7 Fatos Estranhos Sobre o Chiclete!

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      23/12/14 às 15h54

Goma de mascar é um dos doces mais antigos conhecidos pelo homem, começou com a borracha da seiva das árvores Mastiche da Grécia antiga. Em todo o mundo, até mesmo os maias da América do Sul apreciavam as guloseimas de borracha.

Mas foi só em 1800 que o empresário John Curtis apresentou a goma de mascar para os EUA com seus pequenos bastões chamados de "Maine Pure Spruce Gum". A Goma de mascar tem seus próprios benefícios. Durante a Primeira Guerra Mundial, os soldados receberam goma de mascar para aliviar o stress e melhorar a concentração. Hoje, a goma de mascar ainda ajuda a manter os dentes saudáveis ??com agentes antibacterianos.

Agora conheça alguns fatos estranhos sobre essa guloseima:

Não existe chiclete ''normal'' pra vender em Cingapura

10

É isso mesmo. Só chiclete para fins dentários e chiclete de nicotina pra quem quer parar de fumar. Eles só são vendidos em farmácias e pra comprar é preciso dar o nome e mostrar um documento de identificação. Tenso! E olha que a situação já foi pior, hein. Eu explico:

Durante 12 anos (de 1992 a 2004) mascar chiclete foi proibido em Cingapura sob pena de multa de U$ 500 a U$ 1000. Aliás: mascar, comprar, vender, fabricar e importar. O governo proibiu o produto porque as pessoas não estavam fazendo o descarte correto do chiclete, ou seja, jogando o lixo no lixo.

O custo que o governo tinha pra manter as ruas limpas e consertar os equipamentos de limpeza eram muito altos. A situação ficou ainda mais séria quando o metrô, principal transporte público do país, passou a não funcionar propriamente por causa dos malditos chicletes grudados nas portas dos vagões.

Com tantos danos causados ao patrimônio público, o governo então decidiu em 1992 banir o chiclete no país. Calçadas sem nenhuma bolota de chiclete derretida no chão, carteiras de escola limpinhas são a nova realidade do país. Em 2004, a lei foi revista e os chicletes para benefícios da saúde foram então liberados.

Gumulon: um jogo de mastigar

11

A marca de chiclete Stride lançou um jogo para iOS com uma proposta bem diferente no visual, e principalmente na mecânica, que envolve o modo de consumo do produto: o advergame Gumulon é controlado pelas mastigadas do jogador. A cada movimento com a boca o personagem toma alguma ação no jogo.

Jogador da NFL é preso por tentar pagar conta em lanchonete com chicletes

Dwayne Gratz

Os jogadores da NFL não são exatamente conhecidos por um bom comportamento, mas Dwayne Gratz inovou na hora de arrumar confusão. O cornerback do Jacksonville Jaguars foi detido por tentar pagar a conta em uma loja com uma goma de mascar. Sim, um chiclete.

A confusão aconteceu em Miami. Gratz foi a uma lanchonete e consumiu bastante, mas minutos depois se tocou que estava sem dinheiro. Assim, ele sacou alguns chicletes do bolso e tentou efetuar o pagamento.

Um funcionário se rejeitou a aceitar a forma peculiar de pagamento e irritou o atleta. Transtornado, Gratz arrumou um verdadeiro barraco na lanchonete, forçando os demais clientes a chamar a polícia.

O General que ajudou a popularizar o Chiclete

12

Em 1870, um americano chamado Thomas Adams Jr. era vizinho de um general mexicano que se exilou nos Estados Unidos. Seu nome era Antonio López de Santa'nna. López tinha o hábito de aliviar as suas tensões com pedaços de chicle, aquela resina descoberta pelos maias, centenas de anos antes.

Adams ficou curioso a respeito daquela goma que López mascava e pediu para o seu secretário lhe apresentar a novidade. Dias depois, Adams foi a uma farmácia e ouviu uma moça pedir um tablete de cera parafinada para mascar. Foi aí que teve um estalo, adicionou alcaçuz ao produto e o batizou de Black Jack. Fez o chiclete em forma de pequenas bolas, embalou-as em caixas e passou a oferecê-las em estabelecimentos de Nova Jersey em 1872. Estava inventado o chiclete.

Estudante ucraniano morre ao estourar bola de chiclete

13

Vladimir Likhonos, estudante de química em uma unidade regional do Instituto Politécnico de Kiev, morreu ao estourar uma bola de chiclete que destroçou a metade de seu rosto.

"Sem se dar conta, Vladimir contaminou seu chiclete com explosivos que usava para seus estudos", disse a porta-voz da polícia Elvira Biganova.

Likhonos, de 25 anos, confundiu o pó explosivo com ácido cítrico, que com frequência acrescentava para dar mais gosto a sua goma de mascar.

O rapaz, morador de Konotop, no nordeste da Ucrânia, rasgou toda a mandíbula e a maior parte inferior do rosto no acidente de sábado. Os paramédicos que chegaram em seguida não conseguiram salvar a sua vida.

Ator que usou chiclete em sua dieta radical

14

Não tentem isso em casa. Para interpretar o paparazzo, que vive à procura de uma nota sensacionalista, em O Abutre (Nightcrawler), o ator Jake Gyllenhaal chegou a perder cerca de 14 quilos. Ao viver o fotógrafo Lou Bloom, que perambula pela noite de Los Angeles farejando uma presa como se fosse um coiote, Jake Gyllenhaal tomou medidas drásticas, conforme contou à revista Entertainment Weekly. Salada de folhas e chiclete estavam entre suas escolhas para o regime.

Chiclete mastigado por Britney Spears já foi parar em um leilão

15

Um chiclete mastigado pela cantora Britney Spears e deixado próximo a um hotel de Londres foi vendido no site de leilões virtuais eBay. Os lances chegaram ao equivalente a R$ 36 mil. O proprietário afirmou que o atrativo da compra era possuir o DNA de Spears.

Chiclete desenvolvido pelo Pentágono

16

O Pentágono está desenvolvendo uma goma especial para o Exército dos EUA. Chamado de "Combat Gum," este produto é uma goma que "os soldados em campo podem mastigar para matar as bactérias causadoras de doenças e afastar os problemas dentários." Esta super goma de mascar pode acabar economizando US$ 100 milhões em serviços odontológicos para as forças armadas.

 

 

Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+