• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 gênios que, na verdade, eram pessoas terríveis

POR Isabela Ferreira    EM História      20/11/17 às 15h51

Grandes gênios já existiram ao longo de nossa história. Pessoas com cérebros realmente brilhantes, que tiveram ideias sensacionais capazes de mudar a forma com que vivemos. O que seríamos de nós se pessoas assim não existissem? Enquanto muitos ficam apenas sonhando com coisas que poderiam fazer para revolucionar o mundo, existem aqueles que tem esses sonhos e também a coragem de botar a cara à tapa, agindo para colocar suas ideias em prática.

A questão é que existe um paradoxo em tudo isso. Para algumas pessoas, seria muito melhor caso esses gênios nunca tivessem existido. Alguns dos mais famosos e reconhecidos cientistas, por exemplo, agiam feito babacas dentro de casa ou com pessoas ao redor. Claro, todos fazemos coisas idiotas em certos momentos, mas não o tempo todo. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo alguns gênios que, na verdade, eram pessoas terríveis. Confere aí!

1 - Bobby Fischer era anti-semita

Fischer foi o maior jogador de xadrez de todo o mundo, fato que lhe concedeu tal fama. Venceu os mais famosos torneios do mundo, desbancando personalidades que já eram consagradas no meio. Mas dentre toda essa habilidade, também era um anti-semita terrível. Por outro lado, existe uma ironia que chega a ser engraçada... Provavelmente, ele era judeu.

Segundo a imprensa judaica, o atormentado gênio do xadrez via os judeus como "imundos, mentirosos e bastardos". Ele ficou ainda mais furioso quando seu livro foi parar na Enciclopédia Judaica. Para Fischer, queriam apenas se promover com a ajuda do sucesso do livro. Chegou a dizer para seus editores tentarem promover a religião com os próprios méritos dela, "se de fato tiver alguma".

Ele chegou a ficar obcecado pelo Terceiro Reich (Alemanha Nazi) e não ficando contente em guardar isso para si mesmo, fazia questão de espalhar seu anti-semitismo por onde quer que fosse. Chegou a espalhar panfletos sobre o tema em frente à Biblioteca Pública de Los Angeles...

2 - Isaac Newton "apagou" um cara dos livros de história, em prol da rivalidade que tinham

Sem dúvida, Newton está entre os maiores gênios e cientistas do mundo. Conseguiu descobrir grandes fenômenos, a exemplo da gravidade e das teorias descritas em suas 3 mais famosas leis. Bom, obviamente ele já sabia que entraria para a história, mas isso não o contentou. Sabe qual o nome que quase não aparece nos livros de história, graças  a Newton? Robert Hook.

Claro, você já deve ter escutado falar no cientista e em suas teorias, no entanto, ele e Isaac Newton tinham uma briga constante. Discordaram na questão sobre a luz ser ou não uma partícula. A partir daí, as coisas apenas ficaram piores. Quando Newton lançou sua teoria sobre a força da gravidade, Hook achou que também merecia créditos. Isso porque já havia trabalhado em estudos a respeito do tema anteriormente e contribuiu para as descobertas.

Porém, Newton nunca quis lhe dar nada, muito menos crédito. O ódio era visível. Depois da morte de Hook, o cientista começou a manchar a imagem do rival, afirmando que ele era uma pessoa amarga e que tomava crédito pelas descobertas de outras pessoas.

3 - Nikola Tesla acreditava na eugenia

É um pouco perigoso falar sobre o lado negativo de Tesla, visto que ele se tornou uma espécie de "santo-padroeiro" da ciência. Foi um dos maiores gênios que a humanidade já viu e certamente, um grande visionário. No entanto, não podemos ignorar seu lado terrível. Ele acreditava que a eugenia tomaria força até o ano de 2100.

Trate-se de uma teoria criada por Francis Galton, que se baseia em leis genéticas para a escolha dos melhores indivíduos, capazes de dar prosseguimento à raça humana. A partir daí, haveria um controle social, descartando aqueles com doenças, má-formações ou coisas semelhantes, em prol do enriquecimento das futuras qualidades raciais. Em 1935, enquanto os nazistas praticavam barbáries, Tesla fazia previsões para uma revista chamada Liberty.

