7 hábitos que todo brasileiro tem e que os gringos acham estranho

POR Ultra Curioso    EM Lugares & Construções      12/08/15 às 18h35

Existem poucas coisas no mundo tão boas quanto viajar. Sair pelo mundo sem eira nem beira e conhecer novos países, novas culturas, novos costumes. Além de ser uma experiência revigorante e que te enche de boas memórias, viajar é uma coisa comprovadamente benéfica para a saúde.

Entretanto, quando viajamos passamos a perceber o quanto o brasileiro é facilmente identificável lá fora, no estrangeiro. Não precisamos nem abrir a boca para soltar nosso vocabulário verde e amarelo, que apenas por alguns hábitos somos reconhecidos, e logo vem um "You're from Brazil, right?". Mas há certas coisas que fazemos (coisas rotineiras) que em outros países causam estranhamento e até risos.

Você vai conhecer agora 7 hábitos que todo brasileiro tem e que os gringos acham estranho. Coisas que fazemos todos dias que para nós é totalmente normal, para os gringos é totalmente bizarro.

1. Tomar banho todo dia

sonhar-tomando-banho

A maioria dos brasileiros toma de um a dois banhos todo dia. Para nós é algo normal e necessário, questão de higiene. Mas para a maioria dos países da Europa isso é algo totalmente anormal e prejudicial. O clima europeu é predominantemente frio e muitos cidadãos europeus não tem o hábito de tomar banho todo dia (alguns tomam um por semana!), preferindo "banhos" rápidos lavando rosto, axilas e partes íntimas. Isso ocorre devido ao clima e por achar que este hábito faz mal ao cabelo e pele se feito diariamente.

2. Segurar sanduíche com guardanapo e comer pizza com garfo e faca

enhanced-buzz-25591-1439297039-12

A maioria da população europeia e norte-americana não tem o hábito de comer sanduíche com guardanapo, como fazemos no Brasil. Pelo contrário, eles acham esse nosso hábito "exagerado" e bizarro.

3. Chamar uma pessoa pelo primeiro nome

Me, myself and I

Aqui no Brasil o comum é: João da Silva e Suzana Ferreira se conhecem, então logo de cara já se chamam de João e Suzana. Na maioria dos países lá fora isso é considerado estranho, e até falta de respeito. Só se chama uma pessoa pelo primeiro nome depois de adquirir intimidade. Antes, apenas pelo sobrenome acompanhado do pronome de tratamento. Na Inglaterra e EUA, por exemplo, João da Silva é Mr. Silva e Suzana Ferreira é Ms. Ferreira.

4. Ter 30 dias de férias e vários feriados

Couple on a tropical beach

Ter 30 dias de férias remuneradas e mais uma série de feriados nacionais e regionais como o brasileiro tem é o sonho de todo gringo. Para se ter uma ideia, a China só tem cinco dias de férias por ano, Japão tem oito, Alemanha tem vinte e Portugal tem 22 dias. Nos EUA, as férias nem são remuneradas!

5. Ter o costume de chegar atrasado em compromissos e festas

impotancia-da-pontualidade

No Brasil é assim: se uma festa na casa de alguém marcada para começar às 20h, só às 20h30 os convidados começam a chegar. Esse hábito em países europeus como a Inglaterra - Reino Unido - seria um tremendo desrespeito e falta consideração. Os europeus (especialmente os britânicos) normalmente tem uma pontualidade impecável! Se uma pessoa marca um compromisso às 20h, às 19h59 ela estará no local te esperando.

6. Terminar uma mensagem com "Abraços!" ou "Beijos!"

noi

Mesmo que não se conheça bem a pessoa, é normal no Brasil finalizar uma mensagem (whatsapp, e-mail, SMS) com um "Abraços!" ou "Beijos!". Os cidadãos europeus e norte-americanos são um pouco individualistas e reservados no começo de relações, e mensagens assim são consideradas invasivas e "inconvenientes" se o cidadão não conhecer muito bem a pessoa. É como se ela quisesse realmente tascar um beijo nela sem a conhecer.

7. Usar lixeiras no banheiro para jogar o papel sujo

lixeiras_de_banheiro_0ae6_460x300

Pois é, para os gringos jogar o papel higiênico usado no cesto de lixo do banheiro é nojento. O hábito estrangeiro é descartar o papel na própria privada e dar descarga, e não acumulá-lo na lixeira até trocar. Pensando bem, nesse quesito eles são mais limpinhos.

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+