
Dependendo de quando você nasceu, há uma grande possibilidade de você ter jogado Donkey Kong. Provavelmente com os seus amigos na infância. O game lançado em 1981 pela Nintendo, foi um sucesso de público assim como o Mario Bros e Pokémon. E virou uma febre entre crianças e adolescentes e até hoje tem muitos jogadores. Afinal é um jogo nostálgico, e faz muita gente reviver os tempos de criança.
Protagonizada pelo cativante gorila que leva o nome da série e seus amigos, o jogo hoje está disponível em várias plataformas. A franquia Donkey Kong sempre esteve entre os games mais populares e vendidos do Super Nintendo. Uma prova que o seu sucesso ultrapassou gerações. E assim como vários outros jogos, Donkey Kong também tem as suas curiosidades e fatos interessantes que irão te fazer reviver a sua infância. Se você já era fã do jogo, prepare-se para conhecer um pouco mais sobre Donkey Kong. Confira 7 fatos que você provavelmente não sabia sobre o jogo.
O nome do jogo foi uma controvérsia por si só. Inicialmente o nome escolhido por Shigeru Miyamoto teria sido “Mokey Kong”. Porém, um problema na tradução direta do japonês para o inglês não deu muito certo. Quando surgiu a palavra Donkey (animal burro) em inglês, o próprio Miyamoto não gostou da ideia, porque o nome do personagem seria uma ofensa, algo como “Kong Burro”. No entanto, mesmo com a desaprovação do criador, os executivos da Nintendo gostaram do nome e acabou sendo aprovado.
Você muito provavelmente não sabe que existe um documentário de uma partida do jogo não é mesmo? Mas em 2007 foi lançado o documentário “King of Kong – A fistful of Quarters” (Os reis do Kong: Uma Disputa Acirrada) que acompanha dois jogadores disputando o recorde mundial do jogo nos fliperamas.
Em 1997 o jogo Donkey Kong 3 apareceu no ranking da revista Nintendo Power dos 100 melhores jogos já lançados na plataforma Nintendo. O jogo ficou na 23° posição do ranking. Nada mal não é mesmo.
Na verdade, o primeiro Donkey Kong não foi bem uma produção original, ele foi lançado pela Nintendo para ocupar o lugar deixado por um jogo do Popeye que ainda estava sendo desenvolvido pela empresa. Para aproveitar parte do projeto, Miyamoto trocou os avatares do Popeye e Brutos pelo gorila e o encanador. O que mais tarde veio a se provar ter sido uma ótima ideia, já que tornou um dos maiores ícones dos games de todos os tempos.
Embora tenha se tornando também um dos mais moráveis jogos do mundo, o Mario apareceu pela primeira vez na versão original de Donkey Kong. Na época, o encanador mais amado do mundo ainda não tinha um nome oficial. Ele ficou conhecido apenas como “Jump Man”, que que pulava por várias plataformas para salvar a princesa no jogo.
Tirando o Super Mario World, que diga-se de passagem era distribuído gratuitamente a cada console vendido, Donkey Kong Country foi o jogo mais vendido do Super Nintendo. No total, foram mais de 9 milhões de cópias vendias em todo o mundo
Miyamoto teve grande papel no sucesso da franquia Donkey Kong, no entanto, ele surpreendeu muita gente ao dar a sua opinião sobre os jogos. Segundo ele, a série Donkey Kong não era positiva para a indústria dos games. Pare ele, o jogo tinha mecânicas medíocres e que só faziam sucesso devido ao seu visual de qualidade.
E você, conhece o jogo? Foi daqueles que passaram a infância jogando Donkey Kong? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos que também gostam do jogo.






