Curiosidades

7 frases que os pais falam quando descobrem que tem um filho gay

0

Para pais conservadores escutar, ou descobrir de alguma maneira, que seus filhos são gays é como dar uma apunhalada pelas costas. Mas, por que isso acontece? Claro que há as diferenças culturais, históricas e sociais. Cada um tem o direito de pensar e agir da forma que bem entender.

Segundo Edith Modesto, uma psicanalista e professora da Universidade de São Paulo (USP), nas últimas décadas houveram mudanças sociais muito grandes, que resultaram em pequenos, porém iniciais, avanços no que diz respeito à tolerância, enfatizando os grandes centros urbanos.

Há não muito tempo, os gays eram restritos a determinados lugares, nos quais sentiam-se livres para amar e demonstrar amor ao lado de seus respectivos parceiros. O que é bem diferente de hoje, afinal, não é raro ver os mais diversos tipos de casais andando de mãos dadas nas ruas.

Para muitos, esse pode parecer um pequeno gesto, mas é um avanço muito mais importante do que muita gente pensa, principalmente por seu significado. Em 1992, Edith descobriu que seu filho mais novo era gay. Sem saber o que fazer foi em busca de outros pais que pudessem compartilhar sua situação, infelizmente não encontrou. Algum tempo mais tarde criou o Grupo de Pais de Homossexuais (GPH), que auxilia mães e pais de homossexuais que, assim como ela, não sabem o que fazer nem como lidar com a situação.

A psicanalista também é autora do livro “Mãe sempre sabe? Mitos e Verdades Sobre Pais e seus Filhos Homossexuais”. Também explica que, apesar das mudanças ocorridas nas últimas décadas, trazidas pelas gerações mais novas, a reação dos pais ao saberem que seus filhos são gays, não mudou. – Hoje, é pouco provável que pais expulsem os filhos de casa como acontecia com frequência há 20 anos, mas as reações ainda são bastante parecidas – diz Edith.

Hoje, também, é mais comum encontrar pais mais “moderninhos”, com uma “cabeça aberta”, mas mesmo assim ainda não é fácil para os filhos ter esse tipo de conversa com os pais. A primeira reação que as pessoas precisam ter é tentar entender a própria sexualidade e, então, criar a coragem para contar para os pais.

Pelo menos isso é o que algumas pessoas acreditam que deva ser feito antes de “sair do armário”, a questão é que o único lugar no qual a pessoa se esconde é dentro de si mesma. Pensando nessas tão temidas conversas, a redação da Fatos Desconhecidos selecionou uma lista com 7 frases que os pais falam quando descobrem que tem um filho gay.

Lembramos que não temos o intuito de criticar, julgar, nem impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina àqueles que se identificarem. Confira:

1 – “Eu não te criei para isso!”

Smiling Family portrait

Segundo Edith, a primeira fase pela qual os pais passam é a de negação, o desespero fala mais alto, fazendo com que as reações sejam as mais variadas possíveis. Assim, por mais que a família tenha uma “pulga atrás da orelha” em relação a orientação sexual do filho, a tendência é negar, de forma consciente ou inconsciente, pelo menos até que a verdade chegue.

2 – “É só uma fase, vai passar!”

03

Como assim, vai passar? Quer dizer então que orientação sexual agora é tipo sorvete, num dia você quer um sabor e no outro dia outro? Essa frase descreve exatamente a fase da negação, completando o item acima. A questão que muitos pais não entendem é que, quando um jovem decide ter essa fatídica conversa com seus pais a probabilidade de estar convicto de sua orientação é de 100%.

3 – “Seus avós vão morrer de desgosto!”

04

Olha, felizmente nenhuma avó ou avô morreu, até hoje, por saber que o neto é gay. Caso a reação seja superestimada é importante ter uns comprimidinhos para regular a pressão dos velhinhos. Mas tenha certeza que a fase de desespero passa, mesmo que demore um pouquinho.

4 – “O que as pessoas vão pensar/falar de você?!”

05

A bem da verdade é que não interessa o que as pessoas vão pensar/falar ou deixar de pensar/falar. O mais importante é a felicidade do filho. Tentar entender que não há porque se envergonhar é o primeiro passo para ficar ao lado do filho que você tanto jurou amar e proteger, para o resto da vida, independentemente do que acontecesse.

5 – “Você já ficou com uma menina, só pra ter certeza?”

Two men holding their daughter on their shoulder take part in a demonstration for the legalisation of gay marriage and LGBT (lesbian, gay, bisexual, and transgender) parenting, in Paris on December 16, 2012 . AFP PHOTO / LIONEL BONAVENTURE (Photo credit should read LIONEL BONAVENTURE/AFP/Getty Images)

Tendo “experimentado” ou não, não faz diferença. Cada pessoa tem suas próprias experiências, não dá para tentar dizer a alguém o que fazer ou deixar de fazer. A psicanalista conta que uma vez foi abordada por um pai que disse não aceitar a ideia de que o filho era gay se nunca havia dormido com uma mulher. A psicanalista respondeu com outra pergunta, como era possível que ele não fosse homossexual se nunca dormiu com outro homem?

6 – “Isso é influência dos seus amigos”

06

A OMS (Organização Mundia de Saúde), em 1990, excluiu da lista de distúrbios mentais a homossexualidade. Mesmo sendo uma atitude tardia, no final das contas essa decisão surtiu efeitos, principalmente desmentir a ideia de que ser gay é uma doença, mesmo que não contagiosa. Um fato que os pais precisam entender é que ser gay não é algo que acontece por influência dos amigos ou porque é “modinha”.

7 – “Não tenho preconceito, só tenho medo que você sofra.”

07

Muito confortante e, até, aceitável, pelo menos é o que os pais acham. De acordo com a psicanalistas, muitos pais refletem seu preconceito nos outros. Muitos pensam “E se meu filho apanhar na rua?” O que acaba fazendo com que os pais proíbam os filhos de sair, mas para a psicanalista essa é uma forma, mesmo que inconsciente, não de proteger e sim de esconder o filho.

E vocês, o que acham dessas frases? São verdadeiras? Claro que não podemos generalizar mas, muitas vezes essas são situações que acontecem. E vocês? Tem alguma experiência com esse tipo de situação? Já aconteceu com vocês? Alguém próximo? Acreditam que há mais falas de pais que deveriam ser incluídas nessa lista? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!

10 incríveis usos para a água oxigenada que você não fazia ideia que existiam

Matéria anterior

8 coisas que te ensinaram absolutamente errado na vida

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.