7 falsos valores que as sociedades modernas nos impõem
Tempo de leitura:3 Minutos, 51 Segundos

7 falsos valores que as sociedades modernas nos impõem

Quando somos crianças, quase contamos os dias para nos tornarmos adultos e finalmente podermos fazer aquilo que realmente queremos. Entretanto, a medida que envelhecemos vamos percebendo que na verdade as coisas podem ser um pouco diferentes disso e que as pessoas ao nosso redor acabam criando muitas expectativas sobre nossas vidas e como a estamos conduzindo. E claro, cobranças. Muitas delas.

No entanto, essas pessoas nem sempre são nossos pais exigindo que tenhamos seus tão aguardados netos. Podem ser a empresa que fabrica o seu tão desejado telefone ou aquele seguidor no Instagram que curte todas as suas fotos. Com o tempo, somos condicionados a seguir algumas regras e a aceitar valores que muitas vezes nem se correlacionam com nós mesmos. E isso pode gerar muito sofrimento e frustrações.

Abaixo listamos para vocês alguns valores que a sociedade moderna tem nos imposto e que na verdade acabam se revelando verdadeiros truques psicológicos e acabam nos conduzindo para lugares que as vezes nem queríamos estar. Confira!

1 – Uma pessoa de sucesso deve ter…

Basicamente, a sociedade de hoje promove um estilo de vida baseado nos prazeres de se ter coisas. Comprando novos aparelhos, perfumes e tendo a mais nova e tecnológica frigideira antiaderente. E não importa se você terá de comprar o mais recente iPhone em milhares de parcelas, ou que seu carro passe mais tempo na garagem do que nas ruas porque as prestações consomem todo seu orçamento e não sobre dinheiro suficiente para sua manutenção.

2 – A imitação

Os psicólogos atualmente descrevem esse fenômeno como um tipo de imitação do estilo de vida de outros grupos sociais. As pessoas passam a imitar o estilo de vida levado pelas celebridades e estrelas da TV, que possuem dinheiro suficiente para sustentar seus caprichos. O problema acontece quando alguém, que não possui os mesmos recursos, se sente inferiorizado, construindo assim um complexo de inferioridade a medida que o tempo passa.

3 – Eu não vivo sem meus likes

A coisa toda é bem simples: quanto mais fotos bonitas você posta, mais bem sucedido parece que você é. Ao menos é o mais provável que as pessoas que te seguem vão pensar. Que a sua vida está um verdadeiro paraíso. Os psicólogos ainda acreditam que as pessoas que amam mostrar suas vidas dessa maneira, desenvolvem características narcísicas. E aqueles que passam o dia a checar tais perfis podem até mesmo desenvolver depressão.

4 – Supermães?

Se você não está exausta então há algo de errado na criação dos seus filhos e você provavelmente não é uma boa mãe. Ao menos é o que parece que a mídia, de forma geral, tenta nos dizer. Basta abrir uma revista para uma enxurrada de recomendações sobre como educar as crianças começarem a surgir.

Psicólogos e professores começam a se mostrar preocupados com tal situação. Destacando que, muitas vezes, as mães que tentam ser perfeitas por seguirem tais conselhos acabam não tendo tempo para si mesmas. Além de que, devido a superproteção dos pais de hoje, as crianças dessa nova geração podem não ter autonomia para tomar decisões ou se concentrar nos estudos, por exemplo.

5 – Os valores do trabalho

Com o passar do tempo, nossa sociedade formou uma ideia de que se uma pessoa não possui um diploma de curso superior, então ela é inferior aos demais. Como se pertencesse a uma outra “casta”. Dessa forma, estamos perdendo o respeito e dando menos valor ao trabalho “simples”.

Hoje em dia quase não vemos alguém dizer de peito aberto que deseja se tornar uma costureira, por exemplo. Ou um eletricista. E caso você tenha nascido em uma família DE médicos, você não deveria nem cogitar ter uma outra profissão.

6 – Maratona do milhão

A maioria das pessoas hoje em dia não quere subir lentamente e ir conquistando seu espaço. Na verdade, nos é dito o tempo todo que já não temos mais tempo e QUE é melhor ir agarrando seu primeiro milhão o mais rápido possível. Devido a esse desejo imposto de rápido sucesso, muitos nunca se tornarão verdadeiros profissionais em seus negócios.

7 – Pacote viagem para minha casa

Já parou pra pensar o quão embaraçoso as coisas podem ficar quando alguém te pergunta para onde você viajou esse ano, caso você não tenha ido a “lugar nenhum”? Isso muitas vezes acontece devido a uma competição velada sobre quem pode mais, usando no caso as viagens para marcar mais pontos. E obviamente contando com quantas curtidas cada uma dessas viagens foi capaz de contabilizar para validar tudo.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.