos, como em forma de sino ou esférica.

Qual são atingidas pela luz, elas emitem cores diferentes e adquirem cores únicas. As geleias de pente vivem principalmente na superfície do oceano, onde é mais ácido e mais quente devido aos níveis mais altos de dióxido de carbono.

3 - Caranguejo Hoff

O caranguejo Hoff, uma criatura peluda que mora no fundo do oceano, tem esse apelido pelo fato de se assemelhar ao peito peludo de David Hasselhoff (um ator, cantor, produtor e empresário estadunidense). Depois, o animal recebeu o nome científico de Kiwa tyleri.

Essa animal foi encontrado em East Scotia Ridge no Oceano Antártico, onde as águas são cerca de 0 graus. Isso é muito frio para um caranguejo, então ele se encosta nos chamados respiradouros hidrotermais no fundo do oceano. Os sistemas de rocha vulcânica aquecem a área.

4 - Aranha do mar

Uma das criaturas que vive no mar gelado da Antártica pode ser o maior pesadelo dos aracnofóbicos. Mas apesar do nome e da aparência, a aranha do mar é na verdade um artrópode marinho. Essas criaturas podem ter até 35 centímetros, o que é chamado de gigantismo polar. Isso porque em ambientes polares, muitas espécies evoluíram para serem maiores do que criaturas em climas temperados.

De acordo com uma teoria, essas aranhas marinhas são gigantescas porque as temperaturas frias diminuíram tanto o metabolismo que elas precisam de pouco oxigênio para sobreviver. Por causa do excesso de oxigênio, os cientistas acreditam que as aranhas do mar evoluíram ao longo do tempo.

5 - Antarcturus sp.

Uma espécie pouco conhecida, a Antarcturus sp. mora nas profundezas da Antártica. Na verdade, o Oceano Antártico está cheio dessas coisas. Eles são isópodes, uma ordem de crustáceos, e pertencem à família Antarcturidae.

Os membros da criatura fornecem proteção contra predadores. Antarcturus sp. vive em esponjas e galhos de coral. Quando quer se alimentar, simplesmente estende os seus longos apêndices frontais e prende presas planctônicas saborosas.

6 - O porco do mar

Os porcos marinhos tem cerca de 10 a 15 centímetros de comprimento e são abundantes na costa da Antártica. Mesmo que eles costumam ficar aglomerados, dificilmente você verá um animal desse porque eles vivem nas partes mais profundas do Oceano Antártico.

Assim como acontece com as minhocas na terra, os porcos marinhos comem espuma, lama e matéria vegetal em decomposição no fundo do oceano. Não se sabe como eles se acasalam e sua expectativa de vida também é um mistério.

7 - Talitrus saltator

O talitrus saltator é uma espécie de pequenos crustáceos anfípodes. A espécie é conhecida pelos nomes comuns de pulga-do-mar devido aos seus saltos súbitos e aspecto semelhante aos das pulgas. Ele alimenta-se de detritos orgânicos em decomposição que são depositados pelo mar na zona entremarés.

Mas essa criatura é menos assustadora do que os outros animais dessa lista. Se você gosta de frutos do mar, como lagosta, caranguejo e camarão, então não já motivos para ter medo do talitrus saltator.

Qual dessas criaturas você achou a mais medonha? Não esqueça de comentar aqui embaixo pra gente!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+