7 curiosidades sobre Tim Maia
Tempo de leitura:3 Minutos, 6 Segundos

7 curiosidades sobre Tim Maia

Tim Maia é considerado até hoje um ícone da música brasileira. Ele foi responsável pela introdução do estilo soul na música popular brasileira e reconhecido mundialmente pelo seu trabalho. Suas músicas eram marcadas pela rouquidão de sua voz, sempre grave e carregada, conquistando grande vendagem e consagrando muitos sucessos.

Até hoje conhecido como o “Rei do Soul” é muito difícil encontrar algum brasileiro que nunca tenha escutado, pelo menos, uma música de Tim Maia. Infelizmente o cantor não está mais entre nós. Ele foi vítima de um choque séptico no dia 15 de março de 1998. Mesmo que tenha uma tempo que Tim Maia morreu, seu legado nunca foi e jamais será esquecido. Por isso mostramos aqui algumas curiosidades sobre o cantor.

1 – Foi preso

O cantor foi preso uma vez por roubar gasolina de um posto enquanto ele atravessava os EUA junto com três amigos. Já na cadeia, Tim se envolveu em um briga intensa e mordeu, de forma bruta, a orelha do seu adversário que estava apertando o saco de Tim. Os dois homens gritavam de dor enquanto lutavam até que foram separados.

2 – Impressionado

Quando ouvimos novos trabalhos de nossos ídolos nos impressionamos com a qualidade. Não foi diferente com Tim. Quando ele ouviu o “Chega de Saudade”, de João Gilberto, ele ficou alucinado. Tim escutava o disco o dia inteiro e como ele estava acostumado a tocar músicas com acordes mais simples, ele se esforçou muito para conseguir tirar as músicas do seu ídolo.

3 – Apelido

Quando Tim Maia começou a tocar ele aprendeu a música “Bop a Lena”, que acabou virando “Babulina”. O nome se tornou seu apelido. E, um dia, ele ficou sabendo que outro músico também tinha esse mesmo apelido. Erasmo Carlos conhecia os dois e então apresentou Tim ao outro cara, que era ninguém menos que Jorge Ben Jor.

4 – Amigo de infância

Tim Maia era amigo de infância de Erasmo Carlos. Os dois eram vizinhos, e em todo o tempo de amizade só brigaram uma vez ainda enquanto crianças. Mesmo Erasmo sendo mais alto que Tim, ele conseguiu intimidar Erasmo. Tim pegou uma barra de ferro e saiu correndo atrás do amigo. A briga durou poucos dias e logo eles voltaram a se falar.

5 – Artista independente

Tim Maia foi um dos primeiros artistas independentes do Brasil. Ele lançou discos pelo selo Seroma e, depois, por sua própria produtora chamada Vitória Régia Discos.

6 – Peso

Além da voz inigualável, quando nos lembramos de Tim Maia vemos a imagem dele ser um homem gordo. E por um breve período de tempo, o cantor ficou preocupado com seu peso e se internou.

Contudo, Tim fugiu no caminhão de leite e foi para a Churrascaria Carreta, em Ipanema. Ele chegou no estabelecimento meio dia e só saiu de lá as oito da noite. Na primeira entrevista que ele deu depois desse caso acontecer Tim comentou o ocorrido com muito bom humor. “Fiz uma dieta rigorosa. Cortei o álcool, gorduras e açúcar. Em duas semanas, perdi catorze dias”, disse.

7 – Cantou para se livrar de prisão

Além de ser preso nos EUA, Tim foi detido com substâncias ilegais em seu carro. Ele foi levado para a 13ª DP, que é um ponto tradicional entre gays no Rio de Janeiro.

Quando ele desceu do carro e viu que tinha muita gente olhando ele começou a cantar. “Ah, se o mundo inteiro me pudesse ouvir… Tenho muito pra contar, dizer que aprendi”. As pessoas começaram a cantar junto com ele. E as garotas de programa e travestis começaram a gritar. Nisso, os policiais tentavam empurrar Tim para a delegacia, mas ele não os obedecia. Até o delegado achou graça da história e mandou liberar o cantor.