Entretenimento

7 motivos convincentes para você parar de beber água gelada agora mesmo

0

Moramos em um país tropical. Sol e calor é o que não falta no Brasil e onde há suor, há água gelada. Certo? Nada como se refrescar com uma água estupidamente congelante para nos refrescar. E mesmo assim, ainda temos o costume de acrescentar gelo. Mas tudo que é bom, uma hora ou outra, a ciência nos adverte que é preciso precaução.

Não é porque estamos falando de água que ela será saudável para o nosso organismo. A água gelada em excesso pode sim fazer mal. Entenda os motivos:

1 – Prejudica a digestão

A água gelada dificulta o processo de digestão da comida a medida que ela comprime os nosso vasos sanguíneos.

Isso faz com que nossa digestão fique mais lenta do que o normal.

2 – Rouba os nutrientes

Quando ingerimos água em uma temperatura muito baixa, o nosso corpo também diminui a sua própria temperatura, tendo por base que a temperatura corporal média do ser humano é de 37° C.

O corpo recebe a mensagem de que precisa regular novamente a temperatura, isso faz com que ele trabalhe mais, o que prejudica a digestão como já foi dito, e consequentemente, impede que ele consiga absorver os nutrientes de maneira apropriada.

3 – Prejudica a garganta

A nossa garganta depende e precisa da mucosa respiratória. Ela é uma camada protetiva do nosso sistema.

Como a água gelada é capaz de congestionar essa mucosa, a nossa garganta fica exposta e assim vulnerável a infecções e inflamações.

A sabedoria popular, incluindo seus pais e avós estavam certos, a água gelada pode favorecer uma gripe.

4 – Pode causar arritmia

Arritmia diz respeito à frequência cardíaca irregular. Sempre que o coração bate muito rápido ou muito lento, fora do ritmo ‘natural’, diz-se que o indivíduo sofre de arritmia.

Acontece que beber água gelada diminui a frequência cardíaca, fazendo com que ele bata mais devagar do que o normal. O que pode ser um risco, dependendo do problema cardíaco de cada um.

5 – Dificulta o emagrecimento

A água em temperatura muito fria solidifica a gordura presente nos alimentos, isso faz com que o organismo não consiga digerir apropriadamente aquelas gordurinhas indesejadas do nosso corpo.

O que pode favorecer a dificuldade do emagrecimento, e consequentemente ter o efeito reverso, da engorda.

6 – Perda de fluídos corporais

Como o corpo precisa trabalhar muito mais para regular a temperatura corporal, isso faz com que ele trabalhe além do necessário e para isso, ele precisa consumir mais água.

7 – A água natural é mais saudável

Ela é capaz de melhorar o movimento do nosso intestino, uma vez que nosso corpo consegue decompor os alimentos de maneira mais eficiente.

Além disso, ela é capaz de estimular as enzimas digestivas, o que por sua vez, melhora a nossa digestão.

Outra razão convincente é que a água em temperatura ambiente hidrata os nosso tecidos, purifica o nosso sangue e produz uma desintoxicação natural do corpo.

E você? Ficou convencido? Parece difícil eliminar completamente a água gelada de nossas vidas, mas quando se trata da saúde, devemos sempre fazer um esforço.

Não esqueça de deixar o seu comentário e aproveite para compartilhar a matéria com seus amigos.

Você sabia que pode ser viciado em açúcar sem saber disso? Veja como descobrir

Matéria anterior

Site pornô pode produzir uma nova temporada de Sense8

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.