• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 fatos totalmente malucos sobre o álcool

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      27/09/18 às 17h12

Não venha me dizer que você não gosta de uma cervejinha na sexta-feira a noite. O álcool costuma dar aquela levantada no humor dos mais tristonhos e animar qualquer fim de semana fadado ao fracasso. Fala a verdade, tudo o que acontece é um bom motivo para beber. Passou naquele concurso público? Então traz a Coca-Cola com Rum. Finalmente conseguiu tirar a carteira? Então vamos naquele chopp barato (só não dirija depois de ingerir álcool). Terminou com o namorado (a)? Então toma essa Vodka. As contas estão no vermelho? Só um Red Label para passar por isso. Ou seja, estamos sempre acompanhados de uma boa bebida alcoólica.

Mas mesmo que estejamos acompanhados do álcool por praticamento toda a nossa vida, não sabemos muitas coisas sobre ele. Sabemos o básico, como o quanto a maioria de suas bebidas é saborosa, que em excesso faz mal e que se exagerar a cabeça e o estômago quase explodem no dia seguinte. Ainda assim, muitas curiosidades são deixadas para trás pelos profissionais do copo. Por exemplo? Você sabe quanto tem de correr para queimar uma garrafa de vinho bebida? Ou então, quanto tempo leva para o seu cérebro reagir ao álcool? Vem comigo, que eu te mostro 7 fatos totalmente malucos sobre o álcool.

1 - Pessoas inteligentes bebem mais

Pode parecer uma piada de mal gosto, mas é a mais pura verdade segundo um estudo científico. Pessoas inteligentes ingerem mais álcool que as demais. A pesquisa realizada pela Psychology Today afirma que a relação do álcool com a humanidade é evolutiva, uma vez que inicialmente bebiam frutas fermentadas (álcool) sem ao menos saber que estavam se embriagando. A descoberta veio depois, tornando-se uma escolha consciente. Então o resultado aponta que as pessoas inteligentes consomem o álcool conscientes de que é uma questão evolutiva, o que prova o quanto somos capazes de nos adaptar. Então se você tem um Q.I elevado, um brinde aqui.

2 - Até 2013, cerveja não era considerada bebida alcoólica na Rússia

Até a virada de 2012 para 2013, cerveja não era considerada uma bebida alcoólica como as outras na Rússia. Cerveja era vendida em quiosques de rua, estações de trem e praticamente em todas as lojas 24 horas do país. O presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, tomou uma série de decisões governamentais para conter o uso desenfreado e abusivo de álcool no país. A mais significativa é a restrição  da cerveja, tornando-a um álcool normal como os outros.

3 - 25% dos homens russos morrem antes dos 50 anos devido ao consumo de vodka

A Rússia pelo visto é o país mais alcoólico do mundo. Um estudo realizado no país demonstra que a taxa de mortalidade dos homens russos adultos, antes de chegar a velhice, é muito grande. 25% dos homens russos morrem antes dos 50 anos devido ao alto consumo de vodka. Eles chegam a beber 3 garrafas inteiras por semana. As causas de morte que entraram nesse número são todas com envolvimento, direto ou indireto, com o álcool.

4 - A cerveja com maior teor alcoólico do mundo tem  67,5%. de álcool

Você já ouviu falar da cerveja Armagedom? Em 2012, Lewis Shand e John McKenzie, da Cervejaria Brewmeister de Banffshire, bateram o recorde mundial de cerveja mais alcoolizada do mundo. Porém, alguém lhes disse que aquela cerveja nem parecia forte. Então os dois criaram a "Veneno de Cobra", a cerveja mais potente do mundo que alcança 67,5% de álcool.

5 - O álcool vai direto para a corrente sanguínea

O álcool é muito frio para passar por um processo de digestão comum. Por isso, quando você ingere álcool, 20% é diretamente absolvido pelo sangue e os outros 80% vão para o intestino delgado. Uma vez absorvido, ele irá diretamente para os órgão do corpo que tem mais água. É por isso que o cérebro é mais suscetível aos efeitos do álcool.  90% deste álcool é metabolizado pelo fígado, enquanto os outros 10% são expelidos do corpo através de exalações, como suor ou naquela ida contínua e incômoda ao banheiro.

6 - O cérebro leva 6 minutos para reagir ao álcool

Você acha que a bebida demora a fazer efeito em você? Pois saiba que seu cérebro demora apenas 6 minutos para reagir a bebida alcoólica que você está consumindo. Uma parte do estudo, os cientistas afirmam que descobriram que 6 minutos depois de beber uma quantidade de álcool equivalente a três cervejas, ou dois copos de vinho, levam a mudanças significativas no cérebro. Por isso nada de virar mais tequila porque acha que está fraca demais e ainda não bateu.

7 - Abuso de álcool mata 1 pessoa a cada 10 segundos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um relatório que mostra que o consumo irresponsável de álcool levou a 3,3 milhões de mortes em todo o mundo no ano de 2012. Isso quer dizer que a cada 10 segundos, uma pessoa morria por abuso de bebida alcoólica.

E aí, o que achou dessas curiosidades alcoólicas? Já conhecia alguns? Conhece outras que eu não citei aqui? Comenta com a gente e compartilha nas suas redes sociais. E para você que bebe como moderação, aquele abraço.




Matérias selecionadas especialmente para você

Via   U  
Imagens H PB
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+