• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos interessantes sobre seres humanos pré-históricos

POR Bruno Dias    EM História      01/08/18 às 17h52

A pré história não foi nada parecida com um episódio de Flintstones. O homens das cavernas não tinham dinossauros de estimação, não tinham carros que andavam com a força de seus pés e muito menos uma língua, apenas sua linguagem.

Os homens pré-históricos eram mais frágeis, com menos armas e presas fáceis para todo tipo de predador, e ainda tinham que proteger suas crias, mais fáceis ainda de virar comida de animais ferozes. Quanto mais pesquisamos, mais vemos as semelhanças entre os homens pré históricos e nós. Do ponto de vista medicinal, passando por tatuagens e até mesmo DNA, muita coisa mudou, mas nossa essência continuou a mesma. Essas são algumas das coisas que os humanos pré históricos descobriram e fizeram.

1 - Fogo

Ao contrário do que se pensa, não foram os homens pré-históricos que descobriram o fogo e souberam como controlá-lo, mas sim nossos primeiros ancestrais, os hominídeos. As evidências apontam para o Homo Erectus, que foi o primeiro a andar ereto e usar ferramentas e provavelmente quem reivindicou o título de mestre do fogo. Os primeiros poços de fogo descobertos foram encontrados na África e são datados de cerca de dois milhões de anos.

2 - Argila

Essa técnica ainda é usada por aborígenes em todo mundo. Eles aplicam a argila em feridas abertas como forma de medicamento para ajudá-las a fechar. Além de aborígenes, outros animais também a utilizam para tratar feridas expostas. Acredita-se que os primeiros seres humanos observaram esse comportamento animal e começaram a fazer neles mesmos.

3 - Cor da pele

Antigamente todos os homens pré-históricos tinham a cor da pele mais escura por viverem em áreas com mais luz do sol e necessitavam de níveis altos de melanina para se protegerem da radiação. O tom de pele mais claro só foi desenvolvido há cerca de 5.800 anos, quando os europeus modernos começaram a se parecer com os de hoje em dia. Essa mudança começou porque as pessoas começaram a viver em altitudes mais elevadas.

4 - Construção

Claramente esses projetos de construção eram primitivos, mas foi o Homo Neandertal o responsável pelos primeiro projetos de construção da humanidade. Esses projetos eram feitos dentro das cavernas e tinham o objetivo de iluminar seus arredores. Eles são datados de 175 mil anos atrás.

5 - Dieta

Engana-se quem pensa que os homens pré-históricos não ligavam para a saúde. Eles tinham uma dieta onívora equilibrada que era composta de carnes e vegetais. Além disso eles tinham talheres específicos para comer carne e outros para comer plantas.

6 - Amor livre

Somente quando a agricultura foi introduzida na vida dos homens pré-históricos que ideias de propriedade e herança foram feitas. Antes disso a monogamia não era uma coisa a se preservar, nem muito de se pensar. As mulheres podiam ter vários parceiros sexuais com o mero fim de aumentar suas chances de reprodução.

7 - Cachorros

Segundo evidências, o melhor amigo do homem foi domesticado há cerca de 15.000 anos. Existem várias teorias do porquê de lobos e seres humanos começarem uma relação, mas se sabe que o lobo cinzento eurasiano foi o primeiro a ser domesticado.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+