A semana de trabalho com menos dias é debatida no mundo todo, mas ainda é colocada em prática somente em alguns lugares. Como por exemplo na Islândia, que começou seus passos para uma semana de 4 dias em 2015 com um experimento feito com 2.500 trabalhadores convidados. Com os dados animadores e feedbacks positivos, em 2019 eles implantaram a diminuição da jornada de trabalho.
De acordo com o relatório de 2024 do The Autonomy Institute, grande parte da força de trabalho da Islândia, 86%, trabalha normalmente entre 35 e 36 horas semanais. Segundo a CNN, essa mudança na jornada de trabalho aconteceu graças a negociação coletiva e pela força dos acordos sindicais.
Com essa semana de 4 dias na Islândia, os funcionários podem escolher entre diminuir suas horas semanais ou ter uma semana de trabalho com menos dias. Essas possibilidades são a chave para o sucesso e adesão desse novo modelo.
Inicialmente, o temido era um possível colapso na produtividade ou no salário. Contudo, os resultados vistos na Islândia colocaram esses medos de lado com relatórios mostrando que a produtividade não somente permaneceu a mesma como, às vezes, até melhorou.
Hygibras
Essas melhoras podem ser explicadas na melhora significativa do bem-estar dos trabalhadores. De acordo com o The Autonomy Institute, na Islândia, com a semana de 4 dias houve uma diminuição significativa nos níveis de estresse e dos casos de burnout com os funcionários tendo uma capacidade melhor de equilibrar o trabalho com a vida pessoal.
Isso vai de encontro com o que é a prioridade da geração Z, com a maior parte dela, aproximadamente 81%, convencida de que diminuir a jornada de trabalho é sinônimo de uma maior eficiência. Além de também priorizar a saúde mental como algo essencial.
Vários fatores explicam o motivo da Islândia ter conseguido adotar a semana de 4 dais de forma bem sucedida. O primeiro, e essencial, foi a mudança acontecer sem nenhuma perda de salário ou diminuição de benefícios. Além disso, o país investiu forte na digitalização dos negócios e serviços públicos. E como o país tem uma das infraestruturas de internet mais avançadas do mundo, isso facilita manter a produtividade e crescer o trabalho remoto e otimização de processos.
Outro ponto interessante foi a produtividade na Islândia, que foi a que mais aumentou entre os países nórdicos nos últimos cinco anos. De acordo com o Comitê de Estatísticas do Mercado de Trabalho, o aumento foi de 1,5%, além da economia ter subido 4,1% em 2023, conforme a FOX 10.
Com anos de implementação, a semana de 4 dias na Islândia mostra que diminuir a jornada de trabalho não é uma utopia e pode sim ser uma estratégia para a produtividade, o bem-estar dos funcionários e até igualdade social.
Fonte: IGN
Imagens: Hygibras