Curiosidades

7 maneiras surpreendentes que o mundo moderno está nos deixando doentes

0

Algumas coisas tem se tornado mais intensas com o passar dos anos. Passamos a ficar mais preocupados com o trabalho, a estudar mais para podermos nos especificar em uma área e ficarmos a maior parte de nossas vidas em busca de dinheiro. Ainda que isso tudo pareça o sonho de muitos, significa uma grande peso em nossos corpos e mentes. A sobrecarga de atividades tem feito com que, inconscientemente, a maior parte da sociedade se encontre doente ou com sérios problemas pessoais.

Nós somos seres sociáveis e, portanto, precisamos de interações humanas mais desenvolvidas. Não ter relações saudáveis faz com que fiquemos doentes e isso se mostra bem evidente em nossos corpos. Para se ter uma ideia, os transtornos mentais afetam cerca de 700 milhões de pessoas. Esse número alarmante nos mostra o quão prejudicial o homem pode ser para ele mesmo. Por isso, é sempre bom relembrar esses pontos e mostrar como é importante se manter bem e procurar ajuda quando isso for necessário. Esses são alguns pontos da modernidade que tem deixado os seres humanos cada vez mais doentes.

1 – Sentimento de culpa

O autojulgamento é algo que tem se tornado cada vez mais comum. Acabamos sendo mais exigentes com nós mesmos do que qualquer outra pessoa poderia ser, e isso nos danifica. Procurar sempre melhorar é bom, mas é preciso saber moderar. A sociedade tem exigido pessoas “perfeitas” e passamos a acreditar que esse seja o objetivo final. Mas, apesar disso, a perfeição não é uma meta alcançável, em qualquer que seja o sentido.

Esse tipo de julgamento próprio pode causar danos até mesmo em seu sistema imunológico, fazendo com que a imunoglobulina se apresente em menor quantidade naqueles que se julgam muito ao fazerem atividades que deveriam ser prazerosas.

2 – Excesso de açúcar

É certo que a glicose presente no açúcar é um ponto essencial na alimentação do corpo humano. Porém, tudo em excesso pode ser prejudicial. O açúcar tem sido encontrado em excesso em grande parte dos produtos que consumimos diariamente e isso é danoso. Uma pesquisa mostrou que um americano consome em média 27,5 colheres de chá de açúcar diariamente. Desde 1970, devido a preocupação com a gordura, os alimentos tem recebido mais açúcar no lugar da gordura.

Isso pode fazer com que você desenvolva colesterol alto, diabetes, obesidade, envelhecimento acelerado da pele, demência, danos cerebrais, metabolismo fraco e danos no fígado.

3 – Insônia

Você provavelmente já teve insônia em algum momento, ou costuma apresentar esses sintomas constantemente. Caso você não saiba, isso é causado principalmente pelo ritmo acelerado dos dia-a-dia de uma pessoa da cidade. Essas questões, por mais que não pareçam ser prejudiciais a longo prazo, podem até mesmo encurtar a sua vida.

Pessoas com insônia crônica, que dormem menos de 6 horas por noite, tendem a ter uma morte precoce. Um estudo mostrou que 51,1% dos homens com insônia tendem a morrer dentro de 14 anos. Enquanto aqueles que se enquadram no esperado apresentam apenas 9,1% desse número.

4 – Medicamentos

Os remédios, por mais que ajudem a melhorar algo em específico, acabam sendo prejudiciais em outros pontos. Dentre eles estão os antibióticos, medicamentos importantes para o século 20. Apesar de sua relevância para o desenvolvimento da medicina, eles podem causar efeitos colaterais graves.

Nosso corpo é composto por diversas bactérias e grande parte delas são importantes para a nossa sobrevivência. O problema é que os antibióticos tem matado também essas boas bactérias e feito com que o nosso corpo fique mais fraco. Eles podem gerar também efeitos como diarreias e outros problemas no estômago.

5 – Dependência

Por mais que sejam as mais retratadas, as substâncias químicas não são as únicas a causar dependência em seus usuários. Estamos constantemente entrando em um estado inerte causado pelos dispositivos tecnológicos e os riscos disso são enormes.

Ela é capaz de causar de gerar síndromes em seus usuários frequentes e isso chega a atingir 10% dos brasileiros. Elas ficam completamente dependentes da internet e das suas redes sociais ao ponto de conseguirem até mesmo uma área específica para eles no Hospital das Clínicas de São Paulo.

6 – Depressão

A depressão também é um grande fruto da tecnologia e seu número é extremamente alarmante. Atingindo cerca de 322 milhões de pessoas em todo o mundo. Apenas no brasil, esse número é de 11,5 milhões de pessoas, cerca de 5,8% da população total do país.

A frustração faz com que muitos entrem em estados depressivos complicados. O fato dessa questão ainda ser tratada como tabu ou simples “drama” faz com que muitos não recebam o tratamento adequado.

7 – Poluição sonora

Principalmente nas grandes cidades, você está constantemente em contato com barulhos estrondosos e incômodos. Praticamente tudo emite algum som e, em excesso, isso pode ser realmente incômodo. Indo desde um simples teclar no computador até buzinas no trânsito. Acontece que isso também apresenta um grande risco para as pessoas que vivem nesse meio. Os casos mais graves desse problema podem até mesmo causar problemas de audição e inclusive a sua perda total.

Além disso, os ruídos que acabamos entrando em contato diariamente são capazes de causar um alto nível de hormônios do estresse, pressão alta, insônia, problemas respiratórios, cardiovasculares, aumento da frequência cardíaca e alterações cerebrais.

Como você pode ver, mesmo as coisas mais simples tem sido capazes de nos prejudicar física e mentalmente. Elas nos afetam de formas que imaginamos, inicialmente, não terem nenhuma relação e, por isso, devem receber um maior cuidado. O que acharam disso? Sabiam que essas pequenas coisas podiam causar tantos problemas para você?

8 excelentes interpretações de atores considerados ruins pelo público

Artigo anterior

Esse homem passou um ano fazendo essa esfera de fósforos para colocar fogo

Próximo artigo