Entretenimento

7 histórias reais incríveis por trás de memes famosos

0

Meme é uma palavra grega, que significa “imitação”. No mundo digital, o termo é utilizado para se referir a toda informação que viraliza, ou seja, é espalhada pela rede de uma maneira veloz e massiva. A informação pode ser uma imagem, um gif, uma ideia, uma frase, um video, qualquer tipo de mídia que alcance uma popularidade assombrosa nos moldes da vida acelerada, dinâmica e cômica da internet. Os brasileiros são famosos mundialmente pela fabricação de memes.

Mas você já parou para pensar que por trás de cada imagem, vídeo, frase, existe uma história para explicar aquele momento registrado? Toda inspiração nasce de alguma situação única. E às vezes, a interpretação que damos a um meme pode ser completamente diferente da sua intenção original.

Confira agora 7 histórias por trás de 7 dos mais famosos memes da rede digital:

1 – A garotinha piromaníaca

O olhar aparentemente “sádico” da garotinha parece dizer que está gostando do incêndio. Essa imagem rodou o mundo, e parece uma cena de filme de terror, se a imagem e o próprio incêndio não fossem reais.
Tudo aconteceu em meados de 2004. Um fogo real, mas controlado pelos bombeiros foi filmado ao vivo pelo próprios profissionais com a intenção de registrar e analisar posteriormente, o trabalho da equipe.

David Roth e sua filha Zoe, a garotinha, moravam há dois quarteirões de onde tudo acontecia. Não se sabe se Zoe foi acalmada pelo pai ou se ela é apenas vaidosa e bastante fotogênica, mesmo durante incêndios. O impressionante mesmo é que David conseguiu capturar um instante preciso de um sorriso sinistro da filha, que viralizou na internet e até hoje a foto é utilizada como meme.

2 – O cão irônico

A posição das patas do cachorro, a cabeça ligeiramente virada para o lado e o olhar um tanto quanto desconfiado desse cão, conquistou uma legião de fãs na internet. Kabosu, o cachorro, é tão expressivo que parece ser possível colocar pensamentos humanos nele. A maioria dos memes com o cachorro são comentários irônicos, como “Uau, sério mesmo?”ou “Nossa… que medo de você”.

Quem vê Kabosu com essa pelagem saudável, deitado sobre o conforto de um sofá, nem imagina que esse Shiba Inu (a raça do cão) quase teve de ser sacrificado devido as condições em que foi encontrado por professores de jardim de infância em uma escola do Japão. Uma das professoras, Atsuko Sato, no entanto, resolveu dar um lar e cuidar de Kabosu, que hoje faz a alegria de muita gente ao redor do mundo.

3 – Todo dia um 7 a 1 na vida

Tradução literal do meme: “Ter relações sexuais com sua nova namorada pela primeira vez…. Engravidá-la”.

Sobreviver ao colégio, à faculdade, a vida em si, e ainda com bom humor, definitivamente não é para qualquer um. A foto do garoto é um clássico das escolas americanas que realizam anuários para manter o registro de todos os alunos que passam por ali. Agora, tradição mesmo são a quantidade de fotos vergonhosas que saem dessa prática tão dolorosa para os estudantes. O aparelho ortodôntico, as espinhas e todos os outros efeitos da puberdade não ajudam em nada. Esse é um meme perfeito para quem consegue rir mesmo quando tudo na vida está ruim.

O estudante da foto se chama Kyle. Ele explicou que essa foto foi a segunda que o fotógrafo da escola pediu para tirar dele. Porque a primeira tinha ficado com uma “cara engraçada”. É realmente uma pena que não tenhamos acesso a primeira foto, mas a internet agradece pela segunda foto.

4 – A garota apegada

Tradução literal do meme: “No primeiro encontro: ‘Você daria um ótimo pai'”.

Não é possível fugir de alguns estereótipos. É o caso da garota apegada e obsessiva demais que assusta todos os seus possíveis amores por colocar “a carroça na frente dos bois”. A jovem dessa foto tem um sorriso lindo, mas acompanhado desse olhar assutador e arregalado, se tornou um meme perfeito para representar as jovens desesperadas para se casar e ter filhos.

Lana Morris é o nome da mulher. A imagem na verdade é um print tirado de um vídeo que Lana fez parodiando o cantor Justin Bieber. No entanto, depois da fama, Lana assumiu a personalidade famosa que adquiriu e até hoje faz videos em seu canal do youtube, com todo tipo de olhares assustadores e super engraçados.

5 – Bebê vitorioso

A imagem desse bebê que parece comemorar com muita intensidade alguma vitória viralizou na internet e permanece sendo um dos memes mais marcantes, mesmo após 10 anos do registro, quando essa foto foi tirada e postada no MySpace.

O bebê se chama Sammy e quem tirou sua foto foi sua mãe, Laney Grimer. Ela postou a imagem com a legenda de uma criança que “detesta castelos de areia”. A fisionomia expressiva do bebê encantou a todos. Ele realmente parece querer dizer algo com o olhar, as mãozinhas e a expressão da boca. Depois disso, o meme nunca mais parou e é atribuído a diversas situações dependendo da interpretação e criatividade de cada um.

Hoje, Sammy já é uma criança desenvolvida. E sua fama não foi em vão. Ajudou seu pai a conseguir doações em uma campanha na internet, quando precisou de um transplante de rim.

6 – O Filósoforaptor

Essa imagem do dinossauro, segundo o Business Insider, foi rastreada e encontrada na internet, tendo sido postada em um fórum, pela primeira vez, em 1998. No entanto, o visual popular do dinossauro, que coloca um dos “dedos” abaixo do queixo como se pensasse/filosofasse foi desenhado por Sam Smith. Ele é um designer de estampas de camisetas, e criou a imagem especialmente para o site LonelyDinosaur. Logo, a imagem viralizou e se tornou um meme, sendo utilizado e interpretado à maneira cômica de cada um.

7 – Ai, Ai, Ui, Ui

Esse meme não é uma mera invenção de traços feitos por um desenhista profissional. Na verdade, esse é um desenho que retrata uma cena real do célebre astrofísico e dramaturgo, Neil deGrasse Tyson. A inspiração do momento veio de um vídeo em que Tyson reage ao parafrasear Isaac Newton, em 2011. A reação primeiro virou um gif. Depois foi transformada em desenho e se tornou um meme, muito utilizado para expressar uma ideia sarcástica e engraçada.

Já conhecia a história de algum desses memes? Qual você mais utiliza? Não esqueça de deixar o seu comentário e aproveite também para compartilhar a matéria com seus amigos. 

7 segredos de Supernatural que os criadores quem enterrar

Matéria anterior

7 benefícios em ser bagunceiro(a) que você nunca imaginou antes

Próxima matéria

Você pode gostar