7 origens irônicas para símbolos populares em todo o mundo

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      17/05/18 às 17h05

Para todo lugar que vamos acabamos dando de cara com um símbolo diferente. Já percebeu? Basta reparar um pouquinho enquanto caminha pelas ruas de sua cidade. São letreiros, outdoors, placas e até as camisetas alheias... É possível encontrar essas representações por todos os lados. E por que isso acontece? Muito simples... Porque eles funcionam! Conseguem transmitir uma mensagem sem que palavras precisem ser ditas.

Eles tem o incrível poder de transcenderem culturas, línguas e geografia. Se você mostrar um coração para alguém dos Estados Unidos, por exemplo, mesmo que um não compreenda a língua do outro é provável que isso não atrapalhe a compreensão da simbologia ali presente. No entanto, alguns desses símbolos acabaram sendo distorcidos ao longo da história, representando coisas hoje, que nada tem a ver com o que representaram no passado, sendo que em determinados casos, chega a ser contraditório.

Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 origens irônicas para símbolos populares em todo mundo. Confere aí!

1 - O coração

O coração é um símbolo que vem sendo utilizado há muito tempo como uma forma de dar vida ao amor e outros bons sentimentos. Mas é óbvio que ele não se parece em nada com o órgão que pulsa dentro de nós. Isso nos leva a pensar sobre as reais origens desse símbolo. A explicação mais provável vem da Roma Antiga e de seus métodos surreais para evitar uma gravidez indesejada.

Acredita-se que eles utilizavam uma erva chamada silphium, que misturada a outros componentes poderia evitar gravidez. Então as mulheres ficavam despreocupadas para a prática de sexo casual. As ervas possuíam o formato de coração, que acabou sendo adotado mais tarde até mesmo na moeda romana. Dessa forma, o que antes era utilizado para simbolizar o sexo, agora é utilizado como símbolo do singelo amor.

2 - Cruz invertida

À medida que o tempo passou, bandas de death metal, filmes de terror e a cultura gótica em geral, adotaram a cruz invertida como um símbolo para representar a escuridão e o mal. Embora seja utilizada como o símbolo do anticristo, sua verdadeira história não é tão obscura assim.

De acordo com o que conta o cristianismo, ao ser crucificado, São Pedro pediu que sua cruz fosse invertida. Teria sido em sinal de humildade e arrependimento, pois não se achava digno de ser crucificado na mesma posição que Jesus. Sendo assim, muitos  grupos religiosos encaram o símbolo como algo sagrado. O próprio Papa tem uma grande cruz invertida em seu trono.

3 - Pé de coelho

Engraçado como um pé decepado de uma criatura tão fofa, pode ser símbolo de sorte, não acha? Pois bem, há séculos atrás, o membro era usado como parte de rituais de magia negra. Segundo o que conta a lenda, bruxas tomavam a forma de um coelho para trabalharem de forma sutil e sem chamar muita atenção. Então, se você conseguisse um pé do animal enquanto ele fosse uma bruxa transfigurada, você obteria todo seu poder sombrio. Com o passar do tempo, o lado da magia negra acabou desaparecendo e foi substituída para dar sorte ao portador.

4 - Peixe de Jesus Cristo

Desde muito cedo, as religiões cristãs utilizam a imagem deste peixe como um símbolo sagrado. Ele faria referência aos peixes que podem ser encontrados nos escritos bíblicos. Também chamado de "Ichthys", vem de uma expressão que significa "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador".

Até aí tudo bem. A questão é que existe uma outra origem para o tal símbolo que é muito menos religiosa e muito mais estranha. Ele poderia representar uma vagina e, especificamente, a vagina de uma deusa pagã. No mundo antigo, ela era adorada a partir da imagem de seus genitais, que eram enxergados como símbolo de fertilidade. No entanto, após o cristianismo atingir o Império Romano, o símbolo teria sido adotado e se tornado popular entre a fé cristã.

5 - O visual dos skinheads

Cabeças raspadas, botas militares e tatuagens que rementem ao nazismo. Este é o tradicional visual adotado pelas pessoas que se declaram skinheads. Durante muito tempo, eles vem tornando o mundo um lugar pior para as pessoas que possuem uma cor diferente das suas, pregando a segregação racial e violência.

No entanto, o mais surpreendente disso tudo, é que o movimento nasceu como uma contracultura no final da década de 60, na Inglaterra. Foram inicialmente influenciados pelo reggae e todas as formas da música negra... Nada tinha a ver com o racismo. Infelizmente, com o passar do tempo, o movimento tomou rumos obscuros e inverteu completamente seus conceitos, se deixando influenciar pela ideologia nazista.

6 - Suástica

Não há símbolo tão detestado pelo mundo quanto este. O partido nazista assegurou que sua marca fosse desprezada por todos pelo resto da vida. No entanto, o mais estranho da história do símbolo é que um dia ele já chegou a representar boas coisas. Quando Heinrich Schliemann, um arqueólogo alemão, descobriu a antiga cidade de Tróia em 1871, também acabou descobrindo o símbolo, que era encontrado em diversos artefatos da cidade e parecia ser sinal de boa sorte.

A  descoberta o transformou em uma espécie de celebridade, no entanto, mais tarde o símbolo acabou sendo adotado pelo partido nazista. Alegavam que ele representava as origens de sua "raça soberana". No fim das contas, algo que pode ter tido significado de boas energias por milênios, acabou sendo usado para justificar a maior matança da história.

7 - Hang Loose

Normalmente utilizado como símbolo de paz e descontração, também já foi algo mais característico de surfistas. No entanto, segundo os havaianos, que são aqueles que deram origem ao símbolo, sua origem é bem menos agradável do que imaginamos. Surgiu como uma forma de zoar um homem no início do século 20, que havia acabado de sofrer um terrível acidente industrial. Ele trabalhava em um moinho e acabou tendo os três dedos do meio decepados... Daí é que veio o sinal.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+