• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos sobre a invasão dos japoneses ao Alasca durante a Segunda Guerra

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      14/03/19 às 15h51

Talvez para a maioria das pessoas, a Segunda Guerra Mundial tenha sido travada nas cidades da Europa e nas ilhas do Pacífico Sul. E de fato foram, porém não somente. Um detalhe que possa passar despercebido para muita gente, é que por cerca de um ano, de 1942 a 1943, a guerra se estendeu para as terras americanas, quando o exército Imperial Japonês ocupou as ilhas do Alasca de Attu e Kiska.

Essa invasão causou muito medo e aterrorizou a América do Norte. E os eventos posteriores a ocupação japonesa preestabeleceu um palco para muitas ações militares e cerimoniais no decorrer da guerra. O evento acabou ficando ofuscado pelos demais conflitos, mas não deixa de ser um importante acontecimento em meio à guerra. Confira alguns fatos sobre a invasão japonesa do Alasca.

1 - Foi o único território norte americano ocupado na Segunda Guerra Mundial

Em junho de 1942, o exército japonês assumiu o controle da ilha de Kiska, e logo em seguida também da ilha de Attu. Esse ataque foi a primeira e única invasão de terras em território norte americano em toda a guerra. E mesmo que tenha sido extremamente importante na época, a ocupação japonesa foi silenciada pela história.

2 - Soldados canadenses foram enviados para lutar ao lado dos americanos

O governo canadense enviou soldados recrutados para libertar Attu e Kiska. Mesmo que no começo houvesse casos de soldados que desistiram da missão, muito outros foram orgulhosamente ao lado de seus aliados americanos. No entanto, a maioria deles não chegou a presenciar o combate, porque as forças japonesas já tinham recuando antes de sua chegada.

3 - Muitos soldados morrem devido ao clima severo

Localizadas no extremo norte do Oceano Pacífico, as ilhas de Kiska e Attu são extremamente frias. E as condições climáticas brutais afetaram tantos os solados japoneses ocupantes quanto os americanos libertadores. Inicialmente, era esperado que o conflito durasse alguns dias, então os americanos levaram suplementos limitados. Como a ocupação se estendeu, logo eles sofreram com a escassez de alimentos, e muitos soldados morreram congelados.

4 - Suicídios em massa

O chamado Gyokusai era uma forma de suicídio em massa, feito em um ritual japonês em nome do Imperador Hirohito. Realizado com o intuito de evitar a captura pelo inimigo, que era vista como a perda da honra para a sociedade japonesa da época. Durante a batalha em Attu, quando o exército japonês percebeu que as forças aliadas iriam ultrapassar a ilha, aproximadamente 500 soldados detonaram granadas em seus próprios corpos.

5 - Os japoneses se renderam

Foram duas as ilhas invadidas, no caso de Kiska, os japoneses se renderam sem luta. Após a grande derrota e a perda de milhares de soldados em Attu, os comandantes japoneses viram que não havia a possibilidade de manter o controle de Kiska e então, quando tiveram a oportunidade, eles fugiram, permitindo que os americanos recuperassem o controle da ilha. Esse fato ficou marcado como um dos poucos exemplos de rendição japonesa durante a Segunda Guerra Mundial.

6 - Attu perdeu toda a sua população

Até a invasão japonesa, a ilha de Attu tinha uma população de 44 pessoas, todas nativas do Alasca. Com a ocupação, os habitantes foram aprisionados e enviados para compor a prisão de japoneses. Lá, cerca da metade dos prisioneiros morreram devido às condições extremas. Os que sobreviveram foram levados para os Estados Unidos depois da guerra. Com os altos custos para a reconstrução de Attu, eles não voltaram para a ilha, e a maioria se estabeleceu em outras comunidades nativas do Alasca.

7 - Batalha no mar

Nos registros históricos sobre a batalhas em Attu e Kiska raramente mencionam as operações navais que auxiliaram na vitória americana. Em março de 1943, uma força naval bloqueou Attu e Kiska na tentativa de impedir o fluxo de suprimentos para o exército japonês. E essa estratégia funcionou, já que os japoneses recuaram devido ao medo de bombardeios americanos e à diminuição de recursos. Isso enfraqueceu o controle japonês e permitiu que os americanos assumissem o controle novamente.

E você já tinha ouvido falar da invasão japonesa em território americano?

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Via   List Verse  
Imagens List Verse
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+