• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 funções no WhatsApp que podem tornar sua vida mais fácil

POR Júlia Marreto    EM Ciência e Tecnologia      10/08/16 às 19h02

O WhatsApp é um dos aplicativos para telefonia móvel mais utilizados no mundo. É uma ferramenta que nos permite receber e enviar mensagens, fotos, áudios, vídeos, fazer ligações e algumas coisinhas mais. Para ter uma ideia, ele tem mais de 1 bilhão de usuários.

E o que o faz ser tão utilizado? A resposta está na ponta da língua, é muito simples. Sim, sua simplicidade faz com que qualquer pessoa seja capaz de utilizá-lo sem grandes esforços. Mesmo que não se tenha muito entendimento sobre a funcionalidade de um smartphone, a pessoa é apta a usar essa ferramenta.

Mesmo assim, o WhatsApp ainda possui algumas ferramentas que tornam nossas vidas muito mais práticas e que poucas pessoas conhecem. Claro que, muita gente já está familiarizada com o assunto e conhece o aplicativo de "cabo a rabo".

É bom lembrar que o menu "ajustes" está representado de diferentes formas em aparelhos com Android e iOS. Nos iPhones é mostrado no canto inferior da tela, no formato de uma engrenagem, enquanto nos Android está no canto superior direito, três bolinhas.

Outro detalhe, não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria está destinado aqueles que se interessarem e identificarem. Confira:

1 - Estrelas

01

Assim como nos e-mails, é possível separar através de marcações os conteúdos que você considera importante. Para fazer isso, selecione e segure a mensagem que você deseja salvar, aparecerá uma estrelinha, então você deve selecioná-la. Depois, para acessar essa mensagem, basta que você selecione e segure o nome do contato e, depois, acessar o menu "mensagens marcadas".

2 - Busca

02

Precisa de alguma informação rápida que se perdeu no meio de tantas mensagens enviadas e recebidas? Não se preocupe. O WhatsApp permite que você faça buscas por palavras-chave. Para quem tem iOS a busca é feita através do menu "conversas", selecione a parte superior da tela e desça o dedo, isso fará com que uma barra de buscas apareça. Para quem tem Android é um pouco diferente, vá em "ajustes", que está localiado no canto superior direito da tela, lá terá a opção de busca.

3 - Plano de fundo

03

Muita gente já sabe disso e, apesar de não ser um recurso tão útil, pelo menos deixa o aplicativo mais parecido com sua personalidade. Para mudar o plano de fundo vá em "ajustes", "conversas" e "papel de parede". Existem as opções que o próprio WhatsApp oferece mas, você também pode usar fotos de seus arquivos.

4 - Silêncio

04

Sim, silenciar. Os grupos hoje em dia são os mais variados, o da turma da época de escola, os colegas de trabalho, os amigos do bar, a galera do futebol, o pessoal do clube do livro, a família, o pessoal da rua... são tantos que você acaba se perdendo e ficando louco com tanto "plim-plim".

Para que você tenha um pouco de sossego, existe a opção de silenciar, ou seja, não precisará mais ouvir o famigerado barulhinho o dia inteiro. Para isso, os usuários de Android podem abrir o grupo que desejam silenciar, depois clique no ícone de equipamento de som, na parte superior, então é só selecionar quanto tempo quer ficar sem ouvir as chamdas daquele grupo.

Lembrando que o mesmo vale para contatos "avulsos". Já no iOS, a pessoa precisa clicar no grupo e no nome do grupo, depois selecione o menu "silenciar". O tempo máximo é de um ano.

5 - Lista de transmissão

05

Muito útil para as pessoas que precisam enviar mensagens para mais de uma pessoa ao mesmo tempo. No Androide vá em "Contatos", clique e segure o nome para o qual você deseja enviar uma mensagem. Quando fizer isso, o aplicativo permitirá que você selecione outros contatos.

Depois de selecionar todos, clique em "nova transmissão", "criar" e pronto, é só enviar. Quem usa iPhone achará mais fácil, no menu de conversas já existe a opção "listas de transmissão". Para qualquer um dos dois sistemas, as pessoas que receberem a mensagem não saberão que foi um envio em massa.

6 - Não faça mais downloads automáticos

06

Quando uma pessoa te envia uma mensagem com foto ou vídeo o normal é que ela vá direto para sua galeria. O problema é que isso acaba sobrecarregando a memória do seu celular, sem contar com a velocidade que diminui (e muito), além de acabar com sua internet móvel.

Para que isso não aconteça mais você precisa ir em "ajustes", "configurações" e "uso de dados". Desative o download automático quando seu celular estiver no 4G, Wi-Fi e roaming internacional. Isso fará com que as mídias recebidas só sejam "baixadas" quando você quiser.

7 - Atalhos

07

As listas de contatos estão cada vez maiores. O problema é que não conversamos com todas essas pessoas todos os dias, pelo contrário, sempre tem algumas poucas com quem falamos sempre.

Por isso, existe um recurso no aplicativo que te permite selecionar as pessoas com as quais você tem mais contato para acessá-las rapidamente. Esse é um recurso permitido apenas pelo sistema Android, se você tem um iPhone e deseja fazer o mesmo, será necessário baixar aplicativos que liberam essa função.

Para liberar esse recurso (no Android) vá na aba "conversas", clique e segure a conversa desejada. Feito isso, clique em "ajustes" e, depois, "adicionar atalho para conversa". Assim um ícone dessa conversa será criado na tela principal do seu celular, facilitando entrar em contato com a pessoa.

Então pessoal, já conheciam todas essas funções? Encontraram algum erro? Possuem dúvidas? Sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+