• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 efeitos borboletas que mudaram completamente a história mundial

POR Diogo Quiareli    EM História      16/05/18 às 13h30

Efeito Borboleta é o termo dado como resultado da polêmica Teoria do Caos. Esse efeito foi analisado primeiramente por Edward Lorenz, em 1963. De acordo com a cultura popular, a teoria apresentada mostra que o simples bater das asas de uma borboleta pode influenciar o curso natural das coisas.

Pequenas ações podem mudar o futuro para melhor, a ponto de evitar um tufão em alguma parte do mundo ou o contrário, trazendo uma destruição. Uma simples e pequena decisão sem sentido pode trazer consequências tremendas. Alguns dos eventos mais marcantes do século passado dependiam de decisões menores, porém, importantes.

Pequenos atos como o caminho errado que um motorista tomava ou uma carta deixada em um lugar errado provocaram uma série e coisas que mudaram os pensamentos de líderes mundiais. Essa mudança fez com que até guerras mundiais fossem evitadas. Pensando um pouco sobre isso, resolvemos trazer uma lista sobre o assunto. Listamos alguns efeitos borboletas que mudaram completamente a história mundial. Confira.

1 - Elian Gonzalez e a Guerra do Iraque

Elian Gonzalez, de maneira indireta, causou a Guerra do Iraque. Isso porque Bush se tornou presidente após uma das eleições mais acirradas da história dos EUA. Ele venceu com apenas 537 votos a mais. Ele só venceu por causa de Elian. Ele influenciou nos votos dos cubano-americanos na Flórida em favor de Bush. Se ele não tivesse embarcado naquela embarcação para os Estados Unidos, provavelmente Al Gore teria vencido as eleições e a Guerra do Iraque não teria acontecido. O mundo seria diferente hoje.

2 - Jeri Ryan fez de Barack Obama o presidente

Talvez Barack Obama saiba que venceu com uma grande ajuda de Jeri Ryan. O ex-presidente americano começou sua corrida presidencial quando era senador. Ele estava enfrentando Jack Ryan e talvez pudesse perder facilmente, até que Jeri agiu. Jack agiu e forma incorreta sexualmente com sua esposa, até que se divorciaram. A notícia causou um escândalo e a notícia de que ele havia tentando levar sua esposa para clubes de sexo logo se espalhou. "Era um clube com gaiolas, chicotes e diversos aparelhos pendurados no teto", descreveu Jeri Ryan. Por causa do escândalo, Jack abandonou a eleição e, com ele fora, Obama ganhou muita força. Ele se tornou o primeiro presidente negro dos Estados Unidos.

3 - Woodrow Wilson causou a Guerra do Vietnã por ignorar uma carta

Tudo começou em 1919, quando Woodrow Wilson estava em Versalhes assistindo à Conferência de Paz de Paris. Ele recebeu uma carta de um jovem socialista pedindo para encontrá-lo. Wilson com sua agenda lotada acabou ignorando o pedido e isso resultou na Guerra. O jovem era Ho Chi Minh que, na época, ainda estava aberto a ideias diferentes. Tudo o que ele buscava era a independência do Vietnã. Ele esperava receber ajuda do então presidente dos Estados Unidos. Após ser ignorado, ele começou a se desiludir com a América e foi para o lado da União Soviética, onde estudou sobre o Marxismo e encontrou-se com Trotsky e Stalin. Quando ele conseguiu a independência, Ho Chi liderou um grupo comunista que dividiu o Vietnã. A Guerra começou por causa da carta ignorada.

4 - Francisco Ferdinando foi assassinado por causa de uma curva errada

A morte de Francisco Ferdinando provocou a Primeira Guerra Mundial. Esse é um dos maiores efeitos borboletas de toda a história. Isso não teria acontecido se o motorista não tivesse virado em uma rua errada. Ferdinando já estava tendo um dia ruim com tantas pessoas tentando matá-lo. Um pouco mais cedo, uma bomba havia explodido tentando acabar com sua vida. Ele não acreditou no aviso divino de que deveria ir para casa e resolveu visitar alguns amigos. Seu motorista, no entanto, errou o caminho e virou em uma rua errada, parando o carro ao lado de um dos homens que havia tentado matá-lo. Gavrilo Princip estava sentado do lado de fora de um café. Ele saiu correndo quando percebeu a situação e se aproximou do carro de Francisco, disparando um tiro que pode ser ouvido por uma multidão.

5 - Queda do muro de Berlim

A queda do muro que dividia a Alemanha se deu por conta de um erro de Gunter Schabowisk. Ele era um porta-voz do Partido Comunista e, em 9 de novembro de 1989, recebeu um pedaço de papel anunciando uma mudança. Como uma medida temporária, os alemães orientais poderiam visitar o oeste, desde que pedissem permissão. Ele leu que o documento dizia que o público que poderia atravessar o Muro de Berlim sempre que quisesse. Quando um repórter perguntou quando a nova regra entraria em vigor, ele não achou no papel e disse "imediatamente". Milhares de pessoas inundaram os postos de controle, tentando atravessar. Os guardas da fronteira sem saber lidar e sem querer usar a força acabaram permitindo. O muro caiu e os dias de divisão entre a Alemanha Oriental e Ocidental acabaram.

6 - Ato de misericórdia de um soldado causou o Holocausto

Em 1918, Henry Tandey lutava pelo exercito britânico na França. Ele tomou a decisão de poupar a vida de um homem e, por esse motivo, mais de 60 milhões de pessoas morreram. Durante um confronto, um alemão entrou na sua linha de fogo. Tandey apontou sua arma para o fugitivo, mas não conseguiu puxar o gatilho. Ele abaixou a arma e o alemão agradecido conseguiu sair. Futuramente, descobriram que o homem poupado era ninguém menos que Adolf Hitler, que tinha um pôster do soldado na parede de sua casa. Anos depois, o Green Howards Museum encontrou as provas. Se não fosse esse ato de piedade, milhões de pessoas não teriam morrido.

7 - Terapeuta que criou a Fox News

Lionel Logue, do filme "The King"s Speech" foi um fonoaudiólogo que ajudou o rei George VI a superar sua gagueira. Acreditando que ajudar o monarca seria o maior marco da sua vida, ele foi além. Ele é responsável pela política americana moderna. Antes de trabalhar para os reis, ele ajudava um aspirante a repórter chamado Keith Murdoch a superar sua gagueira. Fazendo isso, Keith começou sua carreira de sucesso como jornalista. Ao morrer, passou sua companhia para seu filho, Rupert Murdoch, que criou a News Corporation e, finalmente, Fox News. Um simples tratamento fez com que uma das maiores empresas nascessem.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via   Listverse     Wikipedia  
Imagens Rakel Possi
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+