Assim como nós, humanos, o planeta Terra também está constantemente em evolução ou retrocesso, infelizmente. E com tanto tempo de existência e mudanças, algumas delas podem surpreender as pessoas. Como, por exemplo, um novo oceano.
De acordo com os estudos, o movimento das placas tectônicas da África e da Arábia, que começou há milhões de anos, está apresentando como resultado a formação de um novo oceano. Por mais que essa seja uma mudança lenta, ela é uma oportunidade incrível para que seja estudado a dinâmica tectônica e suas implicações globais.
Esse novo mar na Terra vem se formando em um local que está se transformando de uma superfície terrestre sólida para uma abertura oceânica. Essa transformação não é somente um espetáculo natural, mas uma área de estudos geológicos inestimável para que os cientistas possam entender melhor como a crosta terrestre evoluiu.
Novo oceano na Terra
O novo oceano da Terra está sendo formado por conta do movimento das placas tectônicas. Então, com a separação gradual, um espaço está se abrindo e irá ser eventualmente preenchido pelo mar. Isso é uma coisa rara e dá aos cientistas uma possibilidade sem igual de observar um oceano nascer.
Esse fenômeno acontece com o passar de milhões de anos e está literalmente mudando os continentes. O que o guia são as forças geológicas que mexem as massas de terra ao redor do planeta e acabam criando paisagens e corredores marítimos.
Por mais que esse evento aconteça em uma escala de tempo bem maior do que o tempo de vida humana, as consequências dele podem ser bem grandes. Dentre elas, o surgimento de novos litorais em países que atualmente não tem saídas para o mar, como Zâmbia e Uganda. Isso não somente muda os locais geograficamente, mas também abre um leque de oportunidades econômicas e turísticas.
Além disso, entender como os processos tectônicos moldam a Terra, pode ajudar os cientistas a preverem fenômenos parecidos em outras partes do mundo. Isso é ideal para conseguir antecipar os impactos no clima global.
E a formação de um novo oceano na Terra também é um laboratório natural para os geólogos entenderem não somente como isso aconteceu no passado, mas o que esperar no futuro geológico.
Fonte: Terra Brasil notícias
Imagens: Olhar digital