Curiosidades

7 frases que os pais falam quando descobrem que tem um filho gay

0

Para pais conservadores escutar, ou descobrir de alguma maneira, que seus filhos são gays é como dar uma apunhalada pelas costas. Mas, por que isso acontece? Claro que hå as diferenças culturais, históricas e sociais. Cada um tem o direito de pensar e agir da forma que bem entender.

Segundo Edith Modesto, uma psicanalista e professora da Universidade de SĂŁo Paulo (USP), nas Ășltimas dĂ©cadas houveram mudanças sociais muito grandes, que resultaram em pequenos, porĂ©m iniciais, avanços no que diz respeito Ă  tolerĂąncia, enfatizando os grandes centros urbanos.

HĂĄ nĂŁo muito tempo, os gays eram restritos a determinados lugares, nos quais sentiam-se livres para amar e demonstrar amor ao lado de seus respectivos parceiros. O que Ă© bem diferente de hoje, afinal, nĂŁo Ă© raro ver os mais diversos tipos de casais andando de mĂŁos dadas nas ruas.

Para muitos, esse pode parecer um pequeno gesto, mas é um avanço muito mais importante do que muita gente pensa, principalmente por seu significado. Em 1992, Edith descobriu que seu filho mais novo era gay. Sem saber o que fazer foi em busca de outros pais que pudessem compartilhar sua situação, infelizmente não encontrou. Algum tempo mais tarde criou o Grupo de Pais de Homossexuais (GPH), que auxilia mães e pais de homossexuais que, assim como ela, não sabem o que fazer nem como lidar com a situação.

A psicanalista tambĂ©m Ă© autora do livro “MĂŁe sempre sabe? Mitos e Verdades Sobre Pais e seus Filhos Homossexuais”. TambĂ©m explica que, apesar das mudanças ocorridas nas Ășltimas dĂ©cadas, trazidas pelas geraçÔes mais novas, a reação dos pais ao saberem que seus filhos sĂŁo gays, nĂŁo mudou. – Hoje, Ă© pouco provĂĄvel que pais expulsem os filhos de casa como acontecia com frequĂȘncia hĂĄ 20 anos, mas as reaçÔes ainda sĂŁo bastante parecidas – diz Edith.

Hoje, tambĂ©m, Ă© mais comum encontrar pais mais “moderninhos”, com uma “cabeça aberta”, mas mesmo assim ainda nĂŁo Ă© fĂĄcil para os filhos ter esse tipo de conversa com os pais. A primeira reação que as pessoas precisam ter Ă© tentar entender a prĂłpria sexualidade e, entĂŁo, criar a coragem para contar para os pais.

Pelo menos isso Ă© o que algumas pessoas acreditam que deva ser feito antes de “sair do armĂĄrio”, a questĂŁo Ă© que o Ășnico lugar no qual a pessoa se esconde Ă© dentro de si mesma. Pensando nessas tĂŁo temidas conversas, a redação da Fatos Desconhecidos selecionou uma lista com 7 frases que os pais falam quando descobrem que tem um filho gay.

Lembramos que nĂŁo temos o intuito de criticar, julgar, nem impor verdades absolutas. Nosso objetivo Ă© Ășnico e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteĂșdo dessa matĂ©ria se destina Ă queles que se identificarem. Confira:

1 – “Eu nĂŁo te criei para isso!”

Smiling Family portrait

Segundo Edith, a primeira fase pela qual os pais passam Ă© a de negação, o desespero fala mais alto, fazendo com que as reaçÔes sejam as mais variadas possĂ­veis. Assim, por mais que a famĂ­lia tenha uma “pulga atrĂĄs da orelha” em relação a orientação sexual do filho, a tendĂȘncia Ă© negar, de forma consciente ou inconsciente, pelo menos atĂ© que a verdade chegue.

2 – “É sĂł uma fase, vai passar!”

03

Como assim, vai passar? Quer dizer entĂŁo que orientação sexual agora Ă© tipo sorvete, num dia vocĂȘ quer um sabor e no outro dia outro? Essa frase descreve exatamente a fase da negação, completando o item acima. A questĂŁo que muitos pais nĂŁo entendem Ă© que, quando um jovem decide ter essa fatĂ­dica conversa com seus pais a probabilidade de estar convicto de sua orientação Ă© de 100%.

