• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 criaturas gigantes que viviam há milhões de anos

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      05/09/18 às 14h36

O passado pode ser fascinante. Dentre suas mil histórias de apogeu e queda, conseguimos encontrar variadas narrativas. Do caos da Segunda Guerra Mundial até tendências momentâneas divertidíssimas, que depois são esquecidas. Dentro dessas histórias estão aqueles que já passaram pelo mundo. Podem ser homens e mulheres que movimentaram a História ou então outras animais que já foram extintos, como os retratados em Jurassic Park. Mas você precisa confessar que um dos seres mais interessantes que já passaram pelo mundo são aqueles que abusavam de seus tamanhos.

Desde a criação da Terra, há mais de 4 bilhões de anos atrás, passaram por aqui criaturas realmente grandes. Se vistas hoje, elas assustariam qualquer um. Até mesmo quem vive na Austrália, que está acostumado com animais exóticos, poderia se amedrontar com alguns desses bichos maiores do que o ser humano. Se você estiver duvidando, saiba que até as lontras eram enormes há mais de 10 milhões de anos atrás. Graças as lontras, vamos usar milhões como referencial de tempo para esta matéria. Listamos 7 criaturas que viviam há milhões de anos atrás.

1 - Lontras Gigantes

Na foto acima você é capaz de ver um filhote de Lontra, porém, saiba que há mais de 10 milhões de anos atrás, elas não eram tão pequenas e fofas. Quem descobriu o fóssil desse animal foram cientistas chineses em 2017, no território da Tailândia. Ou seja, elas eram duas vezes maiores que as lontras que temos hoje em dia. A mandíbulas e os dentes do animal eram muito mais fortes do que é hoje em dia, feitas para comer alimentos extremamente duros.

2 - Mamute colombiano

Os Mamutes Colombianos eram uma das maiores espécies de mamute que já passarem pela Terra. Eles viviam entre o Canada e o México e eram maiores que os mamutes encontrados na Ásia e Rússia. Com presas grandes e muito mais pelos, eram bem mais parecidos com os elefantes atuais. Eles tinha cerca de 4 metros de altura e pesavam de 4,5 a 11 toneladas. No passado, eles combatiam predadores devido a sua força, tamanho e presas potentes.

3 - Preguiça Gigante

O bicho preguiça é um dos animais mais fofos que temos hoje em dia. Essa espécie de preguiça que vivia na América do Sul tinha cerca de 6 metros de altura em pé, tornando-as maiores que um elefante adulto. Essas criaturas pesavam cerca de 4 toneladas e viveram há cerca de 35 milhões de anos atrás. Existe uma lenda na Patagônia, entre os povos nativos, que diz que esse animal esta vivo até hoje e que frequentemente é caçado.

4 - Gigantopithecus

O Gigantopithecus foi o maior primata que já andou pela Terra. Se ele fosse visto hoje, seria com certeza considerado uma criatura como o Pé Grande ou algo assim. O parente dos orangotangos tinha 3 metros de altura e o peso de meia tonelada. Eles foram extintos depois de viver na Terra por seis a nove milhões de anos. Isso porque precisavam de muita comida - como frutas - para sustentar seus corpos gigantes. Por causa das mudanças climáticas, as florestas tropicais começaram a desaparecer e tornaram-se savanas secas, o que significa que havia menos comida, levando ao fim do primata gigante.

5 - Quinkana

 

Os Quinkana eram basicamente répteis gigantes. Eles são da mesma família dos crocodilos e podiam chegar a 7 metros de comprimento. A maior diferença entre os Quinkana e outros crocodilos é que eles eram da terra, e não da água. Como eles viviam em terra, havia dois traços físicos principais que os Quinkana desenvolveram. O primeiro foram as pernas longas e poderosas. Ele caçaria sua presa perseguindo-os por longas distâncias. A segunda diferença é que os crocodilos usam seus dentes para agarrar e arrastar suas presas para dentro da água com a intenção de afogá-las. Os dentes dos Quinkanas, por outro lado, eram muito mais afiados e eram usados ??para cortar.

6 - Urso de Cara Achatada

Os ursos apareceram há cerca de 40 milhões de anos atrás. Várias subespécies evoluíram ao longo dos anos. Uma das possíveis, que nossos ancestrais teriam encontrado, é o Urso de Cara Achatada. Eles tinham 1,5 metros de altura se estivessem de quatro. Porém, quando se levantavam, tinham 3 metros e meio de altura. Com os braços levantados poderiam chegar a 4 metros. Também tinham a capacidade de correr apoiados só em duas pernas. Se isso não fosse aterrorizante o suficiente, eles também tinham membros longos e podiam correr mais rápido que um urso normal. Possivelmente alcançavam a velocidade de 40 milhas por hora. Isso significa que até Usain Bolt, que corre a 28 milhas por hora, acabaria se tornando um jantar para essa fera.

7 - Lobos Gigantes

Game of Thrones é uma ficção, porém, tem uma coisa surreal mostrada na história que já andou de fato pelo mundo: os lobos gigantes. Passaram pelo mundo há milhões de anos atrás e se assemelhavam muito aos lobos cinzentos que temos atualmente. Os lobos gigantes podiam chegar até a 5 metros de altura. Eles eram encontrados na América do Norte e do Sul e comiam principalmente cavalos. Foram extintos ao final da Era glacial.

E aí, curtiu esses bichinhos gigantes? Comenta com a gente e compartilha essa matéria nas suas redes sociais.

Próxima Matéria
Via   V     T     TT  
Imagens VIX G1 A
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+