Em uma delas, ele dizia que "precisávamos parar de fazer pessoas inferiores". Acreditava que no passado a situação era melhor, com a sobrevivência do mais apto, no entanto, a humanidade teria ganhado comodidades, possibilitando a sobrevivência dos mais fracos. Afirmava que precisaríamos começar a "eliminar as tensões menos desejáveis".

4 - John Lennon batia na esposa

Lennon foi um dos maiores gênios e personalidades da música. Ficou famoso inicialmente junto aos Beatles, se tornando referência de paz e amor. Até hoje ainda é considerado o maior ídolo de muita gente, mas convenhamos, o cara também era um verdadeiro idiota. Conforme vários relatos ocorridos ao longo dos anos, John Lennon também era um grande sexista e tinha o hábito de bater na esposa, Yoko Ono.

Publicamente, ele fazia questão de declarar seu amor pela mulher, mas em casa as coisas eram bem diferentes. Dois dias antes de morrer, ele declarou que batia em Yoko durante uma entrevista. Ainda disse que esta é uma das maiores razões por pregar a paz: "são as pessoas mais violentas que vão pelo amor e pela paz", disse ele.

5 - William Golding e sua tentativa de estupro

Golding é foi um dos maiores gênios quando o assunto é a dramaturgia. Autor do best seller "O Senhor das Moscas", também chegou a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura. O fato é que, de acordo com escritos dele mesmo, alguns problemas sérios o cercavam. Aos 18 anos, enquanto viajava por Oxford, tentou abusar de uma garota de apenas 14 anos de idade.

Relatou tudo em um livro de memórias que permaneceu desconhecido até o dia de sua morte. No entanto, ele tenta se desculpar colocando a culpa na vítima. Afirma que a menina era "depravada pela natureza" e "sexy como um macaco". Ele ainda teve a coragem de alegar que ela tinha cara de quem "queria um sexo pesado", por isso achou que seria melhor insistir, mas se assustou quando a menina fugiu. É verdadeiramente um choque saber que um dos maiores gênios da arte pensava desta forma. É lamentável.

6 - Steve Jobs era um tirano

Um dos maiores gênios no setor na tecnologia e um dos fundadores da visionária Apple, Jobs tem uma longa lista de atos terríveis. Para conseguir chegar onde chegou, é claro que precisou se esforçar bastante e não foi fácil, mas por outro lado, também precisou passar por cima de muita gente. Certa vez, enquanto trabalhava em um projeto, achou que seus funcionários estavam muito devagar. Resolveu então marcar uma reunião com todos e acredite, não foi nada agradável. Entrou na sala xingando todos e lhes acusando pelo atraso.

Enquanto estava à frente da Pixar, decidiu simplesmente demitir vários funcionários, sem nem mesmo avisar previamente ou lhes pagar indenização. Sem contar que sempre negou ações para um dos primeiros funcionários da Apple, mesmo se tratando de um amigo.

Visando sempre o lucro, enquanto trabalhava para a Atari, ficou responsável por um projeto extremamente lucrativo. No entanto, convocou o amigo Steve Wozniak para trabalhar na execução, mentindo sobre o valor que receberiam por isso. Deu a ele apenas uma parcela mínima da quantia.

7 - Einstein era um marido horrível

Mais um dos maiores gênios da ciência que possuía um lado realmente terrível. Einstein é do tipo de personalidade que dispensa comentários, a julgar por todo seu reconhecimento. No entanto, não podemos deixar de lado todas suas cruéis atitudes com a primeira esposa, Mileva Maric. De acordo com um artigo publicado pelo New York Times, o cientista poderia ser extremamente rude com a mulher e com seus filhos.

Assim que o casamento teve início, Einstein enviou uma carta para Maric, onde escrevia todas as "regras" que ela deveria seguir enquanto estivessem casados. Ela deveria sempre lavar as roupas e preparar para ele 3 refeições por dia. Detalhe: ele comeria tudo sozinho, sem nenhuma companhia. O casamento também não teria nenhum tipo de intimidade, e ela não deveria mencionar o assunto. Embora sofresse tudo isso, ainda era proibida de mencionar os atos rudes do marido na frente dos filhos. Bom, não é de se admirar que meses depois ela tenha pedido a separação.

E então pessoal, o que acharam? Já conheciam algum dos atos terríveis desses gênios da história? Compartilhem suas ideias co =m a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+