• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 plantas que poderiam facilmente estar em um filme de terror

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      02/05/19 às 17h51

As plantas são a espinha dorsal de toda a vida na Terra, sendo essencial para o bem-estar do ser humano. Elas fornecem alimentos para quase todos os organismos terrestres, mantêm a atmosfera, produzem oxigênio e absorvem dióxido de carbono durante a fotossíntese. Por meio dos seus processos respiratórios, por exemplo, as plantas movem enormes quantidades de água do solo para a atmosfera. Além disso, criam habitats para muitos organismos. Para se ter uma ideia: a árvore, por si só, pode fornecer alimento e abrigo para muitas espécies de insetos, vermes, pequenos mamíferos, aves e répteis. Está mais do que comprovado que, sem elas, a vida na Terra seria completamente inviável. No entanto, as plantas também possuem um lado sombrio. Esqueça os assassinos em série e os monstros que não ficarão bem mortos: os organismos vegetais podem ser muito mais assustadores do que imaginamos. Conheça 7 plantas que poderiam facilmente estar em um filme de terror.

E sabe o pior de tudo? Elas crescem em nossos quintais e nos bosques atrás de nossas casas. A próxima vez que algum estúdio quiser fazer um filme de terror, deveria levá-las em consideração. Até porque algumas são praticamente sanguinárias.

1- Kudzu

Originalmente plantadas na região sul dos Estados Unidos como forma de combater a erosão do solo, as Kudzus criaram raízes e recusaram-se a desocupar. Elas se espalham de duas maneiras: a partir de vagens de sementes e por clonagem vegetativa. À medida que cresce, praticamente, sufoca qualquer coisa em seu caminho: outras plantas, edifícios, animais e... você. Foi assim que ganhou o apelido de "a videira que engoliu o sul".

2- Aspergillus fumigatus

Aspergillus fumigatus pode te mantar sem sequer tocar em você. Ele apenas envia seus filhos para fazer o trabalho sujo. Sendo um fungo, o Aspergillus fumigatus é mais comumente encontrado em folhas mortas e na vegetação em decomposição. Quando perturbado, libera esporos no ar a ponto de gerar complicações de saúde caso seja inalado.

No entanto, se os esporos atingirem os pulmões, podem causar sérios problemas como queda de pressão arterial e a morte. Ainda mais se as vítimas possuem sistema imunológico comprometido (como pacientes com AIDS). Essa é uma das plantas que poderiam facilmente estar em um filme de terror.

3- Wolfsbane

Não é preciso muito para ser envenenado por esta planta. Apanhar suas folhas sem usar luvas é o suficiente para permitir que o veneno entre no corpo de uma pessoa. De fato, em 2014, um jardineiro britânico de 33 anos morreu depois de manuseá-la. Os médicos não conseguiram tratá-lo a tempo, pois achavam que ele tinha ebola quando chegou ao hospital.

Isso mesmo, os sintomas do envenenamento por wolfsbane são assustadoramente semelhantes. Eles aparecem em menos de uma hora e incluem náuseas, vômitos, sensação de queimação em várias partes do corpo e tontura.

4- Manchineel

Manchineel foi apelidada de árvore mais letal do mundo e por motivos justificáveis. Não apenas todas as partes da árvore contêm toxinas, mas alguns desses venenos ainda nem sequer foram identificados. A ingestão da fruta, chamada de "pequena maçã da morte", pode levar à superinfecção bacteriana e ao sangramento intestinal, que podem ser fatais se não forem tratados. Essa é definitivamente uma das plantas que poderiam facilmente estar em um filme de terror.

5- Cerbera odollam

De todas as plantas nesta lista, a cerbera odollam - ou "árvore suicida" - é a única conhecida por ter sido usada para assassinato. Provavelmente é porque o veneno funciona extremamente bem. O núcleo da árvore (a parte venenosa) contém cerberina, que bloqueia os canais de cálcio no coração, causando batimentos cardíacos irregulares. É por isso que foi a arma escolhida para mais de 500 homicídios entre 1989 e 1999, na Índia.

6- Snakeroot

A snakeroot branca nos ataca da maneira mais desonesta possível: através de nossas vacas. Embora seja venenosa para ovelhas, cabras e cavalos, as vacas não têm dificuldade em consumir esta erva norte americana. Dessa maneira, não preciso dizer que ela contamina o leite do animal, certo? Consumi-lo provoca intoxicação por tremetol, ou doença do leite, como é comumente conhecida. Os sintomas do tremetol incluem dores vagas, desconforto abdominal e vômitos. Em alguns casos, pode levar ao coma.

7- Algas verde-azuladas

Acredita-se que elas tenham causado o "grande evento de oxigenação", há mais de 2 bilhões de anos, que introduziu oxigênio em nossa atmosfera e tornou-a respirável. Mas, desde então, elas têm feito o seu melhor para limpar a Terra de nós, causando proliferações prejudiciais de algas.

O fenômeno ocorre quando o número de algas em um determinado local aumenta de maneira considerável. É frequentemente perceptível pela mudança na coloração da água, acompanhada pelo aumento da toxicidade. Isso, consequentemente, desemboca em gigantescos desastres oceânicos. Estas algas também são conhecidas por causar danos ao nosso fígado. Esta é um das plantas que poderiam facilmente estar em um filme de terror. Já até imagino o roteiro.

É incrível saber que seres, tão especiais e importantes para a vida na Terra, podem ser um tanto quanto mortais. Já conhecia alguma espécie listada aqui? Não deixe de fazer o seu comentário, pois queremos saber a sua opinião. Estamos combinados?

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+