10 fatos que quase ninguém sabe sobre Tim Maia

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      26/01/15 às 18h31

Tim Maia é considerado até hoje um ícone da música brasileira. Ele foi responsável pela introdução do estilo soul na música popular brasileira e reconhecido mundialmente pelo seu trabalho. Suas músicas eram marcadas pela rouquidão de sua voz, sempre grave e carregada, conquistando grande vendagem e consagrando muitos sucessos.

O cantor nasceu e cresceu na cidade do Rio de Janeiro, onde, em sua infância, já teve contato com pessoas que viriam a ser grandes cantores, como Jorge Ben Jor e Erasmo Carlos. Conheça 10 fatos que quase ninguém sabe sobre Tim Maia:

20
1. Russo, antigo assistente de palco da globo, tinha uma mania estranha de beliscar o bumbum de artistas nos bastidores do programa do Chacrinha. Quando fez isso com Tim, ele ficou tão furioso que prometeu nunca mais pisar no palco do Velho Guerreiro. Para que Tim voltasse lá, foi necessário que sua mãe interviesse, a pedido do próprio Chacrinha.

21

2. Quando tinha 14 anos, ele quase "matou" Erasmo Carlos. Na época, ambos moravam na Tijuca. Um dia, quando Erasmo foi reclamar com seu amigo sobre um atraso na entrega, Tim saiu correndo atrás dele com um pedaço de ferro na mão. Após o ocorrido, ele organizou sua primeira banda, "Os Tijucanos do Ritmo", na qual tocava bateria.

22

3. O cantor Ed Motta é seu sobrinho. E dizem que o principal motivo dele nunca ter se dado bem com o tio, é o fato de um dia Tim ter flagrado sua mulher na cama com Ed Motta.

23

4. Tocou com Roberto e Erasmo Carlos no grupo de rock "Os Sputniks". Foi ele quem ensinou a Erasmo os primeiros acordes de violão.

24

5. Em 1959, foi estudar inglês nos Estados Unidos. Lá, chegou a fazer parte do grupo vocal "The Ideals".

25

6. Foi preso nos Estados Unidos por porte de maconha em 1963. Cumpriu seis meses de prisão e acabou sendo deportado.

26

7. O nome do selo fonográfico fundado pelo músico, Seroma, era formado pelas iniciais de seu nome de batismo, Sebastião Rodrigues Maia. Também consistia na palavra "amores" escrita ao contrário.

27

8. Tim Maia fez parte da seita "Universo em Desencanto" por dois anos. Durante esse período, gravou as músicas que fazem parte da "Fase Racional" de sua carreira. Em várias delas, tenta convencer o ouvinte a ler o livro "Universo em Desencanto".

28

9. Tim Maia teve um gavião chamado Empresário. Ele deu esse nome ao bicho de estimação porque costumava comparar os empresários a aves de rapina.

29

10. Em 1998, passou mal durante a gravação de um especial de TV no Teatro Municipal de Niterói. Morreu uma semana depois, vítima de uma infecção generalizada. Tinha 55 anos.

Rafael Miranda
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+