icone menu logo logo-fatos-historicos.png


7 figuras históricas respeitadas que eram pessoas terríveis

POR Mateus Graff EM História 12/06/17 às 19h53

capa do post 7 figuras históricas respeitadas que eram pessoas terríveis

Nós já escrevemos matérias como 7 emocionantes cartas de amor de celebridades e figuras históricas e essa é a verdadeira aparência de figuras históricas que conhecemos no cinema, mas hoje, caros amigos, vamos mostrar para vocês algumas histórias contraditórias de pessoas importantes. Vamos pegar de exemplo o genial Steve Jobs, vocês conhecem ao lado obscuro de sua história? E da Madre Teresa de Calcutá?

Realmente ninguém é perfeito, as pessoas cometem erros, isso é normal, até porque, errar é humano. Tendo isso em mente, nós fizemos uma seleção de 7 pessoas que são famosas e deixaram sua marca na história, mas que tem alguns defeitos imperdoáveis, confiram:

1 - Aristóteles

O filósofo grego Aristóteles era um sábio, disso não podemos discordar, mas quando se tratava de mulheres, ele era um misógino que não tinha ideia do que falava. De acordo com o ensaio de Charlotte Witt "História Feminista da Filosofia", no livro "Reflexões Feministas sobre a História da Filosofia", Aristóteles teve opiniões sobre mulheres que foram além do sexismo típico.

Para ele, as mulheres dificilmente eram seres humanos, na verdade, na melhor das hipóteses elas eram homens deformados. Por algum motivo, ele decidiu que as mulheres tinham menos dentes que os homens, o que as tornava incompletas, e mesmo que elas dão vida a um ser, para ele, elas contribuíam apenas com a matéria e não com a geração de uma vida. Resumindo o pensamento de Aristóteles, ele achava que apenas os homens podiam "moldar" seres humanos reais e que as mulheres eram seres inferiores.

2 - Charlie Chaplin

Charlie Chaplin não era tão pateta assim na vida real, existem pessoas que dizem que ele era um pedófilo. Isso porque duas das suas quatro esposas tinham menos de 18 anos de idade quando ele se casou com elas, enquanto a outra tinha apenas 18 anos (ele tinha 50 na época). Bom, mas além desse fato, existem as histórias de como ele tratava suas esposas. Mildred Harris, sua primeira esposa, começou a receber ofertas de filmes, mas como Chaplin era um marido insuficiente, achava que ela era muito jovem para ter um talento real. Depois vem o caso de Lita Gray, cujo os maus tratamentos de Chaplin foram documentados nos papéis de divórcio. Gray conseguiu ganhar US $ 825.000 no acordo do divórcio.

3 - John Wayne

A reputação de John Wayne era de um macho alfa, mas pouca gente sabe que ele era racista. Em uma entrevista em 1971 a revista Playboy, Wayne admitiu que não gostava de pessoas afro-americanas, e afirmou o seguinte: "Eu acredito na supremacia branca até que os negros sejam educados em um ponto de responsabilidade. Eu não acredito em dar autoridade e posições de liderança e julgamento a pessoas irresponsáveis." Ele também criticou o fato dos negros ganharem mais oportunidades no cinema, e dizia que os estúdios de Hollywood estavam indo longe demais e os negros só deveriam ter papéis de escravos.

4 - Walt Disney

Neal Gabler expôs em sua biografia "Walt Disney: The Triumph of the American Imagination", que Wal tinha seu lado racista, não só porque ele deixou o Song of the South acontecer, além de usar termos inadequados para se referir aos negros.  Mas ele também teve problemas com as mulheres. Segundo Ward Kimball, Wal dizia que "não confiava em mulheres ou gatos". Walt uma vez mandou uma carta para uma mulher chamada Mary Ford, que queria trabalhar como animadora. Segundo ele, as mulheres não faziam nenhum trabalho criativo e não serviam para trabalhar para ele.

5 - Steve Jobs

Dizem que Jobs foi basicamente um idiota por completo. Ele fez uma filha, mas negou que ela fosse dele, e não a viu por anos. Os produtos da Apple eram feitos em fábricas chinesas (talvez até hoje sejam feitos), com péssimas condições de trabalho, tanto que vários funcionários acabaram se suicidando durante o ritmo vertiginoso que eles esperavam que produzissem iPads e iPhones.

6 - Madre Teresa de Calcutá

Não podemos negar que Madre Teresa ajudou os pobres e doentes, certo? Pior que as coisas não são bem assim, pois conforme foi relatado na Times da Índia, Madre Teresa era um pouco egoísta, tinha menos foco de ajudar as pessoas e mais em aumentar os números de sua religião. As missões de Madre Teresa, apesar de terem toneladas e doações de caridade, raramente ajudavam os pobres. Isso pelo fato dos lugares serem sujos, com pouquíssimos médicos, não davam analgésicos aos doentes mesmo em casos mais extremos, carecia de higiene básica e era praticamente condições de tortura.

Vários médicos afirmam que as doações recebidas pela congregação das Missionárias da Caridade, fundado por Madre Teresa, eram grandes e poderiam ter ajudado muito mais os doentes a terem uma vida melhor. Para muitas pessoas o verdadeiro objetivo de Madre Teresa era usar os esforços da caridade para converter as pessoas ao catolicismo romano.

7 - Caravaggio

Caravaggio era um artista renascentista altamente respeitado, ele pintou Judith Beheading Holofernes, por exemplo, mas também era um assassino, o que faz perder todo o respeito. Em 2002, Andrew Graham-Dixon lançou o primeiro documentário de Caravaggio na BBC, onde expôs por que Caravaggio matou um homem chamado Ranuccio Tomassoni. O assassinato aconteceu em 1606, e todo mundo achava que era por causa de uma simples discussão. Mas de acordo com Graham-Dixon, a questão em jogo na verdade era uma mulher, especificamente, uma prostituta.

Aparentemente, Caravaggio teve uma mulher chamada Fillide Melandroni, e a pintava de vez em quando. Os dois homens tiveram problemas por causa de tal mulher, e Caravaggio sentiu sua honra ofendida, e resolveu castar Tomassoni. O costume romano, na época, falava que se um homem sentisse sua mulher ameaçada por outro homem, deveria cortar o pênis de tal homem. O problema é que Caravaggio era muito bom castrador, ele atacou Tomassoni e tentou cortar seu pênis, mas a vítima se moveu, e Caravaggio acabou cortando uma artéria.

E aí, já conheciam as histórias de todas essas pessoas? Comentem!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest