Curiosidades

7 alimentos para te manter em forma depois dos 40 anos

0

Nos dias atuais, a busca por um estilo de vida mais saudável e hábitos alimentares positivos é o que a maioria das pessoas está querendo. Aumentar a expectativa de vida e se preocupar com o ‘como’ viverá os anos seguintes é quase regra atualmente.

Todos sabemos que uma boa alimentação pode influenciar sim na nossa saúde e na disposição que temos para enfrentar o dia a dia. O segredo não está em apenas comer frutas e legumes. Mas também em fazer uma dieta equilibrada com todos os alimentos em quantidades certas. Isso porque o nosso corpo precisa de um pouco de cada nutriente para que tenhamos uma vida saudável.

Essa mudança de pensamento geralmente acontece porque a própria pessoa também vai mudando com o passar do tempo. E cuidar da alimentação significa, na realidade, cuidar de si mesmo. Mostramos aqui alguns  alimentos que vão fortalecer sua saúde, principalmente das pessoas que já tem mais de 40 anos.

1 – Frutas vermelhas, sementes de linhaça e soja

Esses alimentos são recomendados para um peito saudável. É cientificamente comprovado que mirtilos  diminuem, de forma significativa, o risco de câncer de mama. O ideal é consumir até 100 gramas por dia. Além dele, outras frutas vermelhas, como por exemplo morangos e framboesas, também dão os mesmos benefícios.

2 – Frutas, vegetais, peixes e azeite

Esses alimentos ajudam a diminuir o risco de a pessoa desenvolver a doença de Alzheimer. Eles conseguem fazer tal efeito por conta da alta concentração de antioxidantes que estes alimentos possuem. Além disso, eles também têm um efeito positivo nos vasos sanguíneos, neurônios e também agem como anti-inflamatórios. Também são ricos em vitamina A, C, E, carotenoides e selênio.

3 – Vegetais verdes

Os vegetais, principalmente os verdes, são bastante eficazes contra o câncer. Segundo Richard Béliveau, especialista em bioquímica da Universidade de Quebec, “o arsenal de defesa que as plantas nos fornecem é impressionante. Existem mais de 10.000 moléculas, polifenóis, compostos de enxofre, terpenos, capaz de interferir, desacelerar até mesmo anular os fenômenos que favorecem o surgimento e progressão das células cancerosas em humanos”.

4 – Alho

Consumir alho ajuda na diminuição do risco de câncer d cólon, estômago e esôfago. Isso acontece porque o alimento é rico em compostos de enxofre. O recomendável é comer alho todos os dias em uma quantidade variável entre dois e cinco gramas.

5 – Chocolate amargo

Nem todo mundo associa o chocolate com uma melhor saúde. Mas, dependendo do seu teor, ele pode sim ser um grande aliado. Por exemplo, o chocolate amargo diminui o risco de acidente vascular cerebral (AVC). E isso se dá por conta da concentração de polifenóis de cacau. Os nutricionistas recomendam que as pessoas comam 15 gramas por dia, o que é um ou dois quadradinhos.

6 – Café e chá

O café é rico em cafeína e isso o faz ser bem eficaz na prevenção do Alzheimer. Tudo porque a cafeína é conhecida por suas propriedades neuronais. Mas é importante tomar cuidado para não passar de quatro xícaras por dia.

E a teína tem benefícios parecidos no cérebro. Por isso, se você não for uma pessoa que gosta de tomar café, pode substituí-lo por chá. O chá verde, por exemplo, tem várias moléculas anticâncer. E os cientistas recomendam beber três ou quatro xícaras por dia.

7 – Repolho

O repolho é rico em glucosinatos que eliminam as células cancerosas, ajudando a diminuir o risco de câncer de pulmão. O repolho está entre os alimentos que mais fazem bem para as pessoas.

7 ideias de café da manhã para perder barriga

Matéria anterior

Vídeo inédito mostra lulas gigantes caçando presas no fundo do mar

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.