• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 filmes que acabaram mudando o mundo de formas estranhas

POR Jesus Galvão    EM Entretenimento      29/08/18 às 18h21

A vida imita a arte ou a arte imita a vida? Esse questionamento pode nos ajudar a refletir, por exemplo, o quanto somos influenciados pela mídia e por tudo ao nosso redor. Muito do que sabemos e reproduzimos, de forma consciente ou inconsciente, acabamos absorvendo da cultura pop, dos filmes e programas de TV que assistimos ao longo de nossas vidas.

É inegável a sua influência em nosso comportamento e até mesmo sob nossa visão de mundo. Aqui na Fatos Desconhecidos já escrevemos sobre 7 filmes baseados em fatos que suavizaram o que realmente aconteceu e as 7 coisas que só quem cresceu sem TV a cabo vai entender. Hoje, listamos alguns filmes que acabaram influenciando o mundo de maneiras que nunca poderíamos ter imaginado. Confira!

1 - O dia depois de amanhã, 2004

Muitas pessoas depois de assistirem a este filme, lançado em 2004, abriram os olhos para um grande problema: o aquecimento global. Uma pesquisa após a estreia do longa metragem descobriu que 83% das pessoas que assistiram ao filme disseram estar preocupados com as mudanças climáticas.

2 - Splash - Uma Sereia em Minha Vida, 1984

Em 1984 estreava Splash, contando a emocionante história da sereia Madison que salva um garoto e 20 anos, depois eles se reencontram para viver uma linda história de amor. A partir de 1985, o número de meninas que acabaram sendo registradas nos EUA ao nascer com o nome da sereia é impressionante. Antes disso, o nome Madison era sempre vinculado a um ex-presidente do país e a famosa rua de Nova York que deu o nome a sereia.

3 - Tubarão, 1975

O filme foi um grande sucesso de bilheteria no mundo todo. Porém, para os os tubarões nem tanto. A caça destes animais foi responsável por reduzir algumas espécies em até 90%. Entretanto, isso fez com que muitas pessoas se engajassem e levantassem fundos para a pesquisa sobre a preservação e proteção dos tubarões.

4 - À Meia-luz (Gaslight), 1944

Uma peça de 1938 e o filme produzido em 1944 chamado Gaslight deram nome a uma forma de abuso psicológico de mesmo nome, onde as informações são distorcidas ou seletivamente omitidas em favor do abusador para que a vítima duvide de sua memória, percepção das coisas e até mesmo de sua sanidade.

5 - A guerra dos dálmatas (101 Dalmatians), 1961

Após a estreia da animação da Disney, em 1961, a procura por filhotes de dálmatas disparou. Todos queriam ter um cãozinho tão fofinho quanto os vistos na cinema. Isso também voltou a acontecer no relançamento do filme em 1985 e 1991, e após a produção de uma live action em 1996.

Porém, cerca de um ano após o lançamento destes filmes, o abandono destes cãezinhos recém adotados, assim como a sua procura inicial, foram massivos. Os donos perceberam que apesar de toda a sua fofura, os cães dessa raça exigem um pouco mais de atenção e cuidados especiais, além de nem sempre se darem tão bem com crianças.

6 - Sideways - Entre Umas e Outras, 2004

Após o lançamento do longa, onde Paul Giamatti interpreta um crítico de vinhos, que faz grandes elogios a um vinho produzido por um espécie de uva tinta chamada Pinot Noir, as vendas desse vinho cresceram cerca de 16%. Somente na Califórnia a produção do vinho aumentou cerca de 170%.

7 - Os Fantasmas se divertem, 1988

O filme lançado em 1988 acabou transformando a cultura e a moda gótica em coisas populares. Lojas especializadas neste estilo de vestuário começaram a surgir em todas as partes do mundo. Uma rede de lojas chamada Hot Topic, que é especializada em acessórios e roupas inspirados na cultura pop, coincidentemente surgiu cerca de um ano após o lançamento do longa.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+