Curiosidades

Para que serve a creatina? Veja 4 motivos para quem treina tomá-la

0

Todos sabem que os exercícios físicos têm uma importância gigante para o corpo e o organismo em geral. Tanto é que a qualidade de vida de uma pessoa aumenta e melhora muito por conta dos ganhos através da academia e da prática de exercícios como a musculação. E há formas de melhorar ainda mais esses ganhos. Como? Através de suplementos como a creatina.

Sabendo que a prática saudável dos exercícios é uma necessidade constante para todas as pessoas, não é de se surpreender que muitas delas prometam que no começo do ano vão mudar de vida e começar a se exercitar mais. Por conta disso, várias dúvidas surgem com relação aos exercícios, à alimentação e até mesmo a respeito dos suplementos que podem ajudar.

Como dito, a creatina é um desses suplementos. De acordo com o Google, é um dos que as pessoas têm mais dúvidas, visto que a busca por seu nome foi a 48ª palavra mais buscada no Google no começo desse ano. E o país que mais o pesquisou foi o Brasil, seguido de Chile, Paraguai, Polônia e México. Então, nada melhor do que responder algumas dúvidas.

O que é a creatina?

Atacarejos saudável

Começando pela dúvida mais óbvia que é o que realmente é esse suplemento. A creatina é um aminoácido que está presente naturalmente na carne vermelha, no frango, nos peixes, em ovos, furtos do mar, no leite e em seus derivados. O corpo humano também a produz e ela é armazenada, em sua maioria, nos músculos. No organismo humano, ela é usada para a produção de ATP, que é a fonte de energia das células para exercícios predominantemente anaeróbicos, como por exemplo, musculação, saltos e corridas curtas.

Por que tomá-la?

Express remoções

Sabendo o que é a creatina, as pessoas também ficam com dúvidas se elas precisam tomá-la, ou então qual é a real necessidade de ingeri-la. Mostramos aqui alguns motivos para quem treina tomar a creatina.

1 – Aumenta força muscular

Um dos motivos é por conta de esse aminoácido estar relacionado com a produção da molécula ATP, que é usada pelas células musculares como um combustível durante as atividades físicas. E quando a pessoa consome a creatina, ela aumenta o nível de fosfocreatina nos músculos. De acordo com pesquisas, isso favorece no aumento da força na hora da musculação.

Contudo, um ponto importante é que antes de começar a tomar esse suplemento a pessoa deve se consultar com um nutricionista para saber se realmente precisa dele e qual seria a dose ideal para ela.

2 – Favorece o ganho de músculos

Por ajudar a aumentar a força, a pessoa que faz musculação consegue levantar mais peso nos exercícios. Com isso, se ela tiver um treino bem planejado, consequentemente, o crescimento muscular virá.

Além disso, a creatina é armazenada nos músculos da mesma forma que a água. Por isso que usar esse suplemento também fará com que aconteça um aumento do volume muscular.

3 – Diminui a fadiga

Isso acontece por conta do aumento do nível de fosfocreatina nos músculos. O que também ajuda no desempenho dos exercícios. De forma simples, tomando a creatina, a pessoa terá um aporte bom de ATP, por isso não vai faltar combustível para que os músculos trabalhem. Além disso, irá demorar mais tempo para o cansaço chegar, o que dá à pessoa a possibilidade de treinar com uma intensidade maior.

Entretanto, é preciso saber que o cansaço durante a atividade física depende de vários fatores, como por exemplo, o nível do condicionamento da pessoa, a carga e intensidade dos exercícios, o tempo de descanso entre os dias de treino, a qualidade do sono e a alimentação. Isso mostra que somente tomar creatina não adiantará se todo o resto estiver desregulado.

4 – Pode ajudar na queima de gordura corporal

Mesmo que não existam estudos comprovando a relação direta entre a creatina e a queima de gordura corporal, por conta do suplemento aumentar a força e inibir a fadiga, a pessoa acaba ficando mais tolerante ao esforço e por conta disso consegue fazer exercícios com intensidade alta. Eles, por sua vez, agem na queima de gordura durante e depois do treino. Mas claro que para diminuir a gordura corporal o essencial é uma boa alimentação.

Quando tomar a creatina?

ABC mais

Segundo os estudos, a hora que se toma a creatina não interfere nos resultados que ela irá gerar. Então, a pessoa não precisa se preocupar em tomá-la minutos antes do treino ou então logo depois de terminá-lo. Isso acontece porque os efeitos causados pela creatina não são imediatos, mas sim vistos por conta do aumento dela no organismo. E esse aumento só acontece quando ela é consumida regularmente.

Mesmo que não tenha hora certa, o que geralmente é recomendado é que o suplemento seja tomado junto com uma refeição para que sua absorção e aproveitamento sejam melhorados.

Fonte: UOL

Imagens: Atacarejo saudável, Express remoções, ABC mais

Jeremy Renner, ator que se acidentou na neve após Ano Novo, já interpretou Dahmer nos cinemas

Artigo anterior

Familiares de brasileira morta na Irlanda pedem vaquinha para trazer o corpo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido