• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 explicações sobre mitos e verdades que norteiam a saúde

POR Arthur Porto    EM Ciência e Tecnologia      05/07/19 às 18h22

Os mitos que norteiam a área da ciência e da saúde são muitos. E, por terem sido repetidos inúmeras vezes por nossos avós ou pais, passamos a acreditar.

Quem nunca escutou alguma dessas frases quando era pequeno, que atire a primeira pedra. Prevenir-se é essencial, todos sabemos. Todos nós temos plena consciência sobre o quão importante é cuidar da mente, da nossa saúde. No entanto, crescemos sendo educados por superstições e até mesmo por suposições.

Algumas afirmações até podem parecer inofensivas, mas isso não significa que são verdades. Com o intuito de derrubar certos mitos, selecionamos algumas frases que não deveriam ser passadas às futuras gerações.

1 - Cenoura faz bem para a visão?

Mito! De acordo com John Stolarczyk, curador do Museu da Cenoura, na Inglaterra, toda essa história começou quando Londres estava sendo bombardeada pelo exército de Hitler, em 1939. Entretanto, em algum momento, os aviões alemães começaram a ser derrubados. Os ataques provocados pela Inglaterra ocorriam apenas no período noturno. Por ser uma tecnologia secreta, o governo britânico justificou seu êxito por meio de uma pequena mentira. A explicação era que os pilotos ingleses haviam começado uma dieta rica em raízes e cenouras. Por isso, haviam melhorado sua visão.

2 - Dormir após comer causa pesadelos?

Mito! Nosso jantar não vai substituir sonhos por pesadelos. Isso depende de outros fatores, que não estão diretamente associados à alimentação. No entanto, como a comida acelera nosso metabolismo e deixa nosso cérebro mais ativo, é aconselhável esperar um pouco antes de ir deitar. Até porque, quanto menos atividades praticarmos após as refeições, mais o corpo consegue se empenhar em realizar uma boa digestão.

3 - As mulheres sentem mais frio que os homens?

Verídico, meninas, totalmente verídico. Isso acontece porque a testosterona, o hormônio predominante nos homens, promove maior trabalho muscular e faz com que o corpo produza mais calor em comparação às mulheres. É importante ressaltar que, durante a menopausa, ocorre o inverso: o calor provocado pela alteração dos hormônios femininos as fazem ficarem longe das cobertas.

4 - "Não pode engolir chiclete porque ele gruda no estômago!"

Durante a infância, um de nossos maiores terrores era engolir uma goma de mascar e ter que conviver com a ideia de que o chiclete estaria ali, grudado na nossa barriga para sempre. Porém, esse é apenas um outro mito que, acredite ou não, muita gente ainda acredita ser verdade. O fato que é que a goma de mascar não é alimento e, por isso, não se deve ser tratada como um alimento.

5 - Tomar banho depois de comer faz mal?

Não, não faz. Esse é outro mito que se tornou um grande pesadelo em muitas famílias. O que não se deve fazer é aproveitar uma bela sauna depois de comer, já que o calor, retido dentro desse ambiente, pode proporcionar uma vasodilatação e o indivíduo pode ficar com a pressão baixa. Praticar exercícios após alimentar-se também não é aconselhável, pois o corpo precisa focar na digestão.

6 - Anticoncepcional engorda?

Não. Até porque não há evidências científicas que sejam capazes de confirmar um aumento substancial de peso nas mulheres que utilizam anticoncepcionais. Independe do tipo e da dosagem dos hormônios, estudos mostram que a taxa de ganho e ou perda de peso são semelhantes entre as mulheres que tomam e as que não tomam anticoncepcionais.

7 - Beber líquido durante a refeição aumenta a barriga?

Mito. Quando ingerimos algum tipo de líquido durante a refeição, existe sim uma dilatação do estômago. É um processo momentâneo, mas que não aumenta a barriga. Além disso, não é recomendável a ingestão de grandes quantidades de líquido no momento em que estamos nos alimentando, pois altas doses podem comprometer a acidez gástrica necessária para uma boa digestão e absorção dos nutrientes.

Próxima Matéria
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+