Curiosidades

7 ideias geniais que ninguém acreditava e deram certo

0

É comum o pensamento de que as ideias geniais surjam de laboratórios, reuniões importantes, a partir de uma grande infraestrutura capaz de suporte ao pensamento. Raramente acontece assim. A verdade é que a maioria das ideias inovadoras nascem de atitudes simples. Durante um banho relaxante no chuveiro, uma caminhada no parque ou até mesmo em uma conversa trivial entre amigos. A espontaneidade também é importante para o processo. É preciso ter a mente relaxada e tranquila para deixar que os pensamentos fluam naturalmente.

Outro ponto que marca a genialidade das ideias é estar atento à necessidade simples das pessoas, pensar a frente do seu tempo, o que realmente pode fazer a diferença na vida dos futuros clientes em potencial.  A fim de inspirar você, o mercado e futuros empreendedores, a Fatos Desconhecidos traz para você 7 ideias geniais, que de tão genias, ninguém acreditava que daria certo. E hoje, são um sucesso. Confira:

1 – Youtube

Três programadores ficaram amigos trabalhando na mesma empresa do PayPal. Eram meados de 2005 quando Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim se aproximaram pelos gostos em comum. Um dia, Chad e Steve foram a um jantar, mas Karim não pode comparecer. O que os dois amigos fizeram para incluir Karim à festividade? Tentaram compartilhar um vídeo do momento, o que provou ser um processo extramente difícil e lento.

“Estávamos em um jantar em janeiro de 2005, onde fizemos arquivos digitais. No dia seguinte, não conseguíamos enviá-los por e-mail e demoramos muito para colocá-los na internet. Pensamos que deveria haver uma forma mais fácil de fazer isso”, explicou Hurley, segundo matéria publicada pelo portal G1.

Essa discussão levou à inspiração do que se tornaria o Youtube. Muita gente não acreditou que o site se sustentaria sem exigir pagamento ou assinatura dos clientes. Contrariando todas as expectativas negativas, hoje ninguém consegue pensar em uma vida digital sem o Youtube.

2 – Uber

Travis Kalanick e Garret Camy são dois programadores e amigos de longa data. Em uma viagem à negócios por Paris, em 2008, eles se deram conta que às vezes, era difícil encontrar um táxi, ainda mais em um país estrangeiro. Os dois pensaram como seria bom apertar um botão no celular e conseguir um carro quase que instantaneamente. A dificuldade do dia-a-dia evidenciou o problema. E é justamente dos problemas que nascem as melhores soluções.

Em 2009, os dois programadores resolveram atender a demanda de que eles próprios sentiam necessidade: nascia assim o UberCab, na cidade de São Francisco, em 2009.

A ideia caminhou com os próprios pés e recebeu propaganda de onde menos esperavam, das celebridades peso-pesado. Se Ashton Kutcher, Edward Norton e Jay-Z estavam utilizando o serviço, isso só podia significar qualidade e excelência. O serviço do Uber provou ser uma ideia genial, espalhando-se por todos os cantos do mundo.

No Brasil, houve um impacto pessimista logo no início da implantação do Uber.  A disputa do serviço entre os taxistas foi motivo de violência e discussões acaloradas. Hoje, tramita no Senado, ao menos três projetos de lei para resolver o conflito, segundo o portal “A voz do taxista“.

Claro que o aplicativo e o serviço dependem de constantes aprimoramentos e mostram falhas ao longo do processo. O que não se pode negar é que a concorrência abriu um espaço importante dentro do mercado, que se tornou mais democrático, acessível e inovador.

3 – Instagram

Kevin Systrom estudava na Universidade de Stanford, mas no terceiro ano decidiu ir à Florença para estudar fotografia. Essa arte era sua verdadeira paixão e para o curso, ele investiu seu dinheiro em uma câmara Holga 1982, que revela fotos em formato quadrado. Isso inspirou Systrom a desenvolver um aplicativo onde tudo girasse em torno das fotografias.

Onde o espaço pudesse também ser uma rede de interação social e as fotos, pudessem tornar a vida das pessoas em uma espécie de “álbum-de-obra-de-arte”. A inspiração florentina de Systrom tornou-se o Instragram, o aplicativo que mudou todo o conceito de fotografia móvel.

“Com um pouco de hesitação, eu cliquei no botão que lançou o Instagram na loja de aplicativos da Apple”, contou Systrom, meses depois, conforme matéria publicada pelo portal Terra. Em menos de 24 horas, o aplicativo gratuito tornou-se o mais baixado da App Store.

