• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Rússia abriu um laboratório no estilo Jurassic Park

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      04/09/18 às 15h49

Se você cresceu assistindo Jurassic Park, você deve amar os dinossauros. Os Brontosaurus gigantes, vegetarianos, e o Tiranossauro Rex, ambos da América do Norte, dividindo uma mesma paisagem lúdica. Apesar de divertido, quem viu o filme sabe que essa ideia termina mal. A ideia de reviver aquilo que já está morto e acabado sempre dá medo e desperta repreensões. Mas é sempre bom lembrar que a ficção e a realidade são coisas distintas. Contudo, a Rússia está prestes a abrir o seu próprio laboratório para reviver espécies que já foram extintas.

A Fundação de Pesquisa Biotecnológica SOOAM, da Coreia do Sul, e alguns cientistas russos da Universidade Federal do Norte, estão fazendo pesquisas genéticas de várias espécies extintas, que antes eram nativas da região. Entre os animais estão mamutes lanosos, rinocerontes lanosos, leões-das-cavernas e algumas raças de cavalos extintos. Segundo jornais locais, a Rússia revelará seus planos no 4º Fórum Econômico Oriental em Vladivostok, agora, entre os dias 11 e 13 de setembro. Ela irá abrir um laboratório de US$ 5,9 milhões na cidade siberiana de Yakutsk, que espera se tornar rapidamente um "centro científico paleogênico de classe mundial".

Laboratório da Rússia

Com temperaturas abaixo de zero, a Rússia é um local perfeito para esse tipo de pesquisa. Cerca de 80% das amostras de tecidos moles de animais extintos há muito tempo foram desenterradas por lá. Devido ao frio, os fósseis estão sempre em um estado de conservação melhor.

No entanto, ressuscitar espécies extintas não é uma tarefa fácil. Isso porque o DNA se degrada com o tempo. Mesmo que alguns dos tecidos moles sejam preservados, os cientistas precisam juntar fragmentos estranhos de DNA. Espera-se que animais como o mamute ou o leão-da-caverna tenham parentes próximos ainda vivos,  para que seja possível preencher as lacunas de DNA.

Já houve outras tentativas de reavivar animais extintos no mundo antes, porém nenhuma com sucesso. O que você acha dessa ideia? Gosta ou acha melhor não mexer com o que está quieto? Comenta aqui com a gente e compartilha essa matéria nas suas redes sociais.

Próxima Matéria
Via   IS     ST  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+