• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 histórias de ex-detentos que deram a volta por cima

POR Diogo Quiareli    EM História      20/03/18 às 15h37

A vida não é fácil e por isso, muitas pessoas enfrentam diversos problemas no decorrer dela. Nem todos possuem as mesmas oportunidades e algumas pessoas encontram no mundo do crime uma solução para sua vida. Seja para ganhar dinheiro ou como refúgio para algo, alguns jovens resolvem aventurar-se por esse caminho ainda bem cedo. O resultado não é dos melhores e a maioria acaba em uma prisão. Alguns saem rapidamente, outros permanecem por anos e pouquíssimos conseguem dar a volta por cima e mudar de vida. Alguns presidiários conseguiram tornar-se milionários após cumprir sua sentença, outros apenas mudaram totalmente seu estilo de vida.

Pensando melhor sobre isso, nós da redação Fatos Desconhecidos listamos para você, caro leitor, alguns exemplos de ex-presidiários que deram a volta por cima. Após uma pesquisa, descobrimos casos de homens que ficaram extremamente milionários e receberam reconhecimento nacional por algum feito. Se você tem algum amigo que gosta desse tipo de  matéria, compartilhe com ele desde já. Agora, sem mais delongas, confira conosco essa lista e surpreenda-se.

1 - Daniel Manville

Daniel Manville é um ex-presidiário que se tornou advogado. Antes de se formar como um defensor dos direitos dos prisioneiros, ele passou três anos e quatros meses preso por homicídio culposo. Ele continuou estudando durante seu tempo preso e, com isso, obteve dois diplomas universitários enquanto cumpria sua sentença. Ele se encantou com os estudos e decidiu cursar direito quando saiu da prisão. Ele foi aprovado nos exames em Michigan e Washington depois de muitos anos. Após se formar, dedicou-se em ações para melhorar o sistema prisional e representou vários detentos e guardas em casos civis.

2 - Jeff Henderson

Antes de se tornar um excelente cozinheiro de luxo, Jeff era usuário massivo de cocaína. Quando adolescente, ele fabricava e vendia a droga em Los Angeles. Com 14 anos, ele chegava a ganhar US$ 35.000 por semana. Ele foi preso por dez anos após um de seus homens ser pego carregando seu produto. Na prisão ele descobriu que tinha talento para cozinhar e praticava isso constantemente na cozinha do local. Após ser liberto mais cedo por bom comportamento, Henderson trabalhou em alguns dos melhores restaurantes de Los Angeles. Decidiu se arriscar em Las Vegas, mas fracassou por causa de seu passado criminoso. Finalmente conseguiu emprego no Caesar"s Palace. Daí em diante, sua vida deu certo e ele chegou a ganhar o prêmio de melhor chefe de cozinha em 2001.

3 - Larry Lawton

Larry Lawton foi um dos ladrões de jóias mais famoso da América. Ele chegou a ficar no topo da lista dos mais procurados pelo FBI na costa leste. No entanto, ele se concentrou em uma missão: usar sua experiência para salvar jovens da vida criminal. Lawton deu uma reviravolta durante seus doze anos na prisão. Um dos seus amigos cometeu suicídio em sua cela e ele sentiu-se capaz de ajudar, pois estava solitário na época. Após sair, Lawton estabeleceu seu programa para ajudar jovens que estavam pretendendo cometer suicídio. Seus esforços não foram em vão e ele foi designado como "policial honorário" pela policia local. Ele é o primeiro ex-condenado a receber esse título nos EUA.

4 - Reginald Dwayne Betts

Esse é um dos famosos casos de gênios que se deram mal. Embora fosse um aluno talentoso, Betts cometeu um dos maiores erros de sua vida aos 16 anos. Ele foi pego com um amigo roubando um homem e fugiram com seu carro. Ele foi preso como um adulto e condenado a 9 anos de prisão, onde viveu coisas horríveis com prisioneiros juvenis. Para manter sua sanidade, ele lia constantemente. Ele se rendeu a poesia quando alguém lhe deu uma cópia de "The Black Poets de Duddly Randall. Após sair, Betts terminou os estudos e se tornou uma voz ativa na reforma do sistema de justiça juvenil. Ele também criou um clube de leitura para jovens locais e estimula-os a poesia.

5 - Eugene-Françóis Vidocq

Você pode não acreditar, mas o antecessor da moderna Polícia Nacional Francesa foi criado por um ex-condenado. Vidocq viveu uma vida muito dolorida e foi acusado de vários crimes. Após um tempo, ele ofereceu assistência à polícia e trabalhou como um espião do mundo do crime. Ele tornou-se tão eficaz no trabalho de apreensão de criminosos e na resolução de casos complexos que as autoridades criaram a Brigada Surete, que mais tarde se espalhou por todo o país. Sob a liderança dele, reduziu-se significativamente a taxa de crimes. Posteriormente, ele criou sua própria agência de detetives particulares.

6 - Mark "Chopper" Read

Mark Chopper Read é australiano. O nativo de Melbourne teve uma infância problemática e começou sua carreira criminal roubando traficantes de drogas. Ele se destacava com suas tatuagens e suas orelhas cortadas. Ele foi preso por diversas coisas, desde assalto à mão armada até tentativa de sequestro de um juiz. Enquanto estava na prisão, Mark escreveu várias séries criminais com base em suas experiências que mais tarde tornaram-se best-sellers. Após sair, Road tornou-se uma celebridade na cena australiana e ganhou um filme em 2000 sobre sua vida.

7 - Eugene Brown

Eugene viveu uma juventude de alto risco. Ele frequentemente se misturava com pessoas ruins onde morava, em Washington. Após uma tentativa fracassada de assalto, ele foi preso em Nova Jersey. Durante sua estadia na prisão, Brown se encontrou com Massey, um homem que adorava jogar xadrez. Durante um mês jogando xadrez com ele, Eugene percebeu que o hobbie fazia bem pra sua vida.

Após sair da prisão e retornar para Washington, Brown ensinou xadrez ao seu neto, que também apresentava problemas comportamentais. O resultado disso foi muito positivo. Antes de perceber, ele formou seu próprio clube de xadrez e tornou-se bem sucedido ensinando aos jovens algumas lições de vida. Mais tarde, tornou-se um empresário imobiliário bem sucedido, mas continuou orientando jovens com o xadrez. Sua vida ganhou um filme em 2014.

E aí, o que você achou dessas histórias? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

Próxima Matéria
Via   Listverse  
Imagens Inoxline
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+