• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 erros na hora de malhar que podem prejudicar muito sua saúde

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      19/02/19 às 15h03

Manter a saúde perfeita é uma tarefa em demasia difícil, não é mesmo? Quase tudo que nos cerca pode trazer algum risco ao nosso corpo, inclusive os exercícios físicos quando não realizados da maneira correta. Se você busca obter um bom resultado ao seguir uma rotina de malhação, quer perder peso ou ganhar massa muscular, é importante dominar o treino básico. Se não soubermos fazer da maneira correta, poderemos prejudicar a nossa saúde e enfrentar problemas maiores. Assim acabamos anulando por completo os nossos esforços. Se você está matriculado em alguma academia, provavelmente sabe do que estamos falando, pois os profissionais de educação física lá presentes estão sempre atentos.

Foi pensando um pouco sobre isso que resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, alguns erros na hora de malhar que podem prejudicar muito sua saúde. Se você souber de algum outro que é bastante comum, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos. Agora, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

1 - Ponte de quadril

Muitas pessoas fazem da forma errada esse exercício. Se você arquear as costas ao fazer a ponte, acaba carregando a parte inferior das costas em vez das nádegas. É correto dobrar os joelhos para que formem um ângulo reto com o chão. Eleve então a pélvis para cima e certifique-se de que o corpo está formando uma linha reta dos ombros até os joelhos.

2 - Prancha

Se as costas, durante esse exercício não estiverem retas, ele perde sua total eficácia e se torna inútil. O correto é manter o corpo em linha reta do topo da cabeça até os calcanhares. Após isso, mantenha os braços em um ângulo de 90° e não dobre o pescoço. Esse é o método correto.

3 - Agachamento

No agachamento, os joelhos não podem ultrapassar os dedos dos pés. Fazendo isso, o peso da barra fica todo na ponta dos pés e você pode acabar ferindo gravemente o pescoço. É necessário certificar-se de que o peso da barra é mantido alinhado com o meio dos pés. Arqueie as costas e não eleve os calcanhares do chão. Mantenha as coxas paralelas ao chão e cuidado para não agachar muito.

4 - Barra

Segurar a barra de maneira errada pode trazer diversos danos. Ela jamais deve ficar no pescoço, pois isso é extremamente traumático. É preciso puxar os cotovelos para trás e apertar as omoplatas para que uma "prateleira" apareça através da contração dos músculos. Em seguida, coloque a barra nesta prateleira o mais baixo possível, desde que consiga segurá-la firmemente.

5 - Deadlift

Muitas pessoas costumam fazer esse exercício com as pernas e braços fora da vertical. Isso oferece o risco de cair e ferir as articulações. O correto é dobrar os joelhos, empurrar o peito para frente, arquear a parte inferior das costas e puxar a pélvis para trás. Faça isso, mantendo as pernas e braços perpendiculares ao chão.

6 - Supino

Nesse exercício, os joelhos não podem ficar em um ângulo obtuso. Se as costas estão retas e a barra é deslocada para frente, o exercício está errado, pois a carga é desigual e torna-se ineficaz todo o esforço. A barra deve estar aproximadamente alinhada aos ombros. Você deve arquear a parte inferior das costas, dobrar os joelhos e mover os pés para trás em direção ao quadril.

7 - Hiperextensão

O corpo, durante esse exercício, não pode ficar dobrado e a parte inferior das costas deve ficar reta. Evite arredondar ou dobrar a parte inferior. Levante o tronco até o nível do quadril e não se dobre ao abaixar.

E aí, o que você achou dessas dicas? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+