Curiosidades

De onde surgiu a brincadeira do Fusca Azul?

0

Quais eram as brincadeiras preferidas que você e seus amigos adotaram na infância? Aposto que você se lembrou do pique-pega ou do pique-esconde. Duas diversões maravilhosas para quem tinha menos de 12 anos. Porém, outro clássico das crianças de antigamente era a brincadeira do Fusca Azul. Existem até adultos quem vez ou outra, entram na diversão. Apesar dos jovens que nasceram do fim da década de 1990 para frente, provavelmente nunca terem escutado falar de Fusca Azul antes, quem já passou dos 25 há algum tempo provavelmente irá se lembrar do assunto.

A brincadeira do Fusca Azul é muito simples: toda vez que alguém avistasse um fusca azul, tinha o direito de dar um tapa na pessoa que estivesse ao lado. Dependendo do lugar onde você estiver, existem variações da brincadeira. Por exemplo eu, que quando garoto brincava de fusca azul com fuscas amarelos: se eu visse um fusca amarelo tinha direito de dar um murro (é, um pouco mais violento e nada indicativo) no colega que estivesse ao lado. Apesar das variações, a brincadeira tem as mesmas bases. A pergunta que fica é: qual a origem da brincadeira do Fusca Azul?

Fusca Azul

A verdade é que não existe uma origem certa da brincadeira. Tudo que nós temos são várias lendas urbanas que circundam o começo dela. A principal delas afirma que o jogo começou nos anos 1960, e não foi no Brasil. Tudo indica, segundo essa teoria, que a brincadeira nasceu nos Estados Unidos. Por lá o fusca é na verdade, originalmente, chamado de Beetle. Aliás, essa é a marca do carro na verdade. Por lá, ele é apelidado de Bug ou Buggy, que em tradução literal significa inseto. Também por lá a brincadeira se chama punch buggy, que significa amassar insetos.

Já outra teoria aponta que ela começou bem antes, no século 20. A teoria afirma que quem inventou a brincadeira foi Henry Ford, um dos grandes empresários que foram responsáveis pelo automobilismo no mundo moderno. Naquela época, os veículos saiam da fabrica apenas na cor preta. Até que certo dia, os modelos Ford T começaram a sair em um tom azul escuro, devido a um erro na hora da coloração. Dizem que neste momento, Henry deu um tapa nas costas do responsável pelo erro. Desde então, os carros coloridos ficaram sendo usados apenas pelos funcionários da empresa, que repetiam o ato de dar um tapa em quem estivesse ao lado, toda vez que um carro colorido saia da fábrica.

Você acredita em alguma das duas teorias? Ou acha que realmente são apenas lendas urbanas que nunca aconteceram? Comenta aqui com a gente e não deixa de compartilhar essa noticia nas suas redes sociais. E para você que também brincava de fusca amarelo, aquele abraço.

7 fatos recentes sobre a Terra que vão te surpreender

Artigo anterior

Professora de Harvard diz que óleo de coco é na verdade um perigo para a saúde

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido