Fatos Nerd

7 maiores controversas e polêmicas do cinema em 2017

0

Mais do que qualquer outra época em sua história, Hollywood vive hoje sob o olhar atento de seus espectadores. Qualquer vacilo e as pessoas correm para protestar na internet. Em vários casos as revoltas são justificáveis, já em outros é apenas uma mera agitação de pessoas que possuem opiniões contrárias. De qualquer forma, o cinema hoje está envolvido diretamente com polêmicas mais do que nunca.

O ano de 2017 está com os dias contatos e seus lançamentos cinematográficos não saíram da mira das controvérsias. Dentro ou fora da cultura pop, o ano teve diversos filmes que deram o que falar. Sendo assim, reunimos aqui alguns dos mais comentados na rede para lembrarmos os casos mais polêmicos no mundo do cinema.

1 – O momento homoafetivo de Lefou (A Bela e a Fera)

A cena em questão acontece quando Gaston (Luke Evans) e seu amigo LeFou (Josh Gad) estão em uma celebração. Todos no ambiente cantam e dança e em certo momento, Lefou dança com outro homem. A cena gerou confusão de todos os lados. A comunidade LGBTQ achou um absurdo a Disney ter escondido por tanto tempo a sexualidade do companheiro de Gaston. Ainda afirmaram que o estúdio apenas colocou a cena para se aproveitar de um momento oportuno depois de certa pressão da imprensa. De outro lado teve as famílias mais tradicionais que acharam a dança um desrespeito com as crianças que veriam o filme.

2 – Substituição de etnia (Ghost in the Shell)

O filme é apenas um dos exemplos da polêmica prática de whitewashing. Basicamente consiste em padronizar as etnias para se encaixar em Hollywood. Ou seja, em um longa onde deveria haver um personagem asiático, por exemplo, a produção coloca um (a) ator (a) branco (a). Nessa área, o ano de 2017 foi marcado pela adaptação live action americana de Ghost in the Shell. No lugar de uma protagonista japonesa, o estúdio colocou Scarlett Johansson, uma atriz que se adequada aos padrões da indústria.

3 – Primeira super-heroína gay de Hollywood

https://youtu.be/jg0FoW7pq1k

O caso aconteceu em Power Rangers. No filme, Trini (Becky G.) não específica seu gosto por homens. Porém, quando todos os Rangers estão reunidos em volta de uma fogueira, ela deixa a entender que prefere mulheres. Bastou apenas isso para a polêmica surgir. Na época do lançamento, a internet foi transformada em um campo de guerra. Algumas pessoas atacaram a decisão de colocar a personagem gay enquanto outras defendiam a ousadia do estúdio.

4 – Olaf’s Frozen Adenture (Viva: A Vida é uma Festa)

https://youtu.be/gphqb1drRyk

Olaf’s Frozen Adenture é um curta de Frozen exibido nos cinemas antes de Viva: A Vida é uma Festa. Até aqui tudo bem, o problema está é em sua duração. Nos Estados Unidos, o público teve que esperar meia hora de propagandas e mais 21 minutos de curto para finalmente poder assistir ao filme. Toda a internet americana reclamou da situação, não que o curto fosse ruim, mas sua duração é extensa para ser transmitido nos cinemas. O caso pegou tão mal que a Disney retirou o curta antes do filme.

5 – Rastreador de vagina (Kingsman: O Círculo Dourado)

https://youtu.be/_7qsCMD2sLk

Eggsy (Taron Egerton) precisa continuar suas investigações sobre o Círculo Dourado. Para isso, ele também precisa implantar um rastreador na vagina de de Clara von Gluckberg (Poppy Delevingne). O próprio Eggsy é quem coloca o dispositivo no órgão da mulher, em uma cena close-up realizada por meio de computação gráfica. A controvérsia é sobre consentimento. Clara concordo em fazer sexo com ele, mas não sabia sobre o dispositivo que foi implantado. Várias pessoas acusara o diretor do filme, Matthew Vaughn, de perpetuar a cultura do estupro.

6 – Bigode de Superman (Liga da Justiça)

Sem dúvidas, o motivo para os maiores memes no meio nerd esse ano. Liga da Justiça teve algumas refilmagens que não estavam no calendário. Por isso, Henry Cavill já estava envolvido em outro projeto. Na época, o ator havia deixado o bigode crescer porque estava filmando Missão Impossível 6. Acontece que a Paramount não deixou Cavill retirar o bigode e ele foi apagado digitalmente na pós-produção. O resultado ficou pavoroso e é motivo de piada até hoje.

7 – Star Wars: Os Últimos Jedi

https://youtu.be/4tquiJupPEU

Rey (Daisy Ridley) estaria relacionada de alguma forma a Luke Skywalker (Mark Hamill)? Ou estaria ligada a linhagem Kenobi? Quem é Snoke? De onde vem? O que ele come? Como ele dorme? Leia Organa (Carrie Fisher) usando a Força? O que é a Força mesmo? Os Últimos Jedi se envolveu em polêmica basicamente porque não seguiu a linha de teorias de vários fãs. Rian Johnson resolveu inovar a saga, ele decidiu que era a hora certa de arrumar o caminho para a nova geração de fãs e personagens. Por mais que sua decisão tenha sido certa, ele causou a maior controvérsia de fim de ano. Pessoas detestaram o filme porque não tinha nada de Star Wars nele. A representação de Luke para alguns foi absurda, onde já viu retratá-lo como humano? #NotMyLuke.

Lembra de alguma outra situação nos filmes de 2017 que causou polêmica? Então não deixe de comentar com a gente!

7 superpoderes que todo mundo pode desenvolver mas quase ninguém sabe

Artigo anterior

8 previsões para os filmes de 2017 que estavam completamente erradas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido