Droga está fazendo com que pessoas sangrem pelos olhos, orelhas e boca nos EUA

POR Isabela Ferreira    EM Ciência e Tecnologia      04/04/18 às 15h52

Ao ter contato com algum tipo de droga, o corpo humano pode reagir das mais variadas formas. A mistura de substâncias químicas pode nos provocar intensa alegria, euforia, ou até mesmo um estado de transe. Infelizmente, é comum que as drogas sejam usadas de forma recreativa e abusiva por seres humanos, o que pode representar efeitos completamente nocivos para a saúde e trazer tantos outros problemas... E claro, não é novidade para ninguém.

Recentemente, os Estados Unidos entraram em estado de alerta. Segundo o Departamento de Saúde Pública de Illinois (IDPH), desde o início de março, 38 pessoas apresentaram sangramento por vários de seus orifícios e tecidos moles. Destas, uma acabou morrendo. Tudo aconteceu após terem usado uma forma de canabinoides sintéticos. Apesar do nome, a substância não tem relação direta com a cannabis. É chamado assim pois interage com receptores de canabinoides em nosso cérebro, e outras partes do corpo.

Sintomas

De acordo com os dados informados pelo IDPH, após o consumo da droga as pessoas apresentam grave hemorragia no nariz, orelhas, olhos e até mesmo nas gengivas. Ainda vale mencionar que o sangue também aparece na tosse, micção, defecação, e vômito. O maior número de casos foi registrado em Tazewell, cidade da Virgínia, e em Chicago, Illinois. As pessoas que apresentaram tais sintomas relataram o consumo de uma série de canabinoides sintéticos, incluindo o K2... Que devastou o Brooklyn no ano de 2016, sendo o ativo responsável pela morte de 33 pessoas.

Ainda não se sabe ao certo qual o ingrediente presente no canabinoide é o verdadeiro responsável pelo sangramento, mas as autoridades estão trabalhando no caso. Segundo o que foi publicado pelo Chicago Tribune, de todos os que foram hospitalizados, 3 tiveram resultados positivos no teste para brodifacoum, que nada mais é do que veneno de rato... Tóxico para o organismo humano. Isso poderia explicar o sangramento.

Novo efeito colateral

Por outro lado, até então os especialistas não tinham conhecimento sobre o sangramento como um efeito do uso da droga. Portanto, esta pode ser uma variável apenas no caso de Illinois. O grande problema é que diversos tipos de canabinoides continuam sendo comercializados de forma ilegal por todas as partes do mundo.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), esse tipo de droga, por mais que seja sintética, replica os efeitos da droga real em nossos receptores cerebrais. No entanto, os estudos a respeito ainda são bem menos abrangentes. Ainda segundo informações cedidas pelo IDPH, esses produtos sintéticos "são frequentemente comercializados como alternativas seguras e legais. Mas eles não são seguros e podem afetar o cérebro de forma muito mais poderosa do que a maconha".

Dessa forma, podemos julgar que o uso desse tipo de droga pode ter efeitos bem mais imprevisíveis, assim como o sangramento observado. E no pior dos casos, pode realmente ser fatal.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Via   Chicago Tribune     IFL Science  
Imagens ABC News BS
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+