• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Bonitas e bizarras: 8 das plantas mais estranhas do mundo

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      08/10/14 às 22h46

Então você acha que todas as plantas são simples e decorativas como as do jardim de sua avó? Pois fique sabendo que essa é uma forma muito limitada de pensar sobre as espécies que compõem a flora mundo a fora. (Clique para conhecer também 5 plantas brasileiras extremamente tóxicas).

Para acabar com esse preconceito bobo e te mostrar que as plantas também podem ser sinistras, preparamos a lista abaixo. Veja, como muitas delas até parecem mutantes:

1. A mais resistente

1

Apesar de não ser tão bonita, essa planta tem suas qualidades. Chamada de Welwitschia mirabilis ela é a mais resistente do mundo e pode viver entre de 400 a 1,5 mil anos, mesmo enfrentando até 5 anos sem chuva! Ela, que é encontrada com mais frequência na Namíbia, ao invés de ganhar altura, deixa - estrategicamente - seu caule engrossar.

2. Vênus carnívora

2

Apesar de seu nome científico ser Dionaea muscípula, essa planta é mais conhecida como a "Vênus carnívora". Ela se alimenta de pequenos insetos e sua armadilha é bastante veloz, fechando em menos de um segundo!

3. A flor mais larga

3

Esse título pertence à Rafflesia arnoldii, que além de rara é muito tóxica. Ela chegar a 1 metro de diâmetro e pesar de 6 a 11 Kg. Mas, nem tudo sobre ela é positivo: dizem que seu cheiro é super desagradável, bem semelhante ao de carne podre. Ela também é chamada de "planta cadáver" na Indonésia, seu país de origem.

4. A planta da vergonha

4

A mimosa pudica , ou simplesmente dormideira, é conhecida também como a "planta da vergonha". Isso tudo porque ela parece tímida, especialmente quando suas folhas são tocadas: elas se dobram para dentro, e voltam a abrir-se alguns minutos depois. A espécie é nativa das Américas do Sul e Central.

5. A planta da ressurreição

5

Elaginella lepidophylla. Essa é uma das plantas mais fantásticas do mundo e pode ser encontrada no deserto da Chihuahua. Essa espécie pode ficar centenas de anos esperando por chuva e assim que é exposta à umidade, ela "renasce" e se desenrola.

6. A maior planta carnívora

6

Embora não seja tão famosa quanto a Vênus carnívora, essa é a maior planta carnívora do mundo. Mas, apesar do tamanho, ela não representa ameaça para os seres humanos. Chamada de Nephentes rajah, essa planta pode ter até meio metro de altura. Elas são típicas da ilha de Bornéu, na Ásia, e adoram demorar moscas.

7. A maior árvore

7

As sequoia-gigantes são as maiores árvore do planeta. Uma exemplar muito famosa dessa espécie é a General Sherman, da Califórnia, que está no Guinness Book como a de maior volume. A árvore tem, em média, 2.100 anos, 82,6 metros de altura, 1.814 toneladas e 25,9 metros de diâmetro.

8. A árvore do sangue-de-dragão

8

Dragon's Blood Tree (Árvore de Sangue de Dragão) ou, simplesmente, "dragoeiro". Essa árvore nasce da cor da sua seiva, mas depois que é oxidada pela exposição ao ar, forma uma substância de cor avermelhada, comercializada na Europa com o nome de sangue-de-dragão!

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+