Ciência e Tecnologia

7 curiosidades históricas sobre o Game Boy

0

O Game Boy é aquele videogame portátil que foi desenvolvido pela gigante Nintendo. A construção do pequeno console teve início em 1986, com o objetivo de combinar características do Famicom com a portabilidade do Game & Watch. É impossível não se sentir atraído por um aparelhinho desse tamanha são suas qualidades em termos de jogos, qualidade na imagem e design.

Parte desse amor das pessoas pelo Game Boy vem da segunda metade da década de 90, quando o mundo estava em ânimos à flor da pele porque todos queriam jogar Pokémon. Charizard, Golem, Alakazam, Gyarados, Articuno e Raichu foram pokémons que cativaram os gamers e que encantaram crianças e adultos com suas histórias e os jogos que eram os mais utilizados na época. O portátil foi lançado em 1989 com um display de cristal líquido monocromático verde, jogos em preto e branco e gráficos de 8-Bits com a possibilidade de ser jogado por mais de uma pessoa.

E na matéria de hoje vamos falar dele, senhores e senhoras, crianças e jovens, gamers de todo o mundo: o ilustre Game Boy! Trouxemos para você curiosidades bacanas para você lembrar desse portátil que já está em sua sexta geração. Vamos viajar um pouco no tempo e conhecer mais sobre ele.

1 – Não foi o primeiro portátil

microvision-playreplay

O Game Boy foi febre e estouro mundial pelos quatro cantos do continente, mas não foi o primeiro portátil pioneiro no mundo. O primeiro aparelho lançamento dos consoles nesse formato com cartuchos intercambeáveis foi o Microvision. Ele foi lançado em 1979 pela Milton Bradley Company, com menos de 20 títulos lançados durante sua curta vida. O Microvision era apenas uma carcaça com botões e uma telinha bem pequena, deixando todo o trabalho pesado para os cartuchos, que tinham seus próprios processadores e chips de memória.

2 – Game Boy já foi ao espaço

serebrov-playreplay-620x413

Em 1993, o Game Boy foi dar um passeio em um lugar inusitado, o espaço. O astronauta russo Aleksandr Serebrov levou o seu portátil na bagagem para uma missão até a Estação Espacial Mir. O portátil acabou orbitando nada mais nada menos que 3000 vezes, antes de retornar são e salvo. Anos depois ele foi leiloado por US$ 1220  junto a uma nota de Serebrov que dizia, “Como todos os astronautas, eu amo esportes. Os meus favoritos são o futebol e a natação. Durante o vôo, em meus raros momentos de lazer, eu curtia jogar Game Boy”.

3 – Sucesso entre as mulheres

mario-gb-playreplay

Segundo um reporte da Nintendo em 1995, 46% dos donos do portátil eram meninas. Comparados com os 29% do Nes, o aparelho impactou um claro avanço de público. O Game Boy foi um dos primeiros videogames que virou febre entre o público feminino. Esse foi um momento marcante para o marketing da Nintendo, que passou a dar mais atenção ao seu “novo” público daí em diante.

4 – O maior Game Boy já criado

gameboy-gigante-playreplay-620x434

Depois de meses de trabalho duro, Ilhan Ünal, um grande fã da Nintendo e do Game Boy, decidiu homenagear o console e encontrou uma maneira de expressar sua paixão. O cara construiu um Game Boy gigante com um monitor de 19, uma carcaça feita em MDF e um sistema portátil baseado no Raspberry Pi . A máquina era bastante pesada e de difícil locomoção. Que prova de amor pesada, não é mesmo?

5 – Pokémon liderou o ranking de vendas e gerou muitos lucros

pokemon-gb-playreplay

Juntos, Game Boy e Game Boy Color venderam cerca de 118 milhões de unidades em todo o mundo. Para quem achava que seria difícil de bater vendas com o sucessos desses dois, se enganou. Com o Game Boy Advance, o lucro foi bem maior, pois,sozinho, o lançamento vendeu 81 milhões de unidades. As primeiras versões Red, Green e Blue de Pokémon lideram o ranking dos mais vendidos, com mais de 31 milhões de cartuchinhos comercializados.

6 – Muitos designs e versões

20-anos-de-game-boy_f_022

Foram muitas as versões do Game Boy lançadas em todo o mundo. Desde o Game Boy Pocket de carcaça transparente até o modelo oficial do Manchester United, os designs e modelos foram vários. Entre tantos tipos curiosos, destacamos aqui a edição limitada “Osamu Tezuka World Shop”, uma versão bastante rara do Game Boy Light, lançada apenas no Japão, estampada com alguns dos personagens criados pelo famoso mangaká.

osamu-tezuka-gameboy-playreplay-3-620x465

7 – Videogame musical

drop1410_gameboy_set_2_big
O Game Boy é o instrumento musical favorito dos adeptos de música eletrônica sintetizada em 8-bits, os chiptunes. Usando cartuchos especiais para sintetizar o áudio do portátil, como o Nanoloop, por exemplo, músicos de todo o mundo conseguiram resultados surpreendentes e inovadores. Eles já foram usados para animar muitas noites de balada e ajudar djs a animarem a noite da galera.

Os 15 piores erros de photoshop da história

Matéria anterior

10 celebridades que perderam tudo

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.