4 – Warner Bros. Pictures

Quando Harry, Albert, Sam e Jack Warner, quatro irmãos jovens norte-americanos decidiram investir o futuro na criação de uma produtora e distribuidora cinematográfica, com certeza muita gente não acreditou no sonho utópico dos garotos. O ano da fundação ficou marcado no calendário: 4 de abril de 1923.

Harry e Albert decidiram cuidar da gestão e dos negócios financeiros da companhia, enquanto Sam e Jack dedicaram seu tempo à produções artísticas de filme. Hoje, a Warner Bros. tem o seu lugar garantido na indústria, tendo em seu catálogo uma série de filmes e franquias que permanecem sendo um sucesso, mesmo após anos de lançamento.

A trajetória completa dos irmãos e da companhia pode ser lido na íntegra (em inglês), no site da empresa.

5 – Apple

Steve Jobs em 2007 disse que “se o Iphone ocupasse 1% do mercado, já seria um êxito”. Se nem mesmo Jobs acreditava no sucesso estrondoso que a Apple se tornaria, que dirá o mundo tecnológico, ainda pouco desenvolvido durante o período. Steve Wozniak, Ronald Wayne e Jobs criaram a Apple no dia primeiro de abril de 1976, em Cupertino, no Vale do Silício. Por ironia, “o dia da mentira” não azarou o projeto dos três gênios que se reuniram durante anos em uma garagem.

Lá, eles desenvolveram e sonharam com o projeto que na época, ainda parecia um tanto quanto utópico e distante. Se hoje o computador está na palma de sua mão, e pode te acompanhar mundo afora, sem a necessidade de um teclado e/ou um mouse físico, tudo graças a Apple.

Ideais geniais nascem com regularidade de lugares simples, em uma garagem, por exemplo, e na companhia de amigos. A matéria da TechTudo conta detalhes dessa história cronologicamente.

6 – Lego

Ole Kirk Kristiansen era um carpinteiro que foi a falência, ficou viúvo e viu-se sozinho para criar 4 filhos. Para não deixar a tristeza tomar conta de sua vida, Ole começou a desenvolver brinquedos de madeira para entreter seus filhos. A palavra “Lego” é uma abreviação dinamarquesa de uma expressão: “leg godt” que significam “jogar bem”.

Ole pensou nesse nome enquanto ensinava aos filhos como brincar de maneira saudável, sem que houvesse conflitos entre os irmãos. A criatividade de Ole se transformou em uma oficina.

De 1932 até 1954 muita coisa mudou na vida da família e foi nesse momento que nasceram os primeiros blocos. O mecanismo para encaixá-los foi desenvolvido em 1961. Daí em diante o brinquedo nunca mais deixou as prateleiras do mercado. O lego continua encantando e incentivando a criatividade não apenas das crianças, mas de muitos adultos.

A marca, em sua comemoração de 80 anos, fez uma animação para contar essa história de superação e vitória. Para conferir o vídeo, clique aqui.

7 – Nike

Phil Night se apaixonou por uma mulher durante uma viagem ao Japão. Os dois se conheceram no Monte Fuji. Tiveram um romance fugaz, mas quando os dois americanos voltaram para casa, Phil para Oregon e a moça para Maryland, a mulher misteriosa decidiu terminar o relacionamento. Ela teria dito: “Não vai dar. Você não é sofisticado o bastante para mim”.

Era 1975, a Nike enfrentava problemas financeiros: devia funcionários, sofria com fluxo de caixa, deixou de honrar débitos com fornecedores… O banco também desistiu da empresa. “Senhores, decidimos que não queremos mais ter sua empresa como cliente do nosso banco”, teriam dito. O FBI caracterizou a prática da Nike como fraude bancária.

Ninguém acreditava na empresa, mas Phil Night seguiu em frente e não desistiu de seu projeto. A trajetória completa é contada em sua biografia “Shoe Dog – A Memoir by The Creator of Nike” (Loucos por sapatos – Uma memória do criador da Nike), conforme matéria publica pela Folha de S. Paulo. Ninguém mais dúvida que a marca é um sucesso sem precedentes.

Ficou inspirado por essas ideias geniais e a história de como nasceram? Não esqueça de deixar o seu comentário e aproveite também para compartilhar a matéria com seus amigos criativos.

9 coisas que os jovens pais fazem e precisam parar agora mesmo

Matéria anterior

O que são essas bolinhas vermelhas na pele e como evitar?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos