As pessoas estão sempre buscando novas ondas por aí. Drogas famosas – como maconha, cocaína, heroína, ecstasy, etc – já ganharam as ruas há décadas, o que faz com quem goste de experimentar drogas se canse e comece a buscar novas experiências. É aí que entram os novos tipos de drogas sintéticas que prometem oferecer sensações cada vez mais diferenciadas.
Naturalmente, com a progressão da tecnologia e das descobertas na química e na indústria farmacêutica, o mundo das drogas também encontra novos avanços. Novas substâncias capazes de acelerar o corpo, provocar relaxamento ou levar o usuário a novos planos e realidades chegam no mercado do tráfico e prometem descobertas inovadores.
Apesar da gente não encorajar ninguém a experimentar esse tipo de novidade, nós queremos motivar a pesquisa e o conhecimento de todo o tipo. Além disso, conhecer os efeitos das drogas é fundamental para se manter informado e distante dos riscos que elas possam oferecer.
O krokodil é uma das mais recentes paixões dos russos. Atualmente, acredita-se que mais de um milhão de habitantes da Rússia já sejam considerados viciados na droga. Usuários de krokodil costumam se sentir atraído pelo baixo preço, que pode chegar a até um terço do valor da heroína. Apesar disso, ele é considerado muito mais perigoso por ser feito de maneira caseira com ingredientes que podem incluir agentes de limpeza industrial e fluido de isqueiros. A droga pode causar gangrenas no corpo e até mesmo o apodrecimento da pele e dos músculos.
Whoonga é a combinação de medicamentos – utilizados para impedir a multiplicação do vírus no organismo e tratar pacientes com HIV – e agentes diversos que podem incluir venenos e detergentes. A droga é extremamente popular na África do Sul, onde existe uma grande quantidade de contaminados com o HIV e se popularizou por ser muito mais barata do que os medicamentos receitados de maneira tradicional. Ela provoca dependência e pode causar problemas graves de saúde, como sangramentos internos, úlceras estomacais e a morte.
K2 é uma das mais populares variações de maconha sintética. Basicamente, uma série de outras ervas e temperos são banhados com um spray líquido sintetizado em laboratório que copia os efeitos do THC, princípio ativo mais potente da maconha. A droga tem ganhado popularidade em regiões onde a maconha ainda é ilegal, ou seja, praticamente no mundo inteiro.
A flakka é uma espécie de estimulante da família dos sais banho, drogas que se parecem com pequenos cristais. O composto ganhou fama sendo anunciado como uma alternativa ao ecstasy, mas apresenta efeitos bem diferentes da droga popular. O usuário de flakka sente o coração acelerado, as emoções afloradas e pode ter alucinações fortes. A droga também pode causar danos psicológicos permanentes, já que afeta células nervosas responsáveis por regular o humor e produzir hormônios como dopamina.
O AH-7921 é um opioide sintético que era vendido legalmente em mercados online no Reino Unido, até que foi classificada como droga Classe A – categoria dada às substâncias consideradas mais perigosas. Os opioides são substâncias derivadas do ópio que produzem insensibilidade à dor e podem levar a euforia, estados hipnóticos e dependência. Apesar de apenas uma morte relacionada ao uso de AH-7921 no Reino Unido, acredita-se que a droga seja extremamente poderosa e capaz de causar gangrena e danos irreparáveis à respiração.
Na verdade, DMT é um composto químico natural que você poderia encontrar no seu cérebro agora mesmo. Alguns estudos defendem que o DMT é liberado pelo cérebro para fazer a morte parecer um pouco mais confortável, o que seria a razão da suposta luz branca que se vê antes da morte. Além disso, DMT é um poderoso alucinógeno que pode ser extraído de várias plantas ou replicado em laboratório, na forma de um pó amarelado ou esbranquiçado. As experiências de alucinação podem durar de 5 a 30 minutos, mas os efeitos no cérebro do usuário podem durar a vida toda.
Esta droga é um estimulante derivado de hormônios como dopamina e serotonina, geralmente consumida a partir de inalação ou injeção direta nas veias. Seus efeitos envolvem pequenos picos de energia, euforia e também podem incluir alucinações. A droga ganhou popularidade no Reino Unido depois que o governo baniu a mefedrona, uma droga similar que pode ser consumida na forma de pílulas ou cristais e também ficou conhecida como miau-miau.
Como já alertamos no início da matéria, não queremos estimular o uso das drogas, mas sim promover o conhecimento sobre o compostos e seus efeitos.