• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 lições que os brasileiros precisam aprender com os europeus

POR Mateus Graff    EM Mundo Afora      23/06/16 às 15h58

Já pensou em como a vida na Europa é muito melhor do que a vida no Brasil? Primeiramente não queremos criticar o Brasil, muito pelo contrário, essa matéria foi criada para termos uma noção de como é a vida na Europa e como nós podemos aprender com eles, alguns exemplos de coisas simples que podem fazer grandes mudanças em nossa vida. Bom, com certeza nós temos algumas coisas positivas em comparação a Europa, mas hoje vamos falar das coisas negativas do Brasil que nós podemos aprender com os europeus.

Mais uma vez deixando claro que não queremos falar mal do nosso querido país, apenas fazer comparações e criticas construtivas que podem fazer com que todos nós tenhamos uma melhor qualidade de vida. Então, caros amigos, confiram agora a nossa matéria com as 7 lições que os brasileiros precisam aprender com os europeus:

1 - Não jogar lixo na rua

002

Realmente parece ser uma cultura dos europeus deixar as cidades limpas e impecáveis. Claro que muitos brasileiros tem a consciência de que jogar lixo na rua não é o certo a se fazer, mas quantas pessoas vocês já viram jogando um papelzinho de bala ou uma latinha de cerveja na rua? Todos estão cientes dos problemas que o lixo na rua pode causar, mas ainda sim continuam a fazer. Já existem algumas cidades no Brasil que multa quem joga lixo na rua, mas são pouquíssimas cidades. Na Europa, cidades como Paris, Londres, Edimburgo e Dublin também tem leis contra quem joga lixo na rua, e as pessoas costumam respeitar essas leis.

2 - Transporte público

001

Em grandes partes das cidades da Europa, o preço da passagem de ônibus e metrô realmente é muito mais caro que no Brasil, se comparados com o salário mínimo de cada país. Mas quem aí de vocês não faria questão de pagar um pouco mais caro na passagem de ônibus para ter um transporte público decente? Transporte pontual e com assento para todos, vocês já viram isso no nosso país? Realmente a qualidade do transporte público é uma coisa que nós temos que herdar dos europeus, e logo!

3 - Qualidade de serviços

004

A Europa tem uma economia eficiente e integrada, onde além dos serviços serem de alta qualidade, o consumidor tem a garantia de que os direitos serão defendidos em caso de problemas com compra de bens ou serviços. Quantos de vocês já tiveram problemas com serviços ou compra de bens de tiveram a maior dificuldade para resolver? Na Europa a coisa é bem diferente, e essa é uma lição que todo brasileiro deveria aprender.

4 - Combate a corrupção

003

Vocês já ouviram falar sobre o fim da corrupção na Dinamarca? O país se encontra entre o primeiro e o segundo lugar de países menos corruptos do mundo, isso porque foi criado o Índice de Percepção em 1995. Coisas como menos regalias para os políticos, pouco espaço para indicar cargos, transparência ampla, polícia preparada e confiável e empenho constante contra corrupção ajudaram a praticamente acabar com toda a corrupção do país. Na verdade, não queremos dar esse exemplo apenas para o Brasil, mas achamos que todo os países do mundo deveriam tomar a Dinamarca como exemplo para exterminar a corrupção.

5 - "Jeitinho Europeu"

06

Vocês já ouviram falar no "jeitinho brasileiro", certo? E no "jeitinho europeu"? Provavelmente vocês nunca ouviram falar, até porque isso nem existe. Esse item nós criamos para explicar para vocês o fato de que eles não dão um jeitinho para as coisas, eles simplesmente fazem as coisas como devem ser feitas, respeitam as regras e seguem a risca assim como deve ser. Nós brasileiros costumamos dar um jeitinho em tudo, furamos fila, furamos o sinal, estacionamos em lugar proibido mesmo que seja rapidinho, procuramos contatos para agilizar as coisas, tudo isso faz parte do nosso "jeitinho brasileiro", e todos nós sabemos que não é a coisa certa a se fazer.

6 - Qualidade de vida

07

É, esse é um dos itens mais previsíveis dessa matéria, não queríamos colocá-lo aqui, mas impossível não falar da qualidade de vida dos europeus e da qualidade de vida dos brasileiros. Não vamos aprofundar muito nesse assunto, mas coisas como educação, transporte público e segurança na Europa são apenas algumas coisas que os brasileiros deveriam tirar como exemplo, isso sem falar que os cidadãos veem para onde o dinheiro os impostos vão e que com uma quantia pequena de dinheiro pode-se ter acesso a várias coisas boas.

7 - Cervejarias

Guinness Storehouse, Dublin 2014

Realmente a cerveja parece ser uma das paixões dos brasileiros, é a bebida mais consumida do país, e uma prova disso é o monopólio da industria de cerveja que acontece no Brasil. Na Europa, praticamente em toda cidade existe uma cervejaria, eles fazem cerveja de verdade e de uma qualidade incomparável com a cerveja feita de milho transgênico que nós tomamos aqui no Brasil. Só para termos uma ideia, a Irlanda produz algumas cervejas deliciosas, em especial a cremosa e escura Guinness. Em Bruxelas existe a famosa cerveja belga, fermentada com produtos naturais. Em Amsterdã existe a cerveja Heineken, muito conhecida por nós brasileiros, e em Munique existe a famosa Oktoberfest, a festa da cerveja, ocasião onde as pessoas visitam a cidade para beber a deliciosa cerveja alemã.

Bom, ultimamente a cerveja artesanal está se tornando mais popular no Brasil, e essa pode ser mais uma das lições para aprendermos com os Europeus.

E aí amigos, sabem de mais alguma lição que nós brasileiros podemos aprender com os europeus? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+