• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos recentes sobre a Terra que vão te surpreender

POR Jesus Galvão    EM Mundo Afora      28/08/18 às 19h48

A humanidade ainda tem muito o que descobrir sobre nosso planeta. Apesar do homem já ter pisado na lua e de já estar planejando expedições para Marte, a Terra ainda possui mistérios que ainda hão de ser solucionados e compreendidos por nossos cientistas.

Aqui na Fatos Desconhecidos já escrevemos sobre o que aconteceria se todo gelo da Terra derretesse7 tecnologias que vão sumir da face da Terra em 20 anos. Hoje, listamos alguns fatos sobre a Terra e que você provavelmente desconhecia, mas que vão te surpreender. Confira!

1 - A temperatura mais baixa

A temperatura mais baixa já observada na Terra é de cerca de - 89ºC. Os termômetros acusaram tal marca em um dia de verão na Estação Vostok na Antártida, em 1983. A estação russa foi fundada em dezembro de 1957.

2 - A primavera

Cientistas estudando a floração de diferentes tipos de plantas, em diferentes territórios mundo afora, puderam constatar que a Primavera viaja em uma velocidade de cerca de 3,2 km/h.

3 - Tian Shan

É comum que a pressão arterial aumente quando as pessoas escalam montanhas. Mas há um lugar na Terra onde isso não acontece. Um aglomerado de cordilheiras na Ásia Central, chamado Tian Shan, é o local. Lá, as pessoas apresentam pressão arterial muito inferior do que aqueles que vivem em planaltos.

4 - Ilha Kimolos

Localizada no Mar Egeu, o solo da ilha grega Kimolos apresenta uma curiosa característica. A ilha possui apenas 20,6 km² e quando chove, fica coberta com espuma. Isso porque seu solo consiste em puro sabão de barro. Os moradores do local inclusive utilizma o material no lugar do sabão comum.

5 - As placas tectônicas

A Terra, até onde sabemos, é o único planeta a possuir placas tectônicas. E graças a elas, um sistema de circulação de dióxido de carbono acontece, o que acaba impedindo o superaquecimento do planeta.

6 - O gêmeo subterrâneo

Ele foi batizado de Rio Hamza e corre a 4 mil metros de profundidade abaixo do Rio Amazonas. Sua extensão é de cerca de 6 mil quilômetros. Ambos fluem para o mesmo sentido. O Hamza deságua no Oceano Atlântico abaixo da superfície.

7 - Toneladas de gelo

Em apenas 25 anos, a Antártida perdeu 3 trilhões de toneladas de gelo. Em 2017, um iceberg Larsen S, pesando cerca de 1 trilhão de toneladas, e do tamanho de metade da Jamaica, se separou do continente.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+