7 cuidados que todo mundo deve ter ao acessar um wifi gratuito

POR Isabela Ferreira    EM Ciência e Tecnologia      07/05/18 às 17h02

Aaaahh, o wifi... Quem é que poderia viver sem ele em tempos como estes? Não podemos ficar sem internet por um segundo sequer, que já temos aquela sensação de que nos falta algo para estarmos realmente completos. Mas quando isso acontece, um comportamento quase que involuntário é buscar por redes abertas para que nossa conexão não seja interrompida.

Quando encontramos parece ser um milagre, não é mesmo? Basta erguer as mãos e agradecer! Mas fique atento... Mesmo sendo de graça, pode ser que você acabe pagando um preço muito alto. Muitos se esquecem, mas as redes públicas de wifi podem oferecer sérios riscos para sua segurança online. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 cuidados que todo mundo deve ter ao acessar um wifi gratuito. Confere aí!

1 - Não utilize senhas bancárias ou acesse informações comprometedoras

Só porque você conseguiu se conectar a uma rede de wifi aberto e o sinal está bom, não quer dizer que você está seguro. Criminosos podem usar nomes de restaurantes ou estabelecimentos das redondezas para criar falsas conexões, enganando seus usuários. Normalmente eles se aproveitam dessas pessoas para roubar informações pessoais, como senhas bancárias ou de acesso a outras informações importantes. Se você não conhecer a rede, sempre suspeite!

2 - Você pode utilizar uma VPN

Quando você estiver conectado a uma rede pública de wifi, também pode optar por usar uma Rede Privada Virtual (VPN). Ela permite que você navegue de forma anônima enquanto estiver na internet e os sites acessados localizam o IP da rede virtual e não o de seu aparelho. Por outro lado, é comum que esse tipo de sistema seja pago e retarde um pouco sua conexão. Apesar de representar uma segurança a mais, também não deposite toda sua confiança.

3 - Pergunte!

Se você está em um estabelecimento e encontra um wifi aberto com o nome do local, não pense duas vezes em perguntar ao dono do lugar se aquela rede realmente pertence a ele. Poderá parecer uma pergunta idiota, mas se lembra do que falamos anteriormente? Para evitar ser enganado por criminosos, é sempre bom ter certeza!

4 - Não permita a opção de salvar suas senhas

Ao usar uma rede aberta, não permita que sites guardem sua senha automaticamente. A maioria dos dispositivos conta com este recurso e é algo que pode facilitar nossa vida. No entanto, se você por acaso cair em uma rede wifi fraudulenta, é possível que seus dados sejam roubados. Pode haver um ponto de acesso com o mesmo nome, apenas para lhe enganar e ter acesso a perfis em redes sociais ou dados financeiros, por exemplo.

5 - Mantenha seu antivírus atualizado

Antes de se conectar a uma rede pública de wifi, tenha certeza de que seu antivírus está atualizado. A cada dia surgem novos malwares e softwares maliciosos, então é preciso se manter em alerta. Assim você pode evitar cair em conexões com hotspots falsos.

6 - Desligue o wifi depois de terminar

Esta é uma das regras básicas de segurança quando usamos uma rede pública. Assim que terminar tudo o que tinha para fazer, não se esqueça de desligar o wifi de seu aparelho. Isso evita que dados de tráfego sejam roubados, sem contar que ainda economiza a bateria de seu dispositivo. Quando estiver em redes que não são completamente seguras, é o melhora se fazer.

7 - Verifique a URL dos sites que você acessa

Uma rede falsa também pode te direcionar para sites "conhecidos", mas que na verdade, são apenas uma cópia barata para roubar seus dados. É muito fácil identificar se você está em ambiente seguro. Basta olhar para a URL e identificar o "https"... Sim, com um "s" no final! Caso apresente essa sigla, é bem provável que você pode ficar tranquilo.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+