3 – “Seus avĂłs vĂŁo morrer de desgosto!”

04

Olha, felizmente nenhuma avó ou avÎ morreu, até hoje, por saber que o neto é gay. Caso a reação seja superestimada é importante ter uns comprimidinhos para regular a pressão dos velhinhos. Mas tenha certeza que a fase de desespero passa, mesmo que demore um pouquinho.

4 – “O que as pessoas vĂŁo pensar/falar de vocĂȘ?!”

05

A bem da verdade Ă© que nĂŁo interessa o que as pessoas vĂŁo pensar/falar ou deixar de pensar/falar. O mais importante Ă© a felicidade do filho. Tentar entender que nĂŁo hĂĄ porque se envergonhar Ă© o primeiro passo para ficar ao lado do filho que vocĂȘ tanto jurou amar e proteger, para o resto da vida, independentemente do que acontecesse.

5 – “VocĂȘ jĂĄ ficou com uma menina, sĂł pra ter certeza?”

Two men holding their daughter on their shoulder take part in a demonstration for the legalisation of gay marriage and LGBT (lesbian, gay, bisexual, and transgender) parenting, in Paris on December 16, 2012 . AFP PHOTO / LIONEL BONAVENTURE (Photo credit should read LIONEL BONAVENTURE/AFP/Getty Images)

Tendo “experimentado” ou nĂŁo, nĂŁo faz diferença. Cada pessoa tem suas prĂłprias experiĂȘncias, nĂŁo dĂĄ para tentar dizer a alguĂ©m o que fazer ou deixar de fazer. A psicanalista conta que uma vez foi abordada por um pai que disse nĂŁo aceitar a ideia de que o filho era gay se nunca havia dormido com uma mulher. A psicanalista respondeu com outra pergunta, como era possĂ­vel que ele nĂŁo fosse homossexual se nunca dormiu com outro homem?

6 – “Isso Ă© influĂȘncia dos seus amigos”

06

A OMS (Organização Mundia de SaĂșde), em 1990, excluiu da lista de distĂșrbios mentais a homossexualidade. Mesmo sendo uma atitude tardia, no final das contas essa decisĂŁo surtiu efeitos, principalmente desmentir a ideia de que ser gay Ă© uma doença, mesmo que nĂŁo contagiosa. Um fato que os pais precisam entender Ă© que ser gay nĂŁo Ă© algo que acontece por influĂȘncia dos amigos ou porque Ă© “modinha”.

7 – “NĂŁo tenho preconceito, sĂł tenho medo que vocĂȘ sofra.”

07

Muito confortante e, atĂ©, aceitĂĄvel, pelo menos Ă© o que os pais acham. De acordo com a psicanalistas, muitos pais refletem seu preconceito nos outros. Muitos pensam “E se meu filho apanhar na rua?” O que acaba fazendo com que os pais proĂ­bam os filhos de sair, mas para a psicanalista essa Ă© uma forma, mesmo que inconsciente, nĂŁo de proteger e sim de esconder o filho.

E vocĂȘs, o que acham dessas frases? SĂŁo verdadeiras? Claro que nĂŁo podemos generalizar mas, muitas vezes essas sĂŁo situaçÔes que acontecem. E vocĂȘs? Tem alguma experiĂȘncia com esse tipo de situação? JĂĄ aconteceu com vocĂȘs? AlguĂ©m prĂłximo? Acreditam que hĂĄ mais falas de pais que deveriam ser incluĂ­das nessa lista? SugestĂ”es, dĂșvidas, correçÔes? NĂŁo se esqueçam de comentar com a gente!

10 incrĂ­veis usos para a ĂĄgua oxigenada que vocĂȘ nĂŁo fazia ideia que existiam

Artigo anterior

8 coisas que te ensinaram absolutamente errado na vida

PrĂłximo artigo

ComentĂĄrios

ComentĂĄrios nĂŁo permitido