• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 incríveis animais extintos que não eram dinossauros

POR Leticia Rocha    EM Mundo Animal      20/12/18 às 14h00

Sempre que falamos sobre animais extintos, a primeira coisa que vem a nossa mente são os dinossauros! Mas eles não foram os únicos animais extintos da face da Terra. Na verdade milhares de animais já desaparecem do planeta e nós nem se quer tivemos a oportunidade de conhece-los.

Muitas das espécies que já desapareceram nós nem se quer sabemos o nome. No entanto, elas não podem deixar de ser mencionadas. É claro que nesse texto você não vai encontrar nem metade de todos os animais que já foram extintos, mas já vai poder conhecer um pouco mais sobre eles.

Confira agora alguns animais incríveis que já não estão entre nós.

1 -  Hallucigenia

Também conhecida como alucigênia, um fóssil desse animal foi encontrado em 1911. Análises sobre o fóssil indicaram que ele existiu há 508 milhões de anos. A alucigênia habitava os fundos dos mares e tinha um corpo diferente e espinhento. Ao contrário do que você possa imaginar, isso na parte de cima são as pernas do animal, que também serviam com proteção. Na parte de baixo os tentáculos também ajudavam na tarefa de se locomover e de capturar alimentos. Mesmo o fóssil tendo sido descoberto há tanto tempo, os pesquisadores ainda buscam desvendar as características do animal.

2 - Tiktaalik

O Tiktaalik foi um dos animais que surgiu poucos milhares de anos após a alucigênia. Também vivia na água, no entanto, já tinha algumas características que o permitia sair da água. Na verdade, foi provavelmente um dos primeiros animais com essa habilidade. Seu corpo era de peixe, mas também com algumas características de animais quadrúpedes. Suas pernas eram na verdade barbatanas longas que o permitia andar ou nadar no leito dos rios.

3 - Pulmonoscorpius kirktonensis

O Pulmonoscorpius era uma espécie de escorpião gigante, maior até que alguns gatos de estimação. O animal media 70 centímetros e viveu há cerca de 340 milhões de anos atrás. Ao contrário dos escorpiões que conhecemos atualmente, estes tinham os olhos extremamente grandes. Segundo os estudiosos, essa pode ser uma evidência de que eles caçavam durante o dia.

4 - Helicoprion

O Helicoprion foi um peixe aquático muito parecido com os tubarões. O animal viveu há cerca de 290 milhões de anos atrás e tinha uma estrutura dental que confundiu inclusive os pesquisadores. Sua mandíbula era formada por uma espiral de dentes. Para se alimentar, ele capturava suas presas (parentes de lulas) dentro da boca e girava a espiral. Algo similar ao movimento de mastigar.

5 - Eurohippus messelensis

O Eurohippus messelensis foi uma espécie de cavalo em miniatura que viveu há 47 milhões de anos atrás. O fóssil do animal foi encontrado na Alemanha, em um lago vulcânico. Sua estatura era similar a de uma raposa e antes, acreditava-se que ele havia morrido em decorrência de ter comido frutas fermentadas. No entanto, mais tarde se descobriu que sua morte foi causada pela inalação de gases tóxicos liberadas pelo lago.

6 - Smilodon

O smilidon é mais conhecida como dente-de-sabre (parecido com o Diego do filme A Era do Gelo). O animal era mais robusto que os tigres que conhecemos atualmente e claro, tinha as presas imensas que ajudavam no momento da caça. O tigre existiu há cerca de 10 mil anos atrás, em comparação com os demais, ele foi um extinto mais recentemente.

7 - Mamute

O mamute são parentes muito próximo dos elefantes. A principal diferença é que eles tinham o corpo coberto por pelos. Os animais desapareçam por conta da caça predatória e das mudanças climáticas. Isso aconteceu há cerca de 5 mil anos atrás. Este é um exemplo do quanto a ação humana interferiu na vida animal e no equilíbrio da fauna.

Você já tinha ouvido falar de algum desses animais? Nos conte aqui nos comentários e aproveita para compartilhar a matéria com seus amigos que sempre sonharam em ser arqueólogos.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Leticia Rocha